O que é a transformação digital e quais são seus efeitos na economia?

novos negocios 1 1

Com a expansão e democratização do acesso a internet e a transformação digital em geral, a forma que as pessoas se relacionam mudou completamente.

Uma vez que a forma de relacionamento entre as pessoas passou por mudanças significativas, a transformação digital também impactou diretamente as negociações, o empreendedorismo e a economia.

O que é a transformação digital?

Essa atividade pode ser definida como a utilização de diversos utensílios e softwares tecnológicos, otimizando a execução de atividades.

Na perspectiva de um negócio, podemos dizer que é o uso de tecnologia para melhorar os resultados operacionais de um negócio, gastando menos e demandando menos mão de obra para executar mais atividades.

Por outro lado, sobre a ótica social, podemos dizer que essa mudança é um efeito direto da digitalização geral das pessoas.

Por exemplo, praticamente todas as pessoas têm em suas mãos um smartphone, o que possibilita a troca de informações instantâneas e conexão com o mundo todo.

Portanto, a transformação tecnológica e digital possibilitou que todos nós estejamos vivendo a famosa era da informação.

Impacto nos negócios

Quando falamos de inovação, o mundo dos negócios é um case de sucesso das maravilhas que as transformações digitais podem causar.

Toda a forma de negociar foi impactada, facilitando que as empresas pudessem vender para qualquer pessoa, independente de sua localização, tornando desnecessário que as pessoas fossem até a loja para adquirir os produtos.

Além disso, dentro do próprio ambiente empresarial, os negócios buscam automatizar todas as atividades possíveis.

A automatização de processos faz com que o negócio não precise gastar recursos e tempo com atividades desnecessárias, que foram eficiente substituídas por softwares de automação.

Isso ajuda que os negócios aumentem sua eficiência operacional, melhorando os seus resultados e os tornando cada vez mais competitivos.

Impacto para os consumidores

É sobre essa perspectiva que podemos mostrar como o avanço tecnológico vem impactando a forma que as pessoas consomem.

Com um aumento da competitividade e eficiência operacional, as firmas tendem a ser incentivadas a buscar soluções cada vez mais eficientes e com preços acessíveis ao consumidor.

Todos sabemos que, quando a muitas firmas disputam por um só mercado, os preços naturalmente tendem a ficar mais atrativos para o consumidor e os produtos, normalmente, mais eficazes.

A disrupção das empresas, incentivada pela transformação digital, também é extremamente benéfica para o consumidor, já que novas soluções são desenvolvidas, contemplando cada vez mais necessidades distintas.

Portanto, analisando os avanços proporcionados para as empresas e consumidores, podemos dizer que um dos principais efeitos da transformação digital é o incentivo à produtividade e desenvolvimento de soluções eficientes.

Impacto econômico

A forma que as pessoas se relacionam com o capital mudou, isso pode ser evidenciado pela mudança de comportamento e de condições para os consumidores e empresas.

Portanto, obviamente, toda essas transformação digital trouxe impactos para a economia.

Uma das principais características da transformação digital na economia, foi o aumento da efetividade de um trabalhador.

Imagine que você demore 6 horas para executar determinada atividade.

Com o auxílio digital de um smartphone, por exemplo, a execução dessa atividade passa a demorar 1 hora.

Isso significa que, para executar a mesma atividade, graças a utilização de uma tecnologia, você será 6 vezes mais eficiente.

Levando esse exemplo de transformação digital para uma análise macroeconômica e considerando que a efetividade do trabalhador médio vem crescendo, é possível perceber que a produção total também cresce.

Quando um país se desenvolve tecnologicamente e adota a transformação digital, a produtividade do país aumenta, sendo um indicador importante para o aumento do PIB, por exemplo.

Além disso, a transformação digital pode impactar a economia de outras formas, como:

  • Otimizar a oferta de produtos e cadeia de insumos;
  • Aumento da produtividade das firmas e das nações;
  • Reduzir o número de trabalhos improdutivos;
  • Melhores condições para os consumidores e para as empresas.

Por fim, é importante destacar que na era da informação, apostar e investir na transformação digital é muito válido, seja sobre a ótica de um negócio ou até mesmo de um país.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos