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Transação não autorizada: o que essa mensagem significa?

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Tentar realizar uma compra e aparecer transação não autorizada é um dos piores pesadelos do consumidor. Mas essa mensagem nem sempre quer dizer que o limite do cartão foi estourado.

Existem uma série de códigos que indicam o por quê da transação não autorizada. O chamado código de retorno é uma resposta de um pedido de determinada operação e permite que o consumidor saiba o motivo da transação negada.

É importante lembrar que uma transação não autorizada no cartão, geralmente, não pode ser resolvida pelo vendedor do produto ou serviço solicitado. Na maioria dos casos, é preciso que o usuário entre em contato com o banco emissor do cartão.

Pagamento não autorizado

Antes de tudo é preciso ressaltar que ter uma compra ou venda não autorizada não deve ser motivo de vergonha.

Além disso, o cliente que tentar realizar uma aquisição com um cartão que não seja autorizado, não pode passar por nenhum constrangimento realizado por parte do funcionário do estabelecimento.

Motivos da transação não autorizada

Existem diversos fatores que podem influenciar para que uma compra seja negada.

  • Suspeita de fraude: a administradora do cartão pode bloquear o cartão para proteger o cliente de uma possível fraude. Essa situação costuma ocorrer em caso de compras em valores altos realizadas pela internet ou quando há erro nas informações pessoais passadas na hora da compra;
  • Falta de pagamento: caso haja débito em atraso no cartão, o bloqueio pode ser uma das consequências da inadimplência;
  • Limite insuficiente: em caso de compras que ultrapassem o valor disponível no cartão, pode ser negada a transação.
  • Cartão vencido: todo cartão possui uma data de validade, quando é ultrapassada o cartão pode sofrer o bloqueio;
  • Mau funcionamento da máquina ou mau funcionamento do cartão: precisa ser verificado pelo prestador e pelo usuário;
  • Senha incorreta: errando esse sistema de segurança, pode ocorrer a inviabilização da compra;
  • Uso no exterior sem aviso: em caso de cartões internacionais, para utilização fora do território nacional é preciso que haja o aviso prévio a instituição bancária;
  • Bandeira indisponível: quando a máquina não suporta a bandeira do cartão de crédito;
  • Parcela: o número de parcelas solicitada ultrapassa o limite permitido.

O que fazer com a transação não autorizada

O procedimento para resolver um problema de compra não autorizada sofre variações a depender do código de erro. Algumas maneiras de solucionar os problemas podem ser feitas

  • Entrando em contato com a Central de Atendimento do cartão;
  • Fazendo o pagamento avulso da fatura, em caso de saldo insuficiente;
  • Conferindo a compatibilidade da bandeira do cartão.

Caso o problema seja por parte da máquina, o lojista deve entrar em contato com a Central de Atendimento referente ao fornecedor da máquina de cartão de crédito.

Transação não autorizada em compras online

É preciso estar atento, algumas adversidades podem ser solucionadas apenas

  • Verificando o número do cartão;
  • Confirmando o código de segurança;
  • Conferindo os dados inseridos.

A transação não autorizada pode estar relacionada a fatores de simples resolução. Antes de contatar a Central de Atendimento do seu cartão, verifique se as informações inseridas estão corretas. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e recebe ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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