3 dicas para se vender melhor e criar relações de valor

vender melhor2

Vender melhor, ao contrário do que muitos pensam no ambiente do empreendedorismo, não significa empurrar um produto indesejado para alguém que não tem o mínimo interesse em adquiri-lo.

A arte de vender melhor, na verdade, está diretamente relacionada a forma que você se apresenta e relaciona com as outras pessoas.

Afinal, estamos constantemente tentando vender coisas. Por exemplo:

  • Vendemos nosso ponto de vista em argumentações;
  • Vendemos soluções para problemas cotidianos;
  • Vendemos nossa imagem (ou, pelo menos, a que queremos passar estrategicamente).

Mas, novamente, se tudo isso que tentamos vender diariamente fosse indesejado por terceiros, nunca obteríamos êxito.

Para ter sucesso com vendas e vender melhor sempre, é necessário que seja enxergado valor na sua solução e que um bom relacionamento seja desenvolvido.

Logo, é possível perceber que vender melhor e entende como se vender, ou seja, valorizar a sua imagem no desenvolvimento de relações, estão completamente interligados.

Portanto, sabendo disso, separei algumas dicas que vão te ajudar a se vender melhor e criar relações de valor.

3 dicas para você vender melhor

Primeiramente, é importante estar sempre bem situado com o tipo de ambiente e pessoas com quem você deseja se relacionar.

Poderíamos passar horas discutindo sobre qual a melhor maneira de se vestir, se comportar e falar, para conseguir conquistar a atenção de todos e se vender com mais eficiência.

Entretanto, acredito que existem algumas dicas de como se vender melhor e criar relação de valor que acabam passando despercebidas pela maioria das pessoas, e que deveriam receber mais atenção.

1. Seja um bom ouvinte e tenha empatia

Quando o assunto é vendas, o foco deixa de ser o que você quer, e passa a ser o que seu cliente se importa.

Logo, é extremamente ineficiente só falar de assuntos que te interessa e esquecer de ouvir o que a pessoa, com quem você deveria estar buscando se relacionar, tem a dizer.

É muito importante que você seja um bom ouvinte ativo e se importe verdadeiramente com o que está sendo dito pela outra pessoa.

Tudo que você ouvir pode ser usado ao seu favor, principalmente no momento de construir uma argumentação baseada nas necessidades da pessoa.

Além disso tudo, é muito importante ter empatia e se colocar no lugar da outra pessoa para conseguir vender melhor.

Faça sua tarefa de casa, entenda com quem você está negociando, busque entender por qual momento está passando e se coloque na situação dele.

2. Busque credibilidade

Se relacionar bem é muito importante. Mas, outro fator essencial para conseguir criar uma relação de valor, é ter credibilidade.

Para ter credibilidade, por sua vez, é necessário que você só passe informações e opiniões baseadas em fatos, estudos ou experiências.

Se suas opiniões parecerem ser baseadas apenas em achismos, o possível cliente não enxergará tanto valor no que você está tentando vender.

Portanto, é muito importante que você valide suas opiniões para atrair o máximo de atenção e interesse.

3. Desenvolva relações de confiança

Um ponto chave para o desenvolvimento de uma relação de valor é a confiança.

Fazer uma venda, seja ela qual for, será sempre mais fácil se você estabelecer uma relação de confiança com a pessoa.

A melhor forma de conquistar a confiança de alguém é o ajudando a solucionar algum problema.

Sabendo disso, desenvolva uma relação com todas as pessoas que você enxerga valor e tente ajuda-los de alguma forma.

Assim, você estará colocando várias sementes na terra que poderão germinar e te dar bons frutos no futuro.

Nem sempre você vai conseguir ajudar ou receber algo em troca por ter ajudado, entretanto, criando esse hábito, você vai expandir seu networking e suas possibilidades profissionais.

Se vender e criar relações com sucesso

Deve ter ficado claro que para ter sucesso vendendo e criando relações de valor, é necessário um processo de aprendizado, relacionamento e ajuda.

Portanto, é extremamente relevante que você una as habilidades discutidas, saiba analisar bem a situação e argumente sempre baseado em fatos.

Para ter sucesso com as vendas e sempre vender melhor você deve transformar em hábitos todas essas dicas. Praticar todos os dias e tentar sempre melhorar, é a chave para alcançar o êxito. Baixe o ebook 5 ideias para aumentar sua renda!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos