Vendas B2B: entenda como vender para empresas da melhor forma!

vendas b2b 1

De antemão, existem variados tipos de vendas e cada uma exige uma maneira de execução e abordagem diferenciada. Por isso, é preciso conhecer qual o formato em que se está lidando. Um dos modelos são as vendas b2b.

As vendas b2b (business to business), alteram o formato do produto, objetivo, maneira de abordagem e outros aspectos da venda direta ao consumidor. Para o sucesso em um processo de vendas b2b é preciso ter um processo bem estruturado.

A aplicação das vendas b2b estão relacionadas a comercialização entre empresas. Ou seja, é preciso vender para empresas diretamente. A necessidade de utilização possui algumas vantagens e desvantagens.

Quais são os modelos de negócio e modalidades de venda?

vendas-b2b

Uma empresa pode se relacionar com diversos públicos e os modelos de relacionamento são o que definem a estrutura do negócio.

  • B2B: Vender em B2B é estruturar um relação entre empresas. Nesse tipo de cenário não existe direcionamento para o cliente final;
  • B2C: No modelo B2C é referente às transações comerciais entre a empresa e o cliente final;
  • C2C: No C2C, as transações entre consumidores acontecem de forma sustentável e se tornou mais comum com a chegada de aplicativos destinados à ação e mídias sociais;
  • B2G: O formato B2G acontece a partir de negociações entre empresas e o governo. Geralmente, essa modalidade funciona à base de licitações ou outros tipos de contratos específicos.

Como funciona o ciclo de vendas b2b?

Existem algumas etapas que o vendedor b2b precisa seguir para conseguir êxito. Por exemplo, alguns passos dentro do marketing b2b envolvem:

Pesquisa

É necessário que as empresas apliquem as técnicas b2b do processo de análise nos perfis dos clientes. Ou seja, é preciso avaliar questões como:

  • Localização;
  • Poder aquisitivo;
  • Tamanho da empresa.

Prospecção

A captação dos clientes precisa acontecer depois de uma base de pesquisa sólida. Desta forma, prospecção pode ser aplicada online ou offline.

  • Online: criar conteúdo para gerar novos leads que sejam bem direcionados para o comércio envolvido;
  • Offline: mapear nomes e contatos para se comunicar com os clientes e potenciais de forma direta.

Proposta

O cliente precisa receber uma proposta que gere interesse no que está sendo indicado como algo positivo e que agrega valor na compra. Por exemplo:

  • Compreender o que o cliente quer da empresa;
  • Formar uma proposta clara e que seja atrativa.

Negociação

Negociar não tem relação direta com diminuir o valor proposto previamente. Estabelecer uma negociação é trazer a percepção de valor para quem vai adquirir o produto. Por isso, é uma etapa bastante importante para fechar uma venda.

Para aumentar a potencialidade de um negócio, também pode ser necessário investir em uma consultoria de vendas b2b.

Conheça algumas formas de conseguir trazer valor para o cliente e gerar leads orgânicos com as vendas b2b

Ou seja, essas são algumas das opções de oferecer um conteúdo gratuito que agrega valor e que atrai potenciais consumidores.

Por fim, as vendas b2b exigem uma ampliação de percepção assim como qualquer outro modelo de vendas. O ideal é sempre investir em conhecimento sobre como melhorar os processos de negociação e comercialização de um negócio. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos