Tipos de liderança: conheça 4 estilos diferentes e veja qual é o seu

tipos de lideranca

Desconstruir a postura de chefe e formar um líder pode ser uma tarefa cansativa, dada as circunstâncias externas que constantemente alimentam a necessidade da presença de uma chefia. No entanto, os tipos de liderança podem trazer resultados mais positivos.

A diversificação nos tipos de liderança abrangem as mais variadas características de quem está à frente de um time. Antes de tudo, ter a consciência da posição e da importância de um bom exemplo é essencial para trazer melhores consequências.

Os tipos de liderança significam os estilos em que um líder pode se basear para influenciar pessoas e conseguir gerir positivamente os recursos que são disponibilizados nessa posição.

O líder precisa estar consciente para que obtenha crescimento no objetivo em comum.

Diferença de liderança e chefia

tipos-de-lideranca-2

O líder e o chefe podem ocupar a mesma posição no setor hierárquico, mas o que diferencia esses dois perfis são as atitudes frente às estratégias e a maneira de lidar com o grupo no qual trabalha em conjunto.

Características de um líder

O líder é alguém que sabe que está à frente de um grupo, mas que necessita dos esforços da equipe e do próprio esforço para que as metas sejam alcançadas.

Dessa forma, o líder se porta tal e qual um membro do time, não medindo esforços para organizar e se relacionar com a equipe.

Além desse posicionamento, o líder traz características marcantes que o fazem uma pessoa e um profissional diferenciado. Capaz de agregar valores e atitudes positivas em qualquer ação em que esteja envolvido.

  • Valoriza e incentiva o trabalho em equipe;
  • Está sempre em busca de conhecimento;
  • Tem empatia e visão;
  • É confiante e tem iniciativa;
  • Reconhece as suas falhas;
  • Não sobrecarrega o time, mas distribui as atividades;
  • Tem boa comunicação e alto poder de persuasão.

Características de um chefe

O chefe é o tipo de pessoa que detém todo o poder e não está disposto a ouvir opiniões. Ou seja, alguém que limita o crescimento à demandas próprias.

Por esse mesmo motivo, tende a não se desenvolver bem no ambiente dos projetos e de relacionamentos.

Além da atitude de sempre delegar funções para sobrecarregar, enxerga a equipe apenas como funcionários e não como integrantes de um time.

  • Não reconhece falhas;
  • Está sempre procurando culpados, ao invés de uma solução;
  • Não tem boa comunicação e dificilmente consegue persuadir a equipe;
  • Não estimula, mas amedronta;
  • É autoritário;
  • Não pensa no bem estar coletivo.

O que são os estilos de liderança?

tipos-de-lideranca-3

Os principais modelos de liderança estão direcionadas para fazer com que o líder encontre o melhor modelo que, não apenas se aplique a sua personalidade, mas também converse de forma clara com a sua equipe.

Cada estilo de liderança influencia de forma diferente nas estratégias. Por isso, é preciso saber exatamente qual é a melhor dentro da realidade em que se está inserido. Alguns tipos de líderes também podem adotar mais de um modelo de liderança, a depender da situação.

Liderança situacional

O líder situacional é um verdadeiro camaleão. O foco desse tipo de liderança é nas situações e se adapta a depender das demandas que são colocadas. Ou seja, de acordo com o desempenho e maturidade dos profissionais envolvidos, bem como, da atividade a ser desempenhada.

Liderança autocrática

O líder autocrático é alguém que pode se assimilar ao chefe. As suas decisões são centralizadas em questões próprias e delega ordens sem permitir espaço para sugestões ou questionamentos.

Liderança liberal

O líder liberal trabalha mais para dar liberdade às pessoas que compõem o time. Isto é, dá maior visibilidade ao liderado do que o próprio líder.

Esse tipo de liderança pode ser perigosa para ambas as partes, a falta de supervisão com o passar do tempo pode trazer baixa produtividade.

Liderança democrática

O líder democrático, como o próprio nome sugere, é alguém que faz questão que o trabalho seja decidido e construído em conjunto.

Neste tipo de liderança a equipe participa ativamente, mas sempre é estimulada pelo líder. Isso faz com que o senso de pertencimento seja aguçado e aumenta a produtividade.

Liderança coaching

O líder coaching trabalha para encontrar as habilidades e desenvolver resultados através da capacidade de cada membro do grupo. Essa modalidade de liderança pode desenvolver melhor a cooperatividade e trazer bom desempenho para a equipe.

Muitas pessoas se questionam em como se tornar um líder, mas a verdade é que para ser um líder é preciso ter pessoas que acreditem no propósito e na capacidade de liderança.

Por isso, o ideal antes de pensar em se tornar líder, é conhecer os tipos de liderança e estimular uma boa comunicação com a potencial equipe. Uma oratória persuasiva e o senso de pertencimento são essenciais para trazer ótimos resultados. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos