Home Blog UGPA3: como lucrar com a Ultrapar?

UGPA3: como lucrar com a Ultrapar?

ugpa3

A Ultrapar (UGPA3) atua em diferentes áreas, como, por exemplo, varejo, indústria e logística. A Ultragaz, Ipiranga e Extrafarma são algumas marcas de destaque da empresa.

As ações da Ultrapar (UGPA3) integram parte da bolsa de valores brasileira, com participação no IBOV de 0,57%. Portanto, elas podem ser uma opção para investidores que consideram esse mercado de uma boa oportunidade.

O que é a Ultrapar (UGPA3)?

Em primeiro lugar, a Ultrapar Participações S.A (UGPA3) é uma companhia brasileira que atua, entre outros, nos setores de distribuição de combustíveis, produção de especialidades químicas e serviços de armazenagem para granéis líquidos. Além disso, também atua no setor de drogarias.

A empresa foi criada no ano de 1937 e teve sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 1999. A Ultrapar vende suas ações na B3 pelo ticker UGPA3. Na bolsa de valores, a empresa possui mais de 1 bilhão de ações gerenciadas, sendo 64,8% destas em free float.

Além dela, outras companhias fazem parte do setor de vestuário, sendo elas, por exemplo, a Petrobrás (PETR4) e a Petrorio (PRIO3):

  1. Petrobrás: é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. Além disso, é uma das companhias mais importantes do setor de energia do mundo;
  2. PetroRio: é uma empresa privada com foco na produção de petróleo, gás e biocombustíveis, além da recuperação de ativos em produção.

Devido a importância da Ultrapar (UGPA3) para o mercado de investimentos e o seus setores de atuação, é interessante compreender a história da companhia e seu modelo de negócio.

O que Ultrapar (UGPA3)?

A principal atividade da Ultrapar (UGPA3) é distribuição de gás e combustíveis, produção de especialidades químicas, serviços de armazenagem de granéis líquidos e drogarias.

Portanto, estão entre as suas marcas, por exemplo:

  • Ultragaz;
  • Ultracargo;
  • Oxiteno;
  • Ipiranga;
  • Extrafarma.

Sendo assim, é possível perceber que a empresa tem um estratégia de diversificação dos seus produtos, ampliando seu mercado.

Como a Ultrapar (UGPA3) atua?

Com sua variedade de marcas, o Grupo Ultra tem atuação em todo Brasil. A Oxiteno, por exemplo, tem presença física nos EUA, no Uruguai, no México e na Venezuela. Além disso, possui escritórios na Argentina, na Bélgica, na China e na Colômbia.

As empresas também se destacam em suas respectivas áreas de atuação. A Ultragás, por exemplo, é a maior distribuidora de GLP no Brasil. Para isso ser possível , a companhia tem uma rede de mais de 4,7 mil revendedores independentes.

A Ipiranga, por sua vez, tem 6,5 mil postos revendedores, sendo a segunda maior rede de combustíveis do Brasil.

Além disso, a Oxiteno produz óxido de eteno e um dos seus principais derivados é uma das maiores do segmento na América Latina. Já a Utracargo armazena granéis líquidos e lidera o setor no País.

Por fim, a Extrafarma se configura como uma das dez maiores redes de drogarias do Brasil, alcançando a rede Norte e Nordeste.

As ações da Ultrapar (UGPA3): onde e como são negociadas?

O ticker da Ultrapar (UGPA3) é vendido na bolsa de valores brasileira. Sendo assim, é possível comprar ações da empresa através de sistemas virtuais, isto é, o home broker.

A intenção dessa tecnologia é promover a negociação digital e zelar pela segurança dos investidores.

Primeiramente, vale dizer que a empresa possui ações ordinárias (UGPA3 ON). Esse tipo de ação oferta direito ao voto durante as assembleias empresariais.

Portanto, para comprar ações da Ultrapar, é essencial abrir uma conta em uma corretora de valores, que esteja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em seguida, deve-se efetuar uma transferência TED com o valor direcionado para o aporte. Por fim, será possível escolher ações da Ultrapar, referidas como UGPA3 ON.

Características das ações da Ultrapar (UGPA3)

ugpa32

Considerada uma Mid Cap, a Ultrapar (UGPA3) participa do IBOV (Índice Ibovespa) com 0,57%. Além disso, conta com 3,42% de participação no IDIV (índice Dividendos).

A classificação setorial da Ultrapar (UGPA3), segundo as informações disponíveis na B3, é: Petróleo. Gás e BiocombustíveisExploração. Refino e Distribuição.

Ainda, o segmento de listagem da Ultrapar na bolsa de valores é o Novo Mercado. Esse tipo busca preferenciar empresas com boa governança corporativa e alta transparência.

Por fim, as  ações da Ultrapar oferecem tag along de 80% ON, além de free float de 64,8%.

História da Ultrapar

Em primeiro lugar, a história da Ultrapar começa em 1937, com a fundação da Empreza Brasileira de Gaz a Domicílio Ltda. por Ernesto Igel. Em 1938, ela é rebatizada como Companhia Ultragaz Sociedade Anônima – que, futuramente, seria a Ultrapar.

Já em 1949, a Ultragaz dá início ao sistema de entrega automática: “semana sim, semana não, Ultragaz no seu portão”. É no ano de 1961 que a Ultragaz atinge a marca de um milhão de clientes.

Em 1966 ocorre a criação da Transultra, embrião da Ultracargo. Na década seguinte, em 1973, Oxiteno inicia sua produção no Polo Petroquímico de Mauá (SP).

Ainda nessa década, em 1978, a Ultra participa da fundação do Polo Petroquímico de Camaçari (BA), com a Oxiteno Nordeste, criada em 1974.

É em 1980 que a Ultragaz adquire o controle acionário da Brasilgás (Bahiana de Gás), empresa que administrava desde 1979.

A Ultra conclui reestruturação e foca em três negócios, em 1992: distribuição de combustíveis, química e logística. Três anos depois, em 1995, a Ultragaz implanta o UltraSystem, modelo inovador na distribuição de GLP.

Por último, no final da década, em 1999, a Ultra abre seu capital na BM&FBOVESPA e na NYSE em Nova Iorque.

Século 21

Em 2002, a Ultra incorpora ações da Oxiteno e passa a deter 100% de todos os seus negócios. No ano seguinte, em 2003, ocorre a aquisição da Shell Gás, possibilitando à Ultragaz alcançar a liderança no mercado de GLP.

É em 2005 que inicia as operações do Terminal Intermodal de Santos (TIS), marco estratégico da atuação da Ultracargo na região Sudeste do Brasil.

Já em 2007 ocorre a compra da Ipiranga, avançando na estratégia de expansão na distribuição de combustíveis. Além disso, Oxiteno adquire novos ativos no México e na Venezuela.

No ano seguinte, em 2008, tem a inauguração da planta Oleoquímica da Oxiteno, a primeira da América Latina a produzir especialidades químicas a partir de matérias-primas renováveis.

Além disso, nesse ano, ocorre a compra da União Terminais, marco na história da Ultracargo.

É em 2009 que termina a aquisição da Texaco e começa a integração de suas operações ao Ultra. Ainda, a Ultracargo adquire os ativos da Puma Storage do Brasil, no porto de Suape (PE).

Em 2011, a empresa migra para o Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Já em 2012, a Oxiteno adquire plantas de especialidades químicas nos Estados Unidos, no Uruguai e no Brasil.

Além disso, a Ultracargo adquire o TEMMAR – Terminal Marítimo do Maranhão. Por fim, a Ipiranga cria a ConectCar, empresa para atuar no segmento de pagamento eletrônico de pedágios, estacionamentos e combustíveis.

Em 2013 ocorre a assinatura de acordo de associação com a Extrafarma e ingresso no setor de varejo farmacêutico no Brasil.

Por fim, a criação da ICONIC Lubrificantes, joint venture entre Ipiranga e Chevron, ocorre em 2017. Por último, em 2018, a empresa adquire o TEAS, no porto de Santos (SP).

Linha do tempo da Ultrapar

  • 1937: Em primeiro lugar, a fundação da Empreza Brasileira de Gaz a Domicílio Ltda. por Ernesto Igel;
  • 1938: Empresa muda de nome para Ultragaz Sociedade Anônima;
  • 1949: Ultragaz dá início ao sistema de entrega automática;
  • 1961: Ultragaz atinge a marca de um milhão de clientes;
  • 1966: Criação da Transultra, embrião da Ultracargo;
  • 1978: Ultra participa da fundação do Polo Petroquímico de Camaçari (BA);
  • 1980: Ultragaz adquire o controle acionário da Brasilgás;
  • 1995: Ultragaz implanta o UltraSystem, modelo inovador na distribuição de GLP;
  • 1999: Por fim, a Ultra abre seu capital na BM&FBOVESPA e na NYSE em Nova Iorque.

Século 21

  • 2002: Ultra incorpora ações da Oxiteno e passa a deter 100% de todos os seus negócios;
  • 2003: Compra da Shell Gás;
  • 2005: Início das operações do Terminal Intermodal de Santos (TIS);
  • 2007: Compra da Ipiranga. Oxiteno adquire novos ativos no México e na Venezuela;
  • 2008: Inauguração da planta Oleoquímica da Oxiteno. Compra da União Terminais;
  • 2009: Finalização da aquisição da Texaco e começo da integração das operações ao Ultra;
  • 2011: Empresa migra para o Novo Mercado da BM&FBOVESPA;
  • 2012: Oxiteno adquire plantas de especialidades químicas nos Estados Unidos, no Uruguai e no Brasil;
  • 2012: Ipiranga cria a ConectCar;
  • 2013: Associação com a Extrafarma e ingresso no setor de varejo farmacêutico no Brasil;
  • 2017: Criação da ICONIC Lubrificantes, joint venture entre Ipiranga e Chevron;
  • 2018: Por fim, a compra do TEAS, no porto de Santos (SP).

Como ganhar dinheiro com as ações da Ultrapar (UGPA3)?

ugpa33

Há alguns modos de ganhar dinheiro com as ações da Ultrapar (UGPA3). O recebimento de dividendos, por exemplo, pode ser considerado um deles, visto que a empresa possui em seu histórico um pagamento recorrente de proventos.

Vale ressaltar que os dividendos são uma parcela retirada do lucro obtido por uma sociedade anônima. Sendo assim, os investidores que querem investir com foco nisso, devem analisar o Dividend Yield (DY) da empresa.

Além disso, é possível ganhar dinheiro através da venda de suas ações por um valor superior que o custo adquirido antes. Isso é o caso, por exemplo, dos traders. No entanto, eles não se configuram como acionistas.

Portanto, antes de realizar investimentos, é fundamental traçar o seu perfil investidor e os seus objetivos financeiros para escolher a melhor tática.

Dessa forma, é válido que o investidor fique atento a algumas questões que podem influenciar na realização de investimentos com segurança e assertividade.

Uma alternativa é, por exemplo, a diversificação da carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável.

Sendo assim, recomenda-se que o investidor analise a segurança, liquidez e rentabilidade das ações antes de adquiri-las.

Por fim, priorizar rentabilidade ou alta liquidez vai depender do investidor, pois ele pode escolher comprar ações para o curto, médio ou longo prazo.

Vale a pena investir na Ultrapar (UGPA3)?

A Ultrapar (UGPA3) se mostra como uma empresa de destaque no seu setor. Por exemplo, é reconhecida por alguns prêmios, como o Prêmio IBGC de Governança Corporativa, em 2012, e o 1° lugar em “As Melhores Companhias para os Acionistas” em 2013.

Além disso, a empresa participa do IDIV, o que pode ser um ponto interessante para quem se pauta no recebimento de dividendos como critério de escolha.

No entanto, como a empresa tem muitas áreas de atuação, apresenta diversos concorrentes em todos os setores, o que pode ser um ponto negativo. Além disso, a empresa apresenta um alto endividamento.

Por essa razão, antes de escolher a empresa que irá investir, é interessante fazer uma análise fundamentalista.

Sendo assim, será possível assegurar que as aplicações financeiras estão sendo realizadas de forma mais segura, seja com Ultrapar (UGPA3) ou com outra companhia da bolsa de valores.

Qual é o Tag Along das ações da UGPA3?

A Ultrapar tem um Tag Along de 80% ON.

Quais as vantagens e desvantagens da UGPA3?

A Ultrapar participa do IDIV (Índice Dividendos), mas tem um alto endividamento.

A UGPA3 participa do Ibovespa?

A UGPA3 tem 0,57% no Ibovespa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *