Home Blog UNIP5: descubra tudo sobre as ações da Unipar Carbocloro!

UNIP5: descubra tudo sobre as ações da Unipar Carbocloro!

unip5 unipar carbocloro ações

As ações da Unipar (UNIP5) estão listadas na Bolsa de Valores brasileira (B3) e podem representar uma oportunidade de rentabilidade para investidores.

A Unipar (UNIP5) desperta grande interesse dos investidores e traders que operam na Bolsa por conta do seu crescimento constante de patrimônio e de resultado, além da redução de sua dívida líquida.

O que é a Unipar (UNIP5)?

A Unipar Carbocloro S.A. é uma empresa química brasileira, constituída como sociedade anônima de capital aberto e negociada na B3 sob o código UNIP5.

A companhia, fundada em 1969, é presidida por Maurício Russomano e fabrica cloro, soda e derivados para usos industriais.

Ela também é acionista controladora da Unipar Indupa S.A.I.C., empresa argentina produtora de PVC, soda cáustica e cloro.

Desde 2016, quando comprou a Solvay Indupa, a Unipar Carbocloro passou a ser chamada somente como Unipar.

Ao todo, são 97.818.172 milhões de ações emitidas pela Unipar.

Por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e aumentar seus lucros.

História da Unipar (UNIP5)

unip6

A história da companhia se iniciou em 1969, sob a denominação União Participações Industriais Ltda. A empresa era um complexo industrial destinado à produção de produtos químicos, poliolefinas e outros derivados de petróleo.

Na época, foi uma das pioneiras na instalação do polo petroquímico de São Paulo. Ainda em 1973, obteve registro de empresa de capital aberto.

De 1980 a 1990, a companha passou por um processo de consolidação, onde passou a se chamar Unipar – União de Indústrias Petroquímicas S.A.

No início dos anos 2000, a Unipar iniciou um período de ampliações, com a operação da Rio Polímeros em 2006.

Em 2007, a companhia adquiriu participação na Petroquímica União. No ano seguinte, a Unipar consolidou suas participações no Sudeste do Brasil sob a Quattor Particpações.

Já em 2010, sua denominação social foi alterada para Unipar Participações S.A. e o objeto social passou a ser focado em participações acionárias.

Nesse mesmo ano, a empresa foi vendida para a Braskem e Petrobras. Com isso, a Braskem se tornou a maior companhia petroquímica da América Latina.

Unipar Carbocloro S.A.

No ano de 2013, a empresa incorporou a Carbocloro, mudando seu objeto social novamente e permitindo sua atuação direta no setor de soda, cloro e derivados.

Nesse período, sua razão social passou a ser Unipar Carbocloro S.A.

Em 2016, a companhia iniciou o processo de aquisição do controle da Indupa, que foi finalizado no ano seguinte.

Nesse período, houve uma tentativa falha da realização de uma OPA, com o objetivo de tornar a empresa privada a partir da compra das outras ações do mercado.

Ao final de 2018, a empresa apresentou receita operacional líquida de R$ 3,5 bilhões e lucro líquido de R$ 547 milhões.

Em 2019, o controle da Unipar é detido pela Vila Velha S.A. Administração e Participações. Ela é detentora de 57% do capital ordinário.

Como atua a Unipar (UNIP5)?

O modelo de negócio da Unipar (UNIP5) é baseado no setor de petróleo e gás, com a fabricação de cloro, soda e derivados para usos industriais.

Sua atuação no segmento químico e petroquímico é através de suas três unidades produtivas localizadas em Cubatão (SP, Brasil), Santo André (SP, Brasil) e Bahía Blanca (Argentina).

Suas regiões são estratégicamente escolhidas para o atendimento da demanda brasileira e de outros países.

A Unipar Indupa vem otimizando e unificando diversos recursos em suas unidades produtivas para favorecer a produção e o abastecimento aos clientes da região.

Na Argentina são produzidas 220.000 toneladas/ano de PVC e 185.000 toneladas/ano de soda cáustica. No Brasil, são produzidas 300.000 toneladas/ano de PVC e 170.000 toneladas/ano de soda cáustica.

A companhia emprega cerca de mil pessoas em todo Mercosul e possui as certificações internacionais ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e o Atuação Responsável®.

Produtos e serviços comercializados pela Unipar (UNIP5)

A capacidade produtiva da Unipar a destaca como a maior produtora de cloro e soda da América Latina e a segunda maior companhia na produção de PVC.

Entre seu mix de produtos, estão: Ácido Clorídrico – HCI, Cloro – CI2, Dicloroetano – C2H4CI2, Hipoclorito de Sódio – NaCIO, Soda Cáustica Anidra – NaOH e Soda Cáustica Líquida – NaOH.

O Hipoclorito de Sódio e o Ácido Clorídrico são insumos para as indústrias têxteis, de papel e celulose, alimentos, bebidas e remédios. Já o Dicloroetano é matéria-prima básica para a produção do PVC.

Ações da Unipar (UNIP5): onde e como são negociadas?

O ticker da UNIPAR UNIP5 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A Unipar está listada na B3 com ações ordinárias (UNIP3) e preferenciais dos tipos A e B (UNIP5 e UNIP6).

A empresa também está listada no mercado fracionado através dos códigos: UNIP3F, UNIP5F e UNIP6F.

Além do direito ao voto, as ações ordinárias da Unipar (UNIP3) garantem o direito de tag along de 80% – retorno sobre o preço pago pelas ações no caso de venda.

A ações também proporcionam o direito a dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido de cada exercício social e participação na distribuição de quaisquer ativos remanescentes, na hipótese de liquidação da companhia.

Os acionistas podem fiscalizar a gestão da companhia, nos termos previstos na Lei das Sociedades por Ações e têm preferência na subscrição de futuros aumentos de capital.

Características das ações da Unipar (UNIP5)

As ações da Unipar possuem as seguintes características.

  • Classificação setorial: Materiais Básicos / Químicos / Químicos Diversos;
  • Segmento de Listagem: Novo Mercado;
  • Tag along: 80% ON;
  • Free Float: 68,29% ON; PN.

Para comprar ações da Unipar, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da Unipar representadas pelos tickers UNIP3, UNIP5 ou UNIP6.

Como ganhar dinheiro com as ações da Unipar (UNIP5)?

unipar unip6 indústria

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores com as ações da Unipar (UNIP5).

Uma delas é o ganho de dividendos, que podem ser utilizados como uma renda extra ou para o reinvestimento, fazendo você se beneficiar com o fenômeno dos “juros sobre juros”.

Outra maneira prática de ganhar mais e reduzir os riscos é a diversificação de ativos.

Basicamente, essa estratégia consiste em compor uma carteira com investimentos diferentes, alguns em renda fixa e outros em renda variável.

Mas é possível diversificar em apenas um estilo de investimento. Por exemplo, na renda variável você pode escolher ações de diversos setores e, assim, minimizar o risco de ter prejuízos.

Nesse sentido, é importante se atentar aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: grau de risco da aplicação;
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Dependendo do objetivo financeiro do investidor, manter uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso que buscar uma alta liquidez.

Vale a pena investir na Unipar (UNIP5)?

A Unipar Carbocloro S.A. é líder no setor petroquímico após a sua compra pela Braskem e vem apresentando uma receita operacional líquida e lucro líquido com resultados bastante positivos.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor de química e petroquímica.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Unipar (UNIP5), é importante realizar uma análise dos fundamentos para concluir se as suas ações estão sendo negociadas a múltiplos vantajosos.

Para evitar dilemas sobre o momento certo de compra e venda das ações, evitar prejuízos e conseguir identificar tendências de crescimento, você pode adotar uma metodologia que permita uma leitura prática dessas informações, como o Método Empreender Dinheiro.

Como o Método Empreender Dinheiro pode te ajudar

O Método Empreender Dinheiro para Investir em Ações te ajuda a comparar de forma rápida e prática os principais indicadores da análise fundamentalista de empresas.

Tudo isso é sistematizado em uma ferramenta bastante simples, que te permite comparar informações de diferentes empresas e definir o momento de compra ou venda de suas ações.

Assim, você consegue decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, seja com a Unipar Carbocloro S.A. (UNIP5) ou com outra empresa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *