Home Blog Valorização de imóveis: saiba o que faz o seu imóvel valer mais

Valorização de imóveis: saiba o que faz o seu imóvel valer mais

valorizacao de imoveis

O mercado imobiliário é muito forte no Brasil, e entender o que está por trás da valorização de imóveis é muito importante.

Saber sobre quais condições há valorização de imóveis, é um fator determinante para quem quer lucrar nesse mercado.

A valorização de imóveis é um aumento na precificação de um bem imobiliário, ocasionado por diversos fatores que o fazem ser mais demandado pelo mercado em geral. Para fazer uso dessa fase com educação financeira, é preciso estar atento a alguns pontos.

Fatores que contribuem para a valorização de um imóvel

valorizacao-de-imoveis-2

Já deve ter ficado claro que o imóvel se valoriza a partir de diversos fatores. Mas então, quais fatores são esses?

1. Localização do imóvel

A localização do imóvel é, sem dúvidas, um dos principais motivos para uma alteração no valor do imóvel.

Bairros nobres, em meio a concentração urbana, sempre vão ser mais valorizados. Isto porque, na maioria das vezes, as melhores escolas, hospitais, empresas, e serviços em geral, ficam perto desta localização.

Quanto maior a proximidade de locais essenciais para a rotina das pessoas, mais valorizado o imóvel será. E, isso não é difícil de entender.

Quando estamos pensando em comprar um apartamento, levamos em consideração todos esses fatores. Então, a demanda por imóveis bem localizados é altíssima, elevando assim os preços.

2. Estrutura do imóvel

As características físicas do imóvel são determinantes para a sua valorização. Isto porque quanto mais equipado e apto para ser uma moradia, mais demandando aquele local vai ser.

Fatores como:

  • Tamanho do imóvel;
  • Mobilização de cômodos;
  • Número de quartos e banheiros;
  • Estética exterior;
  • Iluminação;
  • Garagem espaçosa.

Todas essas características são influentes na valorização do imóvel. Já que os imóveis que se destacam nestes pontos, apresentam uma condição maravilhosa de habitação.

3. Situação do mercado imobiliário

Esse ponto não influencia na qualidade do imóvel e nem na sua capacidade de habitação. Todavia, é um fator determinante para aumentar o valor do imóvel.

Quando o país passa por recessão, o mercado de crédito fica mais limitado e menos pessoas demandam por imóveis. O resultado disso é uma desvalorização dos imóveis.

Por outro lado, quando o mercado está em alta, e muita gente está buscando imóveis, dado que o número de imóveis se manteve constante, o natural é que os preços dos imóveis cresçam.

Além desta dinâmica, fatores como hipoteca e taxa de juros também podem afetar a precificação imobiliária.

4. Segurança do local

As grandes cidades brasileiras apresentam muitos problemas em relação a segurança. Então, se você está buscando uma moradia, com certeza irá preferir locais em que a sua família pode se sentir segura.

Se em algum local ocorreram episódios de violência e crime, os preços das residências naquela região irão cair.

5. Condições do imóvel

Se o imóvel for muito bem conservado, ele será valorizado. A prova disso é que imóveis novos costumam ser mais caros.

Quem compra o imóvel novo, sabe que será o primeiro dono, portanto o imóvel estará em perfeitas condições.

Se seu imóvel não estiver bem conservado, quem o comprar ou alugar, terá que arcar com reformas e obras. Isso, sem dúvidas, irá causar uma desvalorização do bem.

6. Acessibilidade

É uma habilidade arquitetônica tornar os ambientes mais acessíveis. E os imóveis que apresentarem esse benefício, serão mais valorizado.

Um imóvel de qualidade precisa ser acessível para idosos, crianças, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção em geral.

E, apesar da relevância desse fator, muitas casas e prédios ainda não estão habilitados para esse tipo necessidade. Ou seja, os imóveis que são acessíveis são mais valorizados.

Por fim, a valorização de imóveis acontece por diversos fatores, e quem quer se beneficiar dentro desse mercado, deve se manter sempre atualizado e atento a essas dicas.

 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *