Valores de uma empresa: entenda a importância de defini-los!

valores de uma empresa 1

Uma empresa não é formada apenas pelo produto ou serviço que oferece aos seus clientes. Os valores de uma empresa, por exemplo, são uma das características fundamentais para identificar o “feeling” com o consumidor e definir os propósitos.

Isto é, os valores de uma empresa entregam ao público o que ela é, qual a posição que ela toma e o que ela espera com isso. A missão de uma empresa também é um ponto crucial para estabelecer conexões mais verdadeiras e profundas com o usuário.

Os valores de uma empresa são as atitudes, crenças e tudo aquilo que faz parte da cultura do ambiente.

Os princípios éticos de uma empresa precisam estar bem definidos para que seja estruturado um modelo determinado de identidade.

O que significa a missão, visão e valores de uma empresa?

valores-de-uma-empresa

Estruturar a missão, visão e valores da empresa é fundamental para a elaboração de um planejamento estratégico.

Ou seja, mesmo que novas pessoas se juntem ao time do negócio, a estrutura está definida e precisa ser seguida para que haja manutenção na cultura.

A cultura é o que faz uma empresa se diferenciar das outras. Isto é, mesmo que os mais variados negócios apresentem produtos e serviços até similares, a relação pessoal com os integrantes do time e com os consumidores será estreitada.

Fazendo disso uma relação duradoura e de confiança, já que pressupõe-se de quem compete os grupos compartilha das mesmas ideias previamente estabelecidas pela missão, visão e valores.

Missão da empresa

A missão de uma empresa é relativa ao que ela se dispõe ao mundo.

Significa exatamente que, através de um produto ou serviço, é entregue algo de positivo. Tanto para os consumidores diretos, quanto para os que podem ser eventualmente impactados.

Visão de uma empresa

A visão de uma empresa diz respeito aonde ela quer chegar, é o plano futuro. Ou seja, baseado nas ações de hoje, o que pode ser recebido amanhã.

A visão é uma boa estruturação até para servir de norte para os próprios empreendedores e demais integrantes.

Principais valores de uma empresa

A missão é quem a empresa é, a visão onde quer chegar e o valor são as regras das quais não se pode abrir mão.

São as formas que irão definir os comportamentos a tudo o que envolve aquele espaço.

Como definir os valores de uma empresa?

Antes de tudo é preciso ter ideia e estruturação do que é a missão da empresa e qual a sua visão. Os valores podem vir por conseguinte.

Ou seja, o que é importante e onde se visa chegar através das ações determina o que pode ou não ser feito para alcançar os objetivos.

Exemplos de valores de uma empresa

Alguns dos valores que uma empresa pode aderir na sua composição.

  • Responsabilidade social;
  • Sustentabilidade;
  • Apoio às mulheres;
  • Satisfação ao cliente;
  • Democratização do produto/serviço;
  • Respeito aos animais.

Para que a missão, visão e valores de uma empresa sejam seguidos, é preciso que esteja claro para os colaboradores e clientes. Além de serem de obrigatoriedade de execução, caso contrário, o planejamento estratégico é perdido.

Os valores de uma empresa não têm a obrigatoriedade de serem imutáveis, mas é preciso que haja coerência na sua elaboração para que, mesmo com o passar dos anos, a sua ação seja mantida. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos