Treinamento de vendas: 6 técnicas para fazer sua equipe vender mais

treinamento de vendas

Fazer um treinamento de vendas, para muitos empreendedores, é uma tarefa muito desafiadora.

Isto porque a equipe que está recebendo o treinamento de vendas pode nunca ter tido um contato profundo com o assunto anteriormente.

Portanto, o treinamento de vendas é o processo e qualificação de trabalhadores para que eles estejam futuramente preparados e munidos das técnicas necessárias para fechar vendas e ter sucesso no empreendedorismo.

Claro, ninguém se torna um vendedor do dia para a noite. Logo o treinamento de vendedores é um processo de longo prazo.

6 técnicas essenciais para o treinamento de vendas

Mas para que treinar vendedores não seja uma tarefa tão complicada para sua empresa, é necessário estar ciente de pelo menos algumas técnicas essenciais que devem ser passadas no treinamento de vendas.

São elas:

1. Ouvintes eficientes

Ser um ouvinte eficiente é uma das técnicas de vendas mais importantes, já que assim é possível extrair o máximo de informações do consumidor.

Isso o faz se sentir escutado e compreendido durante o diálogo.

Para ser um ouvinte eficiente, é necessário dominar algumas outras técnicas primárias, como:

  • Ouvinte ativo: ouvir, entender e responder com um breve sumário sobre o que o consumidor falou;
  • Prestar atenção até o fim da fala: ouvir atenciosamente até a última fala, sem formular respostas baseado no que foi falado no começo, ignorando o resto do diálogo.

2. Empatia e resolução de problemas

Se o cliente entende exatamente qual é o problema que está enfrentando, então ele está pronto para achar a solução precisa para o seu problema.

Portanto, é necessário que os vendedores sejam empáticos e se coloquem no lugar do consumidor em busca de solucionar os problemas que está enfrentando.

É importante que os vendedores treinem encontrar respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais problemas o cliente não sabe ainda que tem?
  • Como posso solucionar isso?
  • Como posso vender a solução?

3. Treinamento de vendas contra objeções constantes

Para qualquer solução, existem objeções frequentes, portanto, principalmente os vendedores devem ter na ponta de suas línguas argumentos para essas objeções.

Por isso, é interessante desenvolver um script de vendas, para auxiliar os vendedores acharem as melhores respostas rapidamente, sem soar roboticamente, é claro.

4. Rapidamente saber se o cliente é qualificado ou não

Vendedores que não são bem treinados, tendem a perder muito tempo tentando vender para compradores que não são qualificados.

Isto tem dois principais pontos negativos:

  • Mais esforço para realizar a venda, já que o cliente provavelmente não precisa da sua solução;
  • Clientes não qualificados, caso comprem o produto, tendem a ser clientes não satisfeitos, o que não é nada bom, principalmente para uma empresa que está no processo de ingresso ao mercado competitivo.

Uma estratégia eficiente para essa prévia identificação da equipe de vendas, é o estabelecimento de perfis de clientes, separando-os por personalidade, dores, necessidades de soluções, entre outros fatores.

Assim, o vendedor conseguirá identificar ao longo da negociação se o cliente pertence a um perfil qualificado a consumir o produto, ou não.

5. Follow up de vendas

Uma técnica essencial para que a sua empresa venda mais, é a dominação do follow up por parte dos vendedores.

Muitas vendas não são fechadas no primeiro contato com o consumidor, principalmente quando se trata de vendas complexas.

Portanto, saber dar a continuidade a negociação no tempo e da forma correta é essencial para aumentar as taxas de conversão do seu negócio.

Para fazer um follow up de vendas preciso, é indicado a utilização de alguma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), onde você saber quais atividades a serem feitas com cada prospecto.

6. Formas de fechar a venda

Todos sabem que as técnicas de fechamento são essenciais para qualquer venda.

Entretanto, se uma técnica de fechamento for usada de forma errada ou precipitada, a venda pode não acontecer.

Portanto, é importante conhecer diferentes técnicas para diferentes situações, logo sua equipe deve ser treinada de acordo com o tipo de vendas que irão fazer.

O treinamento deve variar entre vendas complexas e vendas simples, e, também, em relação ao tipo de cliente que o vendedor está lidando.

Por fim, é necessário lembrar que o treinamento de vendas é um processo, mas que se feito da maneira correta, trará resultado espetaculares em relação ao volume de vendas do longo prazo. Cadastre-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos