Home Blog TRIS3: como lucrar com ações da Trisul?

TRIS3: como lucrar com ações da Trisul?

tris3

A Trisul (TRIS3) é uma construtora voltada para o mercado de médio e alto padrão, integrando construção, incorporação e vendas.

As ações da Trisul (TRIS3) fazem parte da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). Sendo assim, as ações da companhia podem ser negociadas por investidores que observam no setor de construção civil boas oportunidades de investimentos.

O que é Trisul (TRIS3)?

A Trisul S.A (TRIS3) centraliza seus serviços no ramo da construção civil. Com empreendimentos em São Paulo e no Distrito Federal, a Trisul acumula em seu portfólio cerca de 200 empreendimentos.

Além disso, a empresa é brasileira. É possível comprar e negociar as ações dela na B3, por meio do ticker TRIS3.

Com 30 anos de atuação, a companhia abriu seu capital na bolsa de valores em 2007. A empresa possui mais de 186.617.538 de ações gerenciadas, sendo 42,1% destas em free float.

Além da Trisul, outras companhias fazem parte do setor de construção civil. São elas, por exemplo, a Tecnisa (TCSA3) e a Tenda (TEND3):

  • Tecnisa: a empresa possui como foco o mercado brasileiro de incorporação imobiliária. Atuando no mercado residencial de maneira integrada, ela realiza a aquisição de terrenos, incorporação, vendas e construção.
  • Tenda: a empresa direciona suas atividades para os empreendimentos nas faixas 1,5 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida, voltado às famílias de classe média baixa. Está entre uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil.

Por isso, diante da importância da Trisul S.A (TRIS3) para o mercado imobiliário e financeiro, é relevante compreender sua trajetória e seu modelo de atuação.

Sendo assim, com as informações apresentadas, os investidores podem realizar os aportes financeiros de modo mais consciente e assertivo.

O que faz a Trisul (TRIS3)?

A principal atividade da Trisul é dentro do setor de construção civil, envolvendo a construção, mas também a incorporação e as vendas.

Entre seus objetivos de atuação estão, por exemplo:

  • Continuar a aproveitar oportunidades nos segmentos de alto e médio padrão;
  • Expandir a atuação da companhia em centros habitacionais consolidados;
  • Desenvolver uma equipe própria de vendas;
  • Aproveitar a disponibilidade de crédito da companhia para alavancar operações.

Portanto, a estratégia da Trisul tem como objetivo a expansão acelerada e sustentável de suas atividades, com o aproveitamento de suas vantagens competitivas.

Como atua a Trisul (TRIS3)?

A Trisul (TRIS3) já lançou mais de 200 empreendimentos durante a sua história. Isso significa, por exemplo, 2,5 milhões de metros quadrados de área, entre aqueles entregues e os que estão em construção.

Além disso, em números, ela apresenta cerca de 30 mil unidades entregues, mais de 20 mil clientes atendidos e mais de 25 mil unidades lançadas.

Sua atuação se distribui na capital e na Grande São Paulo, em 20 cidades do interior do Estado e no litoral, além do Distrito Federal.

As ações da Trisul (TRIS3): onde como são negociadas?

tris3 2

O ticker da Trisul (TRIS3) é vendido na bolsa de valores brasileira. Sendo assim, se compra as ações da empresa por meio de sistemas digitais. A intenção é facilitar os investimentos, além de zelar pela segurança de todos os investidores.

A empresa possui ações ordinárias (TRIS3 ON). Esse tipo de ação, por sua vez, oferta direito ao voto durante as assembleias executivas empresariais.

Para executar a compra de ações da Trisul, é necessário realizar a abertura de um conta em uma corretora de valores que seja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após isso, se deve realizar uma transferência TED com o valor para os aportes. Depois disso, você pode selecionar as ações da Trisul, referidas como TRIS3.

Características das ações da Trisul (TRIS3)

Considerada uma Small Cap, a Trisul conta com participação da Trisul Participações S.A de 50%, sendo essa a sócia majoritária da empresa.

A classificação setorial da Trisul (TRIS3), segundo as informações ofertadas na B3, é: Consumo Cíclico / Construção Civil / Incorporações.

Além disso, seu segmento de listagem na bolsa de valores é Novo Mercado, setor que prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência. Por último, suas ações oferecem tag along de 100% ON, além de free float de 42,1%.

História da Trisul

Em primeiro lugar, a história da empresa está diretamente ligada a Jorge Cury, fundador e presidente. O destino da empresa se desenha após a formação dele e do seu irmão em engenharia civil.

Após o final da faculdade, o pai de Jorge adoece e, com isso, os filhos percebem a necessidade de aplicar os conhecimentos e começar a empreender em uma construtora.

Depois de estudar sobre financiamentos bancários, em 1980, eles conseguem adquirir um terreno de uma cozinheira que trabalhava para a família, na zona leste de São Paulo.

Com compra do terreno, eles passam a construir dois sobrados no local. Sendo assim, se dá início a Tricury Construtora.

Devido ao lucro do primeiro, o projeto segue. O processo de construção, financiamento e venda de imóveis começa a tomar forma na virada da década em 1990.

Além disso, nesse momento, os irmãos fundam uma DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), que será o futuro Banco Tricury.

Com o banco, a família Cury cria um hedge, isto é, uma proteção financeira, se blindando de possíveis mudanças na taxa básica de juros.

Século 21

Já no século 21, em 2007, a Tricury se funde com a incorporadora Incosul para fazer a abertura do capital de uma nova empresa, a Trisul S.A.

Com a fusão das empresas, a Trisul passa a ocupar a terceira posição no ranking das maiores do segmento naquele ano.

Até 2011, ainda, a sociedade anônima se alavanca e diversifica para se beneficiar do crescimento do mercado.

No entanto, prevendo a crise imobiliária de 2014, a governança percebe o risco da alavancagem e começa a liquidar suas dívidas.

Durante a crise, apesar das proteções, acontecem mais de 200 demissões. Ao fim da crise, já em 2015, a Trisul é uma das primeiras construtoras a iniciar uma retomada, devido ao seu baixo endividamento.

Nesse ano, também, a empresa inicia a ocupação de Brasília, no Distrito Federal, com empreendimentos de alto padrão.

Linha do tempo da Trisul

  • 1980: Aquisição do primeiro terreno em São Paulo. Tem início a Tricury Construtora;
  • 1990: Consolidação da construção, financiamento e comercialização de imóveis durante a década;
  • 2007: Data de fundação. Tricury se funde com a incorporadora Incosul para fazer a abertura do capital de uma nova empresa, a Trisul S.A;
  • 2008-2011: Alavancagem e diversificação do mercado para aproveitar o crescimento;
  • 2014: Crise imobiliária brasileira. Ocorrem mais de 200 demissões da empresa;
  • 2015: Recuperada da crise devido ao baixo endividamento, a Trisul é uma das primeiras empresas a retornar ao mercado;
  • 2015: Começa, também, a expansão da empresa para o Distrito Federal.

Como ganhar dinheiro com as ações da Trisul (TRIS3)?

tris3 3

Existem algumas maneiras de conseguir lucros com as ações da Trisul na B3.  O recebimento de dividendos, por exemplo, é um deles. Isso porque a empresa possui em seu histórico de atuação um pagamento recorrente de proventos.

Os dividendos são uma parcela do lucro apurado por uma sociedade anônima. Ela se distribui aos acionistas ao fim do exercício social. Para quem busca investir com esse foco, avaliar o Dividend Yield (DY) de um ativo pode ser interessante.

Além disso, o acionista também pode adquirir dinheiro através da venda de suas ações por um valor mais alto do que o custo de compra delas. Essa segunda postura é típica de um trader.

No entanto, o trader não atua como um sócio, acionista ou investidor, já que ele busca lucro em curto prazo. Por essa razão, é importante definir o seu perfil do investidor e os seus intuitos financeiros.

Desse modo, é importante que o investidor perceba algumas questões que influenciam na realização de investimentos com segurança e consciência.

Sendo assim, dentre as questões, o investidor pode considerar a busca pela diversificação da sua carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável.

Se recomenda, portanto, que o acionista analise a segurança, a liquidez e a rentabilidade das ações que integram a bolsa, antes de fazer a compra.

Dessa forma, priorizar alta liquidez ou rentabilidade vai depender de cada investidor, dado que ele pode comprar ações para o curto, médio ou longo prazo de tempo.

Vale a pena investir na Trisul (TRIS3)?

Com a oferta contínua de produtos de alto lucro, a Trisul (TRIS3) participa de um mercado de atuação marcado pela intensa competitividade.

Por essa razão, a empresa apresenta enquanto suas vantagens competitivas, por exemplo, a sua experiência comprovada no setor com maior potencial de crescimento do setor imobiliário. Além disso, a Trisul também tem um produto alinhado à estratégia da companhia e ao seu landbank.

No entanto, as ações da Trisul dependem do aquecimento do mercado. O aumento dos juros básicos da economia e a menor oferta de crédito habitacional prejudicam, por exemplo, a força do mercado imobiliário.

Sendo assim, antes de escolher qual a ação que você vai investir seu dinheiro, vale realizar uma análise fundamentalista.

Em seguida, será possível verificar se os seus investimentos estão sendo realizados de forma assertiva, seja com a Trisul (TRIS3) ou com outra companhia que faça parte da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *