Home Blog Token de banco: saiba como funciona

Token de banco: saiba como funciona

token de banco

O aumento da tecnologia para utilizar serviços bancários também trouxe algumas demandas de segurança para o utilizador. O token de banco, por exemplo, é uma forma de operar atividades com mais garantia.

O token de banco proporciona ao cliente do banco ou instituição financeira, mais conforto e seguridade ao acessar a conta bancária. Essa chave eletrônica é disponibilizada nos formatos físico e digital.

Usar o token de banco é uma atividade simples que pode ser realizada através do internet banking no smartphone ou em outros aparelhos independentes. Esse dispositivo de segurança é um grande aliado, principalmente nas transações no internet banking.

Token de segurança

One-time-password ou senha de uso único é a maneira que o token de segurança funciona. Nessa senha descartável, o código é gerado para autorizar apenas a transação ou acesso referente aquela solicitação.

Como funciona o token de banco

Existem duas possibilidades de utilização do token: físico ou digital. Ambas as modalidades oferecidas têm o objetivo de dificultar a ação de criminosos.

Token físico

O token físico é um pequeno dispositivo que ao ser pressionado por um curto período de tempo, gera uma senha de acesso de 6 dígitos.

Esse conjunto de números têm utilização como usuário e senha para o cliente ter acesso ao site ou aplicativo.

Token digital

O aplicativo token também gera uma senha que valida o acesso para o internet banking ou outras formas de entrada na conta do cliente da instituição financeira ou banco.

No token digital é exigida a confirmação de identidade através de duas possibilidades.

  • Código por mensagem de texto;
  • Imagem na tela.

Feita a confirmação de identidade, a utilização do serviço acontece da mesma forma, em ambas as alternativas de comprovação do usuário.

Como pedir token de banco

É importante sempre cuidar da segurança ao acessar contas bancárias e fazer transações pela internet. O token é uma das principais medidas para conseguir ter mais resguarda na utilização de serviços digitais.

Algumas instituições bancárias e financeiras já oferecem ao usuário a possibilidade de utilizar o token no acesso. Para pedir o token é preciso verificar se existe esse serviço e solicitar a central de atendimento ou o gerente para que haja essa aplicação.

Feito isso, basta baixar o app e seguir as instruções. Em caso do token digital, é preciso aguardar a chegada da ferramenta para realizar a ativação.

Como ativar o token de banco digital

Após baixar o app e seguir as instruções, a verificação para ativar o token pode ser solicitada através de sms ou terminal de autoatendimento.

Como ativar o token físico

Após receber o dispositivo físico do token, é preciso seguir alguns passos para realizar a ativação.

  1. Gerar o código de segurança no token físico;
  2. Inserir o nome de usuário e senha;
  3. Solicitar a ativação;
  4. Digitar o código disponível na parte traseira do token físico;
  5. Confirmar a ativação.

Depois de ativo, o token de segurança (digital ou físico) será solicitado em cada login na conta ou transações financeiras.  Em caso de perda do token ou do aparelho cadastrado, é necessário entrar em contato com a central de atendimento do banco ou instituição financeira

O token de banco é mais um revestimento de segurança para o usuário utilizar os serviços online sem expôr seus dados a nenhum risco de fraude. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e recebe ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *