6 dicas para fazer uma marca virar top of mind em seu mercado

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Todos os negócios, mesmo que involuntariamente, buscam tornar sua empresa um top of mind dentro do mercado competidor.

Isso é evidente, já que, ao ser um top of mind, as chances de aumentar a fatia de mercado (market share) no empreendedorismo só aumentam.

O que é top of mind?

O termo top of mind é muito utilizado na área de marketing e basicamente significa, na perspectiva de um negócio, ser popular na mente do consumidor.

Ou seja, ao se tornar top of mind, a empresa será a primeira coisa a vir à mente do consumidor quando ele for questionado sobre determinada categoria de produto ou serviços.

Por exemplo, quando falamos de hastes flexíveis, o primeiro nome que vem na cabeça do consumidor, sem dúvidas, é o da marca Cotonetes.

Ou seja, dentro desse mercado específico, a força da marca é tão grande que muitos até acham que o nome original do produto é cotonetes, e não haste flexível.

Em alguns mercados mais competitivos o mesmo efeito pode ocorrer, mas de uma forma um pouco diferente.

Ao falarmos de smartphones, é provável que, para grande parte dos consumidores, a marca da Apple seja a primeira a ser lembrada, ou seja, é a empresa com maior reconhecimento de mercado.

Contudo, para todas as formas, ser o top of mind na visão do consumidor é algo extremamente relevante para qualquer negócio, sendo um passo muito importante para que a empresa possua a maior fatia do seu mercado concorrente.

6 dicas para seu negócio ser top of mind no mercado

Portanto, uma vez entendido o conceito de top of mind e a sua importância, é necessário conhecer estratégias para que seu negócio seja amplamente reconhecido pelos consumidores e, consequentemente, ganhe cada vez mais força de mercado.

1. Tornar o negócio visível – TOP OF MIND

É muito importante que a marca de uma empresa seja extremamente visível para o consumidor, tanto em meios físicos como digitais.

Ou seja, o primeiro passo é buscar uma identidade visual cativante, que ao ser enxergada pelo consumidor, seja rapidamente assimilada ao seu negócio.

Isso é muito importante para a estratégia de brand awareness de um negócio, que nada mais é do que tornar a marca mais reconhecida entre os consumidores.

2. Conheça o seu público consumidor

Entender o público consumidor do seu mercado e os consumidores ideias do seu negócio é essencial por inúmeras razões.

  • Saber quais ações de marketing serão mais efetivas;
  • Entender as reais necessidades e problemas dos consumidores;
  • Desenvolver soluções (produtos ou serviços) que realmente contemplem as necessidades dos consumidores.

Se comunicar com o consumidor da melhor forma possível e entregar a solução apropriada são formas ideais de aumentar o reconhecimento e fatia de mercado do seu negócio.

3. Manter a consistência

Ao desenvolver a identidade visual do negócio e entender a melhor forma de chamar atenção do seu público, é extremamente necessário manter a consistência nas ações da empresa.

Empresas que não tem consistência em relação aos posts em redes sociais, aos e-mails enviados para a lista de contato e produtos ou serviços ofertados, dificilmente conquistam a confiança do consumidor.

Consistência, na perspectiva do consumidor, está totalmente atrelada a confiança em relação a empresa.

4. Criar um slogan

Pode parecer um clichê, mas criar um slogan e torná-lo fortemente reconhecido pelos consumidores é muito importante.

Isso pode ser explicado por diversos fatores diferentes:

  • O slogan pode ajudar a criar uma crença na mente do consumidor sobre sua empresa;
  • Slogans aumentam a popularidade do negócio entre os consumidores em geral;
  • O slogan pode mostrar os benefícios do seu negócio em relação aos concorrentes apenas com uma frase curta.

5. Tenha a confiança dos consumidores

Como dito acima, a consistência é muito importante porque ajuda a conquistar a confiança dos consumidores.

Entretanto, outra forma muito eficiente de conquistar a confiança dos consumidores é entregando conteúdos educativos e relevantes.

É interessante utilizar estratégias de SEO para se posicionar bem em ferramentas de busca, já que desta forma, quando o consumidor tiver alguma dúvida que se relaciona ao setor de atuação do seu negócio, você seja o primeiro a aparecer como fonte de esclarecimento.

6. Promover ou participar de eventos

Participar ou promover eventos relevantes para o seu mercado e para seus respectivos consumidores é uma ótima forma de se posicionar no top of mind dos consumidores.

Eventos são oportunidades de se conectar fisicamente com seu mercado e ainda aprender com a experiência de outros negócios.

Promover eventos pode ser ainda mais efetivo, uma vez que você pode proporcionar uma ótima experiência para os consumidores, de tal forma que sua marca seja sempre lembrada.

Por fim, é necessário ressaltar a importância de ser um top of mind dentro de um mercado competitivo, já que desta forma, o consumidor sempre se lembrará da sua marca em detrimento de outras empresas concorrentes.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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