Venda consignada: o que é, como funciona e como fazer essa venda?

venda consignada

No mundo das vendas, existem algumas formas de negociar, onde algumas pessoas preferem comprar em loja e outras escolhem a comodidade de receber produtos por revendedores. Existe até uma forma que o produto é vendido por terceiros, a venda consignada.

A venda consignada funciona por meio de um arranjo entre um vendedor e o dono do produto. Nesse caso, o vendedor retém o produto para oferecer a terceiros (e ganhar uma comissão ou porcentagem combinada), mas não apresenta obrigação de realizar a venda e pode devolvê-lo.

O que é venda consignada?

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A venda consignada é uma forma de vender um produto por intermédio de terceiros. Diferente da revenda, nessa modalidade, o revendedor não assume o custo do produto, apenas o porta.

Assim, o vendedor recebe apenas uma comissão ou valor acordado sobre o produto vendido.

Como funciona a venda em consignação?

A venda em consignação é uma modalidade de vender produtos por representação. Ela tem como premissa pegar um produto “emprestado”, vendê-lo e fazer o repasse dos valores combinados.

Por meio dessas vendas, a pessoa responsável por vender o produto pode cobrar uma taxa pelo serviço ou acrescenta um valor acima do original.

Exemplos comuns de mercadorias destinadas à venda por consignação:

  • Joias, acessórios e bijuterias (relógios, colares, anéis, brincos e afins);
  • Cosméticos, maquiagem e produtos de beleza;
  • Produtos alimentícios;
  • Roupas e calçados;
  • Eletrônicos;
  • Artigos esportivos;
  • Produtos para casa.

Como fazer uma venda consignada?

Uma mercadoria em consignação poderá apresentar um benefício para tanto o vendedor quanto o dono real do produto.

Diferente da venda não consignada, essa modalidade de venda não precisa que o produto seja comprado revenda.

Por exemplo, um vendedor deixa seu colar em um estabelecimento e acerta com o dono que, caso ele o venda, terá uma porcentagem de ganho.

É possível, então, arranjar de forma que o preço do produto seja maior que o preço de lucro original (cedido pelo dono).

Dessa forma, quando o colar for vendido, o dono recebe o valor original e o vendedor fica com o que foi acrescido. Fazendo assim que o dono não precise buscar compradores e o vendedor detenha um ganho.

Além disso, caso o colar não seja vendido, ele é devolvido ao proprietário.

Vale lembrar que com a mercadoria consignada, é possível que o vendedor não faça nenhum esforço para que o produto seja vendido. Visto que na maioria dos negócios que ocorrem à venda consignada, o vendedor tem outros meios de renda e não depende do produto consignado.

Quais as vantagens da venda consignada?

A venda consignada gera uma dependência, onde pode existir uma demora na venda do produto (devido a não obrigatoriedade ou real necessidade de venda).

Entretanto, entre os benefícios e vantagens da venda consignada estão:

Para o dono do produto:

  • Aumento da visibilidade e alcance dos produtos, já que o público que visualizará o produto será maior;
  • Aumento da clientela: novos cliente provenientes desses novos pontos de contato;
  • Apresenta uma chance de aumentar as vendas e consequentemente, o lucro.

Para o vendedor:

  • Oportunidade de diversificar os produtos oferecidos e lucrar em cima do valor desejado;
  • Reduzir o gasto com estoques ao colocar mercadoria consignada para venda;
  • Despreocupação de ter que escoar a mercadoria para não tomar prejuízo. A mercadoria consignada pode ser devolvida ao fornecedor.

Por fim, a venda consignada é uma oportunidade facilitadora para aqueles que desejam vender produtos sem precisar correr atrás de compradores. Contudo, apesar de existir a chance de não vender muito, é uma opção viável pela sua abrangência e melhoraria no faturamento. Para mais dicas como essa, assine nosso WhatsApp!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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