Home Blog Trabalho autônomo: {6} dicas para trabalhar por conta própria

Trabalho autônomo: {6} dicas para trabalhar por conta própria

trabalho autonomo 1

O trabalho autônomo vem atraindo milhares de brasileiros que buscam mais liberdade e menos burocracia para trabalhar. 

Geralmente, o trabalho autônomo é realizado por prestadores de serviços que desejam trabalhar às suas custas e assumem os riscos do seu próprio ofício.  

De forma geral, trabalho autônomo é uma atuação de contrato de prestação de serviço sem vínculos empregatícios. Ele é utilizado por profissional liberal, sem subordinação e exclusividade de prestação do serviço. 

Ou seja, é interessante que ao buscar essa modalidade de trabalho, o indivíduo esteja atento as oportunidades que mais aproximem do perfil do candidato ao seu perfil e estruture seu negócio da melhor forma para alcançar o sucesso.

Como ser um profissional autônomo? 

Por isso, para ter sucesso como um trabalhador autônomo é necessário estar atento a algumas recomendações: 

  • Construa um espaço para divulgação dos seus serviços;
  • Regularize-se como um profissional autônomo;
  • Se organize financeiramente;
  • Faça bom uso das redes sociais;
  • Defina uma estratégia de marketing;
  • Busque ser o melhor no que faz.

Construa um espaço para divulgação dos seus serviços 

Independente da área de atuação, é muito importante que você disponibilize, através de um site, rede social ou portfólio, aquilo que você tem interesse em vender.  

Se você trabalha com arte, por exemplo, nada melhor que ter um portfólio que prove seu talento e que desperte o interesse de possíveis clientes.  

Regularize-se como um profissional autônomo  

Em resumo, a regulação será necessária para pagar corretamente seus impostos e até mesmo contratar algum funcionário quando seu negócio escalar.  

Existem opções fáceis e práticas para a regularização do seu trabalho, como a do MEI (microempreendedor individual). O cadastro pode ser feito pela internet e garantirá um CNPJ e as devidas obrigações fiscais.  

Se organize financeiramente  

As vezes a ideia é boa e o trabalho é bem feito, mas a falta de uma organização financeira acaba sendo um grande obstáculo.  

Ou seja, o trabalho autônomo te dá mais liberdade, porém muitas vezes isso significa mais responsabilidade também. Provavelmente você será responsável por definir o preço do seu serviço.

Então tenha em mente cada gasto realizado e busque otimizar seu lucro. 

Use ferramentas, como planilhas, por exemplo, que podem te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre seus gastos e recursos disponíveis.  

Faça bom uso das redes sociais 

Se conecte com seu público e expanda sua presença dentro das redes sociais.  

Use as diversas redes disponíveis e determine o seu objetivo de cada uma delas que você decidir utilizar.  

Além de ser uma excelente ferramenta de relacionamento, as redes sociais se tornaram um meio prático e barato para realizar vendas. Se mantenha atento a todas essas possibilidades que podem alavancar o seu negócio. 

Defina uma estratégia de marketing 

Isso significa dizer que, marketing bem definido é o que vai levar mais do seu trabalho para o público qualificado, o que auxilia na questão do consumo  efetivo.

Portanto, pare um tempo para estudar e se dedicar a entender essa ferramenta que pode alavancar substancialmente o seu negócio.  

Busque sempre ser o melhor no que faz!  

Por fim, continue em busca de aprendizados! Invista parte do seu tempo para estudar mais, participar de workshops, buscar certificações relevantes, procurar casos de sucesso dentro da sua área de trabalho e entender o que eles vêm fazendo que pode dar certo.  

Ainda mais, trabalhando com o que você gosta, com a autonomia que sempre sonhou e seguindo as recomendações que disponibilizamos acima, com certeza, as suas chances de sucesso só aumentam. 

Tipos de trabalho autônomo 

Dessa forma, sabendo que muitos indivíduos têm procurado mais independência na hora de trabalhar, existem algumas profissões e ideias para trabalhar como autônomo: 

  • Cuidador de pets;
  • Professor particular;
  • Arquiteto; 
  • Consultor;
  • Coaching;
  • Venda de produtos.

Imediatamente, existem diversas oportunidades de trabalho autônomo no mercado, basta planejar e estudar qual das áreas faz mais sentido. Por isso, é importante seguir as recomendações acima e também pensar em negócios escaláveis.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

2 Respostas para “Trabalho autônomo: {6} dicas para trabalhar por conta própria”

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle