Home Blog VALE3: descubra tudo sobre as ações da Vale!

VALE3: descubra tudo sobre as ações da Vale!

vale 3 vale ações

As ações da Vale (VALE3) são um importante elemento da Bolsa de Valores brasileira.

A Vale (VALE3) desperta interesse de investidores e traders que operam na Bolsa por conta de sua importância para o setor de mineração e presença no Ibovespa.

O que é a Vale (VALE3)?

A Vale (Vale S.A.) é uma empresa brasileira que atua no mercado desde 1942. Sendo uma das mais importantes empresas do setor de mineração no Brasil, ela é negociada na B3 sob o código VALE3.

A companhia tem como atividade principal a extração de minerais e produção de metais e possui 5,3 bilhões de ações ordinárias, com 3,3 bilhões circulando no mercado.

A Vale não possui competidor dentro do setor de mineração e é considerada uma empresa sólida dentro do Brasil.

Por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e aumentar seus lucros.

História da Vale (VALE3)

vale logo vale3 ações investimentos

A Vale foi fundada em 1942 pelo ex-presidente Getúlio Vargas para exploração de ferro em Itabira (MG).

Em 1960, Eliezer Batista, então presidente da Vale, percebeu a demanda do Japão por ferro após a Segunda Guerra Mundial e iniciou as exportações para o país.

Essa decisão deu início a um longo período de expansão da empresa, que assumiu em 1974 a liderança mundial na exportação de minério de ferro, que detém até hoje.

Até 2007, a empresa era conhecida como Companhia Vale do Rio Doce. Após dez anos de sua privatização, em 1997, ela alterou seu nome para Vale S.A.

No mesmo período, a Vale se tornou a 31ª empresa do mundo, com valor de mercado de R$196 bilhões de dólares, ficando atrás apenas da Petrobras no Brasil.

Isso ocorreu após diversas aquisições feitas pela companhia entre 2000 e 2006, incluindo: Ferteco, Caemi e 85% das ações da MBR – Minerações Brasileiras Reunidas.

Em 2006, a Vale comprou a empresa canadense Inco e se tornou a segunda maior empresa de mineração do mundo, atrás apenas da BHP Billiton.

No ano de 2010, a companhia realizou uma forte aquisição no segmento de fertilizantes por meio de sua subsidiária Mineração Naque S.A.

Também foi nesse ano que a Vale adquiriu a Mineração Naque S.A., do segmento de fertilizantes. A empresa também adquiriu 100% do capital da Bunge Participações e Investimentos S.A.

Já em 2012, foi eleita a pior empresa do mundo pelo Public Eye People’s, premiação das ONG’s Greenpeace e Declaração de Berna, em relação a direitos humanos e meio ambiente.

Porém, foi no ano de 2015 que a Samarco, empresa controlada pela Vale e BHP Billiton, causou o pior desastre ecológico da história do país em Mariana.

Quatro anos depois, em 2019, houve também a tragédia em Brumadinho, que causou mais de 200 óbitos.

Como atua a Vale (VALE3)?

A Vale se destaca na área de mineração como a maior produtora de ferro do mundo. A companhia opera em 14 estados brasileiros e nos cinco continentes.

Além do Brasil, ela está presente em diversos países, como Indonésia, Moçambique, Omã, Filipinas e Argentina.

A Vale também é responsável por uma rede que integra minas, ferrovias, navios e portos, no setor de logística e é a maior produtora de manganês e ferroligas do Brasil.

No Brasil, os minérios são explorados por quatro sistemas integrados, sendo eles: mina, ferrovia, usina de pelotização e terminal marítimo.

A companhia consome cerca de 5% de toda a energia produzida no Brasil.

Produtos e serviços da Vale (VALE3)

A atividade principal da Vale (VALE34) é a extração de minerais e produção de metais. A partir disso, a empresa desenvolve seus produtos e serviços a serem comercializados.

Entre os principais produtos da Vale, estão:

  • Níquel;
  • Bauxita;
  • Potássio;
  • Alumínio;
  • Carvão;
  • Cobre;
  • Manganês;
  • Ferroligas.

A Vale também tem participação no mercado de energia elétrica no Brasil, Canadá e Indonésia, em nove usinas.

A empresa também possui 10 mil quilômetros de ferrovias e nova terminais portuários.

Ações da Vale (VALE3): onde e como são negociadas?

O ticker da Vale VALE3 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A empresa possui ações ordinárias (VALE3 ON), que dão direito a voto nas assembleias da companhia.

As ações da Vale oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 57%.

A classificação setorial da Vale, segundo o site da B3, é: Materiais Básicos, Mineração e Minerais Metálicos.

Já seu Segmento de Listagem na bolsa de valores brasileira é o Novo Mercado.

A companhia também é negociada em outras bolsas de valores pelo mundo, como:

  1. Bolsa de Nova Iorque (NYSE) dos Estados Unidos: PBR e PEBRA;
  2. Bolsa de Valores de Madrid: XVALO.

Como comprar ações da Vale (VALE3)?

Para comprar ações da Vale, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher a ação da Vale representada pelo ticker VALE3.

Como ganhar dinheiro com as ações da Vale (VALE3)?

vale3 vale

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores com as ações da Vale (VALE3).

O investidor tem a opção de usar os dividendos como renda extra ou utilizar o valor para o reinvestimento.

Também é possível ganhar mais dinheiro e reduzir os riscos com a diversificação de ativos, montando uma carteira com ativos diferentes, podendo ser de renda fixa e renda variável.

Para isso, é importante se atentar aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: grau de risco da aplicação;
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Dependendo do objetivo financeiro do investidor, manter uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso que buscar uma alta liquidez.

Vale a pena investir na Vale (VALE3)?

A Vale é a maior mineradora de ferro do mundo e uma das maiores dentro do setor siderurgico.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor de mineração.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Vale, é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa para descobrir se suas ações estão sendo negociadas na bolsa por um preço justo.

Para isso, você pode contar com o Método Empreender Dinheiro para Investir em Ações.

Com ele, você consegue comparar de forma rápida e prática os principais indicadores da análise fundamentalista de empresas.

Dessa forma, você consegue decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, seja com a Vale (VALE3) ou com outra empresa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

2 Respostas para “VALE3: descubra tudo sobre as ações da Vale!”

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *