Home Blog É possível viajar de graça? Veja quem tem direito a esse benefício!

É possível viajar de graça? Veja quem tem direito a esse benefício!

viajar de graca

Um dos itens que mais pesam no bolso na hora de viajar é o preço cobrado pelas passagens, tanto áreas quanto terrestres. Geralmente, esse valor é um empecilho real para o acontecimento de determinadas viagens, porém no Brasil, é possível viajar de graça.

Viajar de graça funciona como uma espécie de carona gratuita, determinadas empresas ou instituições de transporte interestadual, cruzeiros e os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) são obrigados por lei a disponibilizar esse recurso.

Portanto, o direito de viajar de graça é uma forma de se locomover sem gastar diretamente com o custo de passagens e até mesmo hospedagem (em alguns casos).

No Brasil, é possível viajar entre estados e cidades com a utilização de passagens áreas pela FAB e por ônibus.

Aprender a viajar de graça ou sem gastar muito é, sem dúvidas, uma lição de educação financeira importantíssima.

O que é preciso para viajar gratuitamente: documentação e outros requisitos

Para viajar gratuitamente no Brasil deve-se atender a alguns requisitos e solicitar embarque previamente. Tudo isso dependerá de como e para onde pretende-se viajar.

No caso de viagens gratuitas pelos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), requer uma solicitação prévia de até 10 dias.

Nessa modalidade, não será definida data e hora pelo viajante, mas sim, pela própria FAB, a tendência é que chamem apenas com um dia prévio ou no mesmo.

A FAB apresenta diversos modelos de aviões, então, a depender da sorte, você poderá ter o pedido de viagem aceito rapidamente.

Para voar com a FAB será necessário:

  1. Preencher uma ficha de interesse no Correio Aéreo Nacional (CAN). Cada região do Brasil apresenta ao menos três postos, todos dentro de bases aéreas;
  2. Apresentar cópia do RG e comprovante de residência atualizado;
  3. Aguardar com malas prontas em torno de dez dias pela resposta;
  4. Vale lembrar que os destinos são pré-definidos e geralmente, as grandes metrópoles brasileiras estão disponíveis.

Como conseguir passagens gratuitas e viajar de graça de ônibus

No Brasil, a viagem gratuita é um direito previsto em lei. Ela está destinada para idosos e os jovens entre 15 e 29 anos. Dessa forma, é possível viajar de graça de ônibus entre estados.

Para os jovens será necessário um registro no NIS e apresentar baixa renda (até dois salários-mínimos), assim poderá ser solicitada a Id jovem.

Conseguirá passagens gratuitas aqueles jovens que sejam registrados no programa Id Jovem e que apresentem esse registro no guichê físico da transportadora.

Além dos jovens, existe também viagem gratuita para idoso:

  • Ter mais de 60 anos;
  • Apresentar Carteira do Idoso. Para fazer o documento basta ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município ou até a Secretaria de Assistência Social. Será gerado um Cadastro Único e o NIS (Número de Identificação Social);
  • Reservar passagem gratuita e solicitar com no mínimo 3h de antecedência do início da viagem (é aconselhável registrar com antecedência de 30 dias).

Além do ônibus, essa passagem gratuita é concedida também em trens.

Existe até mesmo alguns cruzeiros que praticam, mas normalmente as empresas de viagens marítimas concedem descontos e não isenção total da passagem.

Vale lembrar que as transportadoras interestaduais têm o dever de reservar duas poltronas destinadas para jovens e idosos.

Entretanto, em caso de lotação das vagas, deverá ser disposto uma cadeira com desconto de 50% do valor da passagem.

Outras formas de conseguir viagem gratuita

Além das já citadas concessões de passagens para idosos e jovens, existem algumas empresas, clubes e aplicativos que facilitam a vida das pessoas quando o desejo é viajar de graça.

Sendo assim, é possível:

  • Viajar de graça através de milhas das passagens aéreas acumuladas: determinadas empresas concedem milhas por passagens usadas, com isso é possível comprar passagens aéreas gratuitamente e ter acesso a outros benefícios;
  • Viajar de graça com carona segura: alguns sites confiáveis ou até mesmo projetos sociais, envolvem essa prática da troca voluntariada ou da concessão de viagens gratuitas. É possível conseguir até mesmo hospedagem gratuita;
  • Viajar de graça por parentes e conhecidos que trabalham no ramo de aviação: algumas empresas aéreas concedem descontos para as pessoas que trabalham com eles. Desse jeito, conhecer alguém do ramo, pode ser uma forma de até mesmo viajar sem pagar.

Por fim, viajar de graça no Brasil é uma realidade próxima, principalmente quando os destinos são metrópoles ou quando você se encaixa no perfil de direito.

Porém, é válido antes de ir viajar de graça ou realizar qualquer tipo de viagem, o planejamento com antecedência. Saber todos os custos ajuda a ter um controle dos gastos, uma vez que a viagem não é apenas o trajeto, mas sim, tudo que é contemplado no caminho e destino. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *