Home Blog WIZS3: vale a pena investir nas ações da Wiz?

WIZS3: vale a pena investir nas ações da Wiz?

A Wiz Soluções (WIZS3) atua como uma empresa de distribuição de serviços financeiros e de seguros, mediante uma plataforma multicanal. Além de possuir mais de 40 anos de atuação em território nacional. 

As ações da Wiz Soluções (WIZS3) proporcionam a conexão de dados, pessoas, empresas, conhecimentos do setor, além de oportunidades e necessidades que o setor possui. 

O que é a Wiz Soluções (WIZS3)?

A Wiz Soluções (WIZS3) centraliza sua atuação como corretora de seguros da Caixa Econômica Federal, operando com exclusividade na comercialização dos serviços de seguros, previdência, capitalização e consórcios, por meio dos canais de vendas da Caixa.  

A companhia é brasileira e está presente em todo o território nacional, suas ações são negociadas na bolsa de valores através do ticker WIZS3.

Além da Wiz Soluções, outras companhias também integram o setor de seguros, como a BR Insurance (APER3) e a Porto Seguro (PSSA3):

  • BR Insurance: a Alper Consultoria e Corretora de Seguros atua no setor de seguros, oferecendo seguros corporativos, massificados, de automóveis, além de linhas financeiras. Ressaltando que a empresa também oferece seguros pessoais de vida, saúde e previdência. 
  • Porto Seguro: a empresa centraliza suas atividades no ramo financeiro, focando em serviços patrimoniais e de automóveis. Possui ações negociadas na B3. 

Devido à importância da Wiz Soluções para o setor de seguros do Brasil, é interessante entender mais sobre o seu histórico e funcionamento.

Sendo assim, poderá proporcionar uma decisão mais bem fundamentada aos futuros investidores.

O que faz a Wiz (WIZS3)?

WIZS3 1

A atividade principal da Wiz Soluções (WIZS3) é referente a corretagem de seguros em diversos ramos. 

Por isso, dentre os principais produtos oferecidos pela empresa, estão:

  • Seguro habitacional;
  • Riscos especiais;
  • Seguro de vida;
  • Consórcios e serviços correlatos
  • Seguro prestamista;
  • Seguro patrimonial;

Por sua vez, o principal canal de distribuição no qual a companhia possui acesso, é referente a rede da Caixa, composta por 3.415 agências, 10.286 correspondentes bancários e 13.017 correspondentes lotéricos.

Como atua a Wiz (WIZS3)?

A Wiz, por seu uma empresa do setor de seguros, opera em todo o território nacional, possuindo mais de 1000 assistentes de venda em agências da Caixa. 

Além disso, o modelo de negócio da empresa possui uma baixa necessidade de ativos, além de baixos níveis de investimentos em capital fixo. 

Com isso, a empresa possui mais de 727 pessoas integrando seu quadro de funcionários, além 5500 seguros regulados por mês.  

Ações da Wiz (WIZS3): onde e como são negociadas?

O ticker da WIZ (WIZS3) é negociado na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Para realizar investimentos na empresa, será necessário acessar o home broker da corretora de valores de sua preferência.

Dessa forma, para comprar ações da Wiz, você deverá baixar o aplicativo de sua corretora preferida e abrir uma conta para aportar capital e realizar investimentos.

Após isso, basta transferir o valor que deseja aplicar e escolher as ações da Wiz, representadas na bolsa de valores pelo ticker WIZS3.

Características das ações da Wiz (WIZS3)

As ações da Wiz Soluções são negociadas na B3 (bolsa de valores brasileira) e possuem as seguintes características:

A classificação setorial da Wiz, segundo o site da B3, é: Financeiro / Previdência e Seguros / Corretoras de Seguros.

Já o Segmento de Listagem da Wiz é o Novo Mercado, que oferece preferência a empresas com bons níveis de governança corporativa e transparência em suas operações.

Sendo assim, a Wiz possui apenas ações ordinárias (WIZS3 ON), que dão aos seus acionistas a possibilidade de participar das decisões da empresa durante suas assembleias.

É importante ressaltar que elas também ofertam direito ao recebimento de dividendos, entretanto, não ocorre de maneira preferencial. 

As ações da Wiz oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 41,1%.

História da Wiz (WIZS3)

No ano de 1973 ocorreu a fundação da FENAE CORRETORA que possui a função de realizar a intermediação de seguros entre a Caixa e a Caixa Seguradora. Sendo assim, permaneceu instalada durante 30 anos na cidade do Rio de Janeiro. 

Por isso, a empresa continuou mantendo suas atividades no segmento de corretagem, intermediação de negócios e administração de bens. 

Dessa forma, foi em 2001 que a SASSE Seguradora tornou-se Grupo Caixa Seguros. Dado que, a francesa CNP Assurance, mediante a aquisição das ações da FUNCEF, assumiu o controle da Companhia em conjunto com a Caixa Econômica Federal. 

Em 2003, ocorreu a transferência da sede da FENAE CORRETORA para Brasília. Além disso, no mesmo ano foi implantado o modelo de Assistentes de Vendas.

Com isso, no ano de 2009, ocorreu a mudança da marca FENAE Corretora de Seguros para PAR Corretora de Seguros, buscando implementar a estratégia de intensificar a atuação da empresa no segmento de corretagem de seguros. 

No ano de 2012, houve a entrada da GP Investimentos e Caixa Seguradora no capital da Wiz. Além do mais, a PAR iniciou um ciclo de reestruturação, objetivando a modernização da empresa e o crescimento sustentável. 

O IPO da PAR Corretora ocorreu em 2015 e as ações da organização começaram a ser negociadas na B3. 

Sendo assim, em 2016 ocorreu a criação da Plataforma Multicanal. 

Por fim, no ano de 2017 que a PAR Corretora tornou-se Wiz. Além disso, no mesmo ano ocorreu o primeiro M&A da empresa, por meio da aquisição da Finanseg. 

Em 2017 também ocorreu o lançamento do Zim, um aplicativo do corretor de seguros, que objetiva inserir o corretor na era digital. 

Linha do tempo da Wiz (WIZS3)

  • 1973 – Ocorre a fundação da FANEA Corretora;
  • 2001 – A SASSE Seguradora tornou-se Grupo Caixa Seguros;
  • 2003 – Ocorre a transferência da sede da FENAE CORRETORA para Brasília;
  • 2003 – É implantado o modelo de Assistentes de Vendas;
  • 2009 – Ocorreu a mudança da marca FENAE Corretora de Seguros para PAR Corretora de Seguros;
  • 2012 – Houve a entrada da GP Investimentos e Caixa Seguradora no capital da Wiz;
  • 2012 – A PAR inicia um ciclo de reestruturação, objetivando a modernização da empresa e o crescimento sustentável;
  • 2015 – Ocorre o IPO da PAR Corretora;
  • 2016 – Criação da Plataforma Multicanal;
  • 2017 – A PAR Corretora torna-se Wiz e ocorre o primeiro M&A da empresa;
  • 2017 – Lançamento do aplicativo Zim. 

Como ganhar dinheiro com as ações da Wiz (WIZS3)?

wizs3 2

De início, é importante ressaltar que é possível ganhar dinheiro com ações da bolsa de valores de várias formas, dentre essas formas está o investimento em ações da Wiz (WIZS3). 

Além disso, a obtenção de lucros também se dá a partir do recebimento de dividendos da empresa, que podem ser utilizados como forma de reinvestimento ou renda extra

Lembrando que a Wiz possui em seu histórico um pagamento recorrente de proventos. 

Outra maneira de obter lucro com as ações da Wiz é aderindo a diversificação da carteira de ativos, criando uma carteira de investimentos diversos, estando eles na renda fixa ou renda variável

Com isso, é possível proteger o patrimônio das flutuações causadas por crises em alguns setores do mercado. 

Dessa forma, prevenindo seu patrimônio contra as flutuações causadas por crises gerais ou em setores específicos do mercado.

Vale a pena investir na Wiz (WIZS3)?

A Wiz Soluções é uma empresa atuando na distribuição de serviços financeiros e seguros, por meio de uma plataforma multicanal. 

Por isso, é importante ressaltar que os dividendos da empresa crescem constantemente, mesmo durante os anos que a economia não estava muito atrativa. 

No entanto, o fato da empresa trabalhar com exclusividade para a Caixa, pode ser considerado um contexto bem relevante.

Principalmente, diante do fato da exclusividade com a Caixa estar próxima de ser encerrada. Levantando o questionamento de que, junto a perda de exclusividade  com a Caixa Econômica Federal, os rendimentos da empresa possam vir a cair de forma expressiva.  

Sendo assim, para descobrir se a Wiz (WIZS3) pode ser considerada a melhor opção de investimento no setor de seguros, é importante realizar uma análise fundamentalista. Possibilitando assim, uma decisão de investimento mais assertiva.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *