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UX: saiba como otimizar a experiência do usuário no seu site

Com a popularização do e-commerce, a preocupação das empresas com a experiência do usuário nos seus meios de informação só cresce. Por isso, o mundo do empreendedorismo vem investindo pesado no setor de UX nos seus negócios.

É evidente que isto faz muito sentido. Com um bom design de UX em seu site, por exemplo, o consumidor terá a melhor experiência navegando no seu endereço online, o que aumenta as chances de que, futuramente, ele se torne um cliente.

O que é UX?

UX é abreviação para User Experience (Experiência do Usuário), nas empresas se referindo às emoções e atitudes dos consumidores em relação a algum produto, serviço ou sistema.

Quando falamos da experiência do usuário em relação ao seu negócio, estamos incluindo:

  • Experiência prática com um site, produto, serviço etc.;
  • Aspectos da relação pessoa-computador;
  • Sentimentos em relação a marca e empresa.

Ou seja, UX refere-se a toda interação e percepção que os consumidores (usuários) têm em relação a sua empresa e aos produtos e serviços que ela vende.

O que é UX Design?

ux

Agora que você entende o conceito do UX, deve saber como as empresas vêm utilizando esse conceito para melhorar os seus resultados e atrair cada vez mais usuários.

O UX Design é o design da experiência do usuário, que é o processo de aumentar o nível de satisfação do usuário em relação aos seus produtos e serviços.

Isto pode ser feito através da otimização de funcionalidades, facilitação do uso dos produtos ou serviços e tornando-os mais convenientes para o usuário.

Portanto, um designer de UX trabalha para criar produtos que proporcionam experiências significativas e relevantes para o usuário, de forma que o seu nível de satisfação seja sempre maximizado.

Quais são as vantagens do UX design para os negócios?

Proporcionar uma melhor experiência para o usuário, sem dúvidas, traz muitos benefícios para o seu negócio. E é justamente por isso que as empresas vêm investindo massivamente neste setor.

Algumas das principais vantagens de investir em user experience design na sua empresa, são:

Maior conversão de vendas

Ao longo da jornada de compra do consumidor, quanto mais experiências positivas em relação ao seu negócio, maiores serão as chances de venda.

Desta forma, somente com uma otimização da experiência do usuário, o número de conversão de vendas pode aumentar significativamente.

Maior percepção de valor por parte dos consumidores

Quando a experiência é positiva, os consumidores compram com a sensação de que “valeu a pena”.

Superar as expectativas do consumidor é muito importante para os seus resultados e para imagem da empresa como um todo.

Fidelização de clientes

Ao terem uma ótima experiência de compra e aumentarem a percepção de valor em relação a sua marca, os clientes serão facilmente fidelizados.

A fidelização de clientes, por sua vez, pode ser significativa para o seu negócio, podendo ser responsável pelo aumento de indicações e eficiência do referral marketing, por exemplo.

Como melhorar a experiência do usuário?

Para melhorar a experiência do usuário em relação ao seu negócio, é necessário investir tempo e recursos, além de entender mais o comportamento do seu consumidor.

1. Coletar feedback

O primeiro passo para conseguir otimizar as experiências dos usuários é colhendo feedbacks deles. Por isso, é muito importante ter setores bem definidos na sua empresa de sucesso e suporte do cliente.

Eles serão especializados em se comunicar com os clientes, entendendo como a empresa pode melhorar seus produtos e serviços para que agregue mais valor ao consumidor.

2. Analisar métricas

Como sempre, é indispensável analisar métricas e indicadores para avaliar os resultados das ações do negócio.

No caso das métricas de UX, as mais comuns são relacionadas ao tempo em que o usuário passa em suas páginas, como ele navega e interage nelas.

3. Usar boas ferramentas de UX design

Para conseguir proporcionar a melhor experiência para o consumidor, é necessário utilizar as melhores ferramentas possíveis. Entre elas, estão:

Utilizar essas ferramentas de design da experiência do consumidor é, com certeza, determinante para a performance do seu negócio.

Por fim, é necessário entender que melhorar o UX ou experiência do usuário é extremamente relevante para os resultados do seu negócio, não se tratando apenas de um cuidado com o bem-estar dos consumidores. Mais conteúdos? Inscreva-se em nosso WhatsApp!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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