Visual merchandising: saiba como ele atrai mais clientes para sua loja!

visual merchandising

Imagine entrar em um restaurante para pedir algo do cardápio e encontrar um ambiente que parece totalmente anti higiênico. Provavelmente a vontade de consumir qualquer tipo de alimento naquele local seria anulada. Isso acontece pela ausência do visual merchandising.

Ou seja, isso significa que o ambiente sujo não ‘casou’ com a ideia de uma boa refeição. Já na utilização visual merchandising, seria realizada uma combinação para que as ideias do local e o produto ou prestação de serviço fossem complementares ao possível consumidor.

O visual merchandising é uma estratégia de comunicação visual que trabalha o ambiente de venda para que a marca possa se comunicar com os clientes de forma positiva. Dessa forma, a ferramenta é operada para atrair mais clientes e aumentar o número de vendas.

Qual a importância do visual do ponto de venda?

visual-merchandising-1

A comunicação de marca é relevante para passar autoridade sobre o que se comercializa. O exemplo de um restaurante com aparência anti higiênica pode também ocorrer em outros ambientes.

Pessoas tendem a seguir e acreditar naquilo que elas visualizam. É a verdadeira aplicação da frase: não basta apenas ser, é preciso parecer. Antes de obter um produto ou serviço, é preciso possuir algo ‘palpável’ para ser convencido de que aquilo é algo realmente bom.

As técnicas de visual merchandising possibilitam a aproximação e criação de um relacionamento próximo com o público. Por isso, o marketing visual é de extrema importância de conhecimento e aplicação para quem possui ou quer montar um negócio que possui espaço físico.

Algumas etapas simples dentro do funcionamento de visual merchandising:

  • Elaboração e organização das vitrines;
  • Tipo de iluminação;
  • Zona de vendas;
  • Disposição de produtos que funcionam bem em conjuntos;
  • Comunicação e precificação de produtos ou prestação de serviços;
  • Treinamento da equipe para o visual merchandising se tornar sustentável;
  • Implantação de móveis e equipamentos, caso sejam necessários;
  • Redes sociais (precisam estar em harmonia com o aspecto do espaço físico para passar coerência).

Conheça 5 vantagens do visual merchandising

Além de oferecer a possibilidade de atrair mais visitantes para o espaço comercial, o visual merchandising também traz outros benefícios de aplicação.

  1. Melhora a experiência de compra do cliente;
  2. Passa mais autoridade;
  3. Acessibilidade ao cliente;
  4. Aderência do perfil à personalidade da loja;
  5. Crescimento nas vendas.

Como utilizar o visual merchandising?

Deixar uma loja mais atraente para o público exige, antes de tudo, o reconhecimento do perfil dos potenciais consumidores. Fazer a pesquisa de quem se pretende atingir e qual identidade deseja criar, é uma etapa crucial para o sucesso do visual merchandising.

Analisar os concorrentes também é uma outra possibilidade de entender quais são as deficiências das lojas que oferecem produto similar com o que se pretende comercializar. Assim, evita o gasto com erros que podem ser evitados.

  • Organizar o espaço de maneira fluída;
  • Fazer uma boa seleção dos produtos que serão expostos;
  • Investir em boa iluminação e climatização dos espaços;
  • Não poluir visual e estruturalmente o espaço.

Por fim, essas são algumas dicas para utilizar o visual merchandising de maneira correta, que traga resultados consideráveis para a autoridade da marca e valor para os clientes. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos