Home Blog Viagens Baratas: {7} dicas para viajar mais sem gastar muito

Viagens Baratas: {7} dicas para viajar mais sem gastar muito

viagens baratas

Conhecer diversos lugares no mundo para muitos é um sonho. Entretanto, independente da sua realidade financeira hoje, é possível planejar viagens baratas e que caibam no seu orçamento doméstico.

Para conseguir planejar viagens baratas, é necessário, muita pesquisa. Então, se você realmente deseja isso, é preciso estar determinado e atento a algumas dicas de educação financeira.

Podemos definir viagens baratas como aquelas viagens em que uma pesquisa intensa é feita, e os preços obtidos para passagens, hospedagem, alimentação, entre outros fatores, são os mais baratos possíveis.

Quais são as dicas para viajar com pouco dinheiro?

viagens-baratas-2

Para economizar em viagens e conseguir viajar com pouco dinheiro, será necessário, antes de tudo, esforço para planejar uma ótima viagem sempre de olho no seu orçamento disponível.

1. Planeje com antecedência

Planejando com bastante antecedência você consegue achar as passagens mais baratas, e organizar sua vida, seja com a família ou com o trabalho, para conseguir viajar nas datas que você encontrou o melhor preço.

Além disso, você consegue economizar em hospedagem, locomoção, e vários outros pontos essenciais.

Planejar é um hábito valioso para tudo que você considera importante. Já que planejando, você sabe quanto precisará poupar, o que deverá ser feito e quando você vai chegar no nível esperado e conseguir o que quer.

2. Busque as melhores datas

Todos os países, sem exceção, têm épocas mais baratas para fazer uma viagem. Então, determine os destinos que você pretende viajar, e descubra qual período do ano tem os melhores preços para visitar esses países.

Existe uma série de ferramentas disponíveis na internet que você pode usar para comparar os preços entre os meses do ano.

Além disso, vale lembrar que, em época de estação alta, não só as passagens estão caríssimas. Hospedagem, alimentação e bares, por exemplo, também vão estar mais caros.

3. Passagens

Se você já sabe que pretende viajar, esteja sempre conectado com conteúdo sobre viagens promocionais, sobretudo porque você pode sempre se deparar com passagens promocionais.

Procure por aplicativos, sites, páginas em redes sociais, e assim, você irá perceber que existem milhares de passagens aéreas baratas.

Além disso, é bastante importante ter cumprido as 2 dicas de viagem acima, já que procurando com antecedência e em datas de baixa estação, com certeza, você vai achar melhores preços.

4. Busque hospedagens alternativas

Outra dica essencial para viajar barato, é: fuja de hotéis, pousadas, ou qualquer outro tipo de acomodação cara.

Existem vários tipos de hospedagens que podem ser bem mais em conta, escolha a que mais combina com você e com seu bolso.

  • Hostel;
  • Casa de conhecidos;
  • Aplicativos e plataformas de aluguel de quartos;
  • Comunidades de work exchange e voluntariado.

5. Alimentação

Que você deve economizar com comida, isso é claro. Mas, você não pode deixar de se alimentar, e acabar prejudicando sua viagem.

Evite comer em áreas turísticas, buscando sempre mercados locais e restaurantes self-service em conta.

6. Defina uma despesa diária

Quando você pesquisar sobre alimentação, hospedagem, passagens e datas, você conseguirá ter uma ideia de quanto gastará ao todo.

Portanto, defina quanto você pode gastar por dia. Isso pode ajudar muito a entender quais dias você fez uma reserva e quais dias você excedeu.

Essa dica vai trazer uma certa estabilidade e tranquilidade para sua viagem.

7. Bagagem

Ter atenção quanto a bagagem é algo que pode poupar dinheiro e esforço.

Primeiramente, os aviões cobram para bagagens acima de determinado peso. Se você levar apenas uma bagagem leve, irá economizar desde o momento de compra da passagem.

Além disso, é a garantia que você poderá viajar de todas outras formas possíveis com suas coisas, sem precisar se preocupar em despachar e pagar mais caro.

É interessante que você leve itens que não tem tanto valor. Porque se você comprar roupas novas e a mala já estiver cheia, por exemplo, você pode doar ou se desfazer de algumas roupas mais antiga, dessas que você levou.

Portanto, você deve ter percebido que é possível planejar viagens baratas. Usando essas dicas, você vai conseguir ir para o lugar que deseja, gastando bem menos do que as pessoas acham que é preciso para viajar.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *