Transação não autorizada: o que essa mensagem significa?

transacao nao autorizada

Tentar realizar uma compra e aparecer transação não autorizada é um dos piores pesadelos do consumidor. Mas essa mensagem nem sempre quer dizer que o limite do cartão foi estourado.

Existem uma série de códigos que indicam o por quê da transação não autorizada. O chamado código de retorno é uma resposta de um pedido de determinada operação e permite que o consumidor saiba o motivo da transação negada.

É importante lembrar que uma transação não autorizada no cartão, geralmente, não pode ser resolvida pelo vendedor do produto ou serviço solicitado. Na maioria dos casos, é preciso que o usuário entre em contato com o banco emissor do cartão.

Pagamento não autorizado

Antes de tudo é preciso ressaltar que ter uma compra ou venda não autorizada não deve ser motivo de vergonha.

Além disso, o cliente que tentar realizar uma aquisição com um cartão que não seja autorizado, não pode passar por nenhum constrangimento realizado por parte do funcionário do estabelecimento.

Motivos da transação não autorizada

Existem diversos fatores que podem influenciar para que uma compra seja negada.

  • Suspeita de fraude: a administradora do cartão pode bloquear o cartão para proteger o cliente de uma possível fraude. Essa situação costuma ocorrer em caso de compras em valores altos realizadas pela internet ou quando há erro nas informações pessoais passadas na hora da compra;
  • Falta de pagamento: caso haja débito em atraso no cartão, o bloqueio pode ser uma das consequências da inadimplência;
  • Limite insuficiente: em caso de compras que ultrapassem o valor disponível no cartão, pode ser negada a transação.
  • Cartão vencido: todo cartão possui uma data de validade, quando é ultrapassada o cartão pode sofrer o bloqueio;
  • Mau funcionamento da máquina ou mau funcionamento do cartão: precisa ser verificado pelo prestador e pelo usuário;
  • Senha incorreta: errando esse sistema de segurança, pode ocorrer a inviabilização da compra;
  • Uso no exterior sem aviso: em caso de cartões internacionais, para utilização fora do território nacional é preciso que haja o aviso prévio a instituição bancária;
  • Bandeira indisponível: quando a máquina não suporta a bandeira do cartão de crédito;
  • Parcela: o número de parcelas solicitada ultrapassa o limite permitido.

O que fazer com a transação não autorizada

O procedimento para resolver um problema de compra não autorizada sofre variações a depender do código de erro. Algumas maneiras de solucionar os problemas podem ser feitas

  • Entrando em contato com a Central de Atendimento do cartão;
  • Fazendo o pagamento avulso da fatura, em caso de saldo insuficiente;
  • Conferindo a compatibilidade da bandeira do cartão.

Caso o problema seja por parte da máquina, o lojista deve entrar em contato com a Central de Atendimento referente ao fornecedor da máquina de cartão de crédito.

Transação não autorizada em compras online

É preciso estar atento, algumas adversidades podem ser solucionadas apenas

  • Verificando o número do cartão;
  • Confirmando o código de segurança;
  • Conferindo os dados inseridos.

A transação não autorizada pode estar relacionada a fatores de simples resolução. Antes de contatar a Central de Atendimento do seu cartão, verifique se as informações inseridas estão corretas.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

28 respostas

  1. O banco next não responde minhas perguntas
    Foi feita uma transferência pelo banco next a uma pessoa que não conheço e estou no prejuízo
    Por causa disso pretendo entrar na justiça por danos morais e falta de respeito e fraudes pelo próprio banco pois sempre me manda pro chat e nunca e resolvido
    O serviço de sac do banco não resolve nada e estou com vários problemas passando por dificuldades e isso pra eles não e nada
    Me ajude por favor

    1. Clayton, recomendo que você continue tentando contatar o banco, caso não seja resolvido procure a ajuda de um advogado para te auxiliar no processo.

  2. Dia 06 fiz uma compra no cartão de crédito e recebi uma mensagem SMS avisando a transação e me informando o limite restante.
    Dois dias depois fui utilizar o cartao e deu não autorizado.
    Ao consultar o app vi que não tinha limite sendo que há dois dias recebi o SMS me mostrando o limite restante.
    Liguei pra central e me falaram que o meu parcelamento de fatura comprometeu o limite até aí não há questionamento.
    Só uma coisa me intrigou, fiz o parcelamento de conta dia 1 e com 5 dias úteis ainda não tinha sido computado o parcelamento.
    Pq na compra que eu fiz eu não recebi a mensagem dizendo que não havia mais limite.
    Foi preciso dois dias depois ir pro supermercado e passar vergonha!
    Mandam mensagem de.cobranca, de utilização do cartão mas não mandaram me informando sobre não haver mais limite pelo contrário o que me mandaram há dois dias é que eu tinha saldo.

    1. Francisco, nesse caso a única maneira de realizar a liberação de limite no cartão é realizando o pagamento da fatura.

    1. Danielle, recomendo que você entre em contato com a instituição responsável pelo cartão para verificar o que pode ter acontecido.

  3. Eu consigo mexer em tudo , pagar e receber pagamento mas acho estranho e não sei o porquê de a caixa não me autorizar o extrato dos meus movimentos .
    Alguém me pode ajudar ?

    1. Joana, como é uma situação específica da instituição recomendo que você entre em contato diretamente com a instituição para verificar o que pode ter acontecido.

  4. Fui contratar um empréstimo e aparece “transação não concluída, por favor digite todos os campos novamente “. o que eu faço?

    1. Beatriz, recomendo verificar se todos os dados estão corretos, caso sim, recomendo que você procure a instituição para verificar o que pode ter acontecido.

  5. Meu cartão mastercard do Itaú tem limite mas em dez lugares foi não autorizado. O cartão de crédito diz que ele está com limite e liberado mas não funciona. Sempre funcionou bem . De um mês pra cá ,já falei varias vezes com o Itaucard e eles não sabem resolver. E agora ainda dizem que a transação ( o pagt que eu queria fazer) não aparece no sistema do cartão.

    1. Teresa, como é uma situação bem específica recomendo que você busque resolver com a operadora do cartão, eles devem te ajudar da melhor forma.

  6. Não estou conseguindo fazer transferência pelo celular. Sempre mostra a mensagem,” transação não autorizada, só é permitido o débito do salto total. Tá uma horrível isso

    1. Suzane, podem existir variados motivos para uma transação não ser autorizada. Por isso, recomendo que você entre em contato com a sua instituição bancária para entender o que pode ter acontecido.

  7. Fui fazer pix no app da caixa econômica Federal e apareceu a seguinte mensagem: transação não autorizada só é permitido o débito do valor total

    1. Rodrigo, se você não estiver fora do país é importante entrar em contato com a operadora do seu cartão porque pode ser sinal de um possível golpe.

  8. Meu esposo foi pagar uma conta com cartão de débito e deu transação negada, aí ele pagou em espécie mesmo..só depois olhamos no aplicativo e o valor tinha sido descontado m mesmo assim, falamos com a loja mais disseram que o dinheiro ñ foi pra conta da loja, então procuramos o banco dele, ele jogaram pra outro local,..por favor nos oriente melhor..

    1. Rita, geralmente, quando acontece esses casos em que a transação não possui código de autorização o valor volta em até 72h para a conta do cliente.

  9. Tenho um cartão débito da Caixa, foi comprar umas coisas e o cartão não aceitou a compra ( tem limite ) e isso aconteceu hoje de manhã sendo que ontem a noite fiz uma compra e passou normalmente, oque eu faço?

    1. Savio, como é uma situação bem específica, recomendo que você entre em contato com a instituição responsável pelo cartão para verificar o que pode ter acontecido.

  10. Fui tentar fazer uma transferência via pix no app da caixa, dá erro e informa: TRANSACAO NAO AUTORIZADA. SO E PERMITIDO O DEBITO DO SALDO TOTAL.

    Já tentei ver artigos na internet mas todos estão sem resposta

  11. Fui tenta pedi dinheiro pra mim preciso pagar conta pra mim então sou deficiente auditiva gostaria pq meu esta aparecedo só a transação não foi autorizada não existe parcelas possível queria saber como eu faço pedi outra vez dinheiro preciso muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos