Home Blog Trabalho para aposentados: vale a pena trabalhar após a aposentadoria?

Trabalho para aposentados: vale a pena trabalhar após a aposentadoria?

trabalho para aposentados

O trabalho para aposentados é possível e, mesmo voltando a ativa, o trabalhador aposentado ainda tem seus direitos.

Por isso, trabalho para aposentados pode ser uma ótima opção para quem já conseguiu chegar a aposentadoria, mas, ainda tem energia para continuar trabalhando e utilizar o dinheiro com educação financeira.

Como funciona o trabalho para aposentados?

trabalho-para-aposentados-2

O trabalho para aposentados, além de ser possível, é um direito para quem contribui ou atinge a idade suficiente. Entretanto, existe diferenças entre os diretos para cada tipo de aposentadoria e outras especificidades.

O aposentado pode trabalhar e manter seus benefícios somente em caso de aposentadoria por tempo de serviço e idade.

Todavia, é necessário destacar os casos em que não é possível voltar a trabalhar na aposentadoria.

1. Aposentado por invalidez

A aposentadoria por invalidez suspende o contrato de trabalho por incapacidade do funcionário em exercer o trabalho.

Portanto, o funcionário não pode trabalhar em outro lugar enquanto estiver aposentado por invalidez, da mesma forma que a empresa não pode o demitir nesse período.

Não é claro o consenso de quanto tempo é necessário para que uma aposentadoria por invalidez se torne definitiva. Logo, a empresa e o trabalhador devem continuar cumprindo suas obrigações.

2. Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é destinada para trabalhadores que foram expostos a condições prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Portanto, por conta da saúde ou dificuldade física, esse trabalhador não deve reintegrar o mercado de trabalho.

Para conseguir esse tipo de aposentadoria, o funcionário deve ter em mãos o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que comprovará, através de um laudo médico, o exercício de uma atividade que o expôs a agentes nocivos.

3. Aposentadoria do setor público

Para trabalhadores estatuários, ao se aposentar, deverá ser exonerado. Ou seja, o servidor público não pode continuar a exercer sua função quando aposentado.

As regras gerais, para os funcionários do setor público, podem variar de acordo com o estado e município.

Benefícios de trabalhar na aposentadoria

Se o trabalhador tiver contratado um plano de saúde junto à empresa por, pelo menos, 10 anos, ele tem o direito de manter o convênio.

Caso o trabalhador se aposente, esse direito continua. E, se ele sair da empresa futuramente, pode solicitar a continuação do plano, mas agora pagando o valor integral.

Além disso, muitas vezes, o valor pago pela aposentadoria não é suficiente. Logo, conseguir um trabalho pode ser uma ótima opção para completar a renda, e levar uma vida mais confortável.

Existem diversas opções de trabalho para aposentados e complementar aposentadoria, como autônomo ou contratado, assim podendo gerar renda extra.

Trabalhe como motorista

Como você, por ser aposentado, já tem uma renda garantida, uma forma prática de conseguir aumentar seu orçamento é executando, a atividade de motorista.

Existem diversos aplicativos que você pode usar para trabalhar. Para conseguir se inscrever e começar a trabalhar, será necessário apenas o carro, a CNH e algumas outras documentações básicas.

Vire um anfitrião

Receber estudantes ou turistas na sua casa, pode ser uma ótima forma de complementar sua renda. Para isso, será necessário apenas quartos sobrando e hospitalidade.

Esse pode ser um trabalho muito enriquecedor, tanto no sentido financeiro como no sentido pessoal, já que você poderá estar em contato direto com uma pessoa de outro país.

Emprego para aposentados

Algumas empresas disponibilizam vagas especiais para idosos e aposentados. Essa pode ser uma ótima oportunidade de onde trabalhar após a aposentadoria.

Dessa forma, é possível conseguir um emprego que não exija um esforço acima do possível e, ainda, conseguir uma remuneração extra.

Abrir franquias

Existe uma série de franquias que podem representar uma ótima opção para quem se aposentou e gostaria de empreender.

Algumas franquias têm um modelo de negócio já formatado, podendo ser uma melhor opção para quem ainda não teve experiências no ramo.

Dicas para trabalhar após a aposentadoria

Se você pretende se aposentar ou acabou de conseguir sua aposentadoria, mas, ainda não deseja parar de trabalhar, a primeira dica é: não demore a voltar à ativa.

Quando o profissional “ainda está ativo” torna-se mais fácil o ingresso nas empresas.

Trabalhos de consultores e coach também podem ser muito bons, já que, atualmente, muitas empresas são compostas por funcionários jovens, portanto uma ajuda de um profissional sênior pode ser válida.

Manter-se conectado com as informações e com uma boa rede de contatos, também, pode ser fundamental para quem quer conseguir um trabalho após a aposentadoria.

Portanto, fica claro que trabalho para aposentados pode ser uma ótima maneira de se manter ativo e complementar a renda mensal. É essencial que o aposentado esteja atento aos seus direitos e as possibilidades que tem pela frente. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *