Home Blog YDUQ3: comprar ou vender ações da YDUQS?

YDUQ3: comprar ou vender ações da YDUQS?

YDUQ3

A YDUQS (YDUQ3) é a nova marca da Estácio, empresa especializada em educação com atuação focada no Ensino Superior.

As ações da YDUQS (YDUQ3) integram parte da bolsa de valores brasileira, com participação do IBOV de 0,5%. Portanto, os papéis dessa empresa podem se tornar uma opção caso você acredite o setor de educação uma boa oportunidade.

O que é a YDUQS (YDUQ3)?

Em primeiro lugar, a YDUQS Participações S.A (YDUQ3) é o nome por trás da Universidade Estácio, conhecida por oferecer serviços no segmento de educação superior.

Embora tenha sido criada no ano de 1970, a empresa teve sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2007. A YDUQS vende suas ações na B3 pelo ticker YDUQ3.

Na bolsa de valores, a empresa possui mais de 309 milhões de ações gerenciadas, sendo 86,05% destas em free float.

Além dela, outras companhias fazem parte do setor de educação, sendo elas, por exemplo, a Ser Educacional (SEER3) e Anima (ANIM3):

  1. Ser Educacional: o grupo Ser Educacional está presente nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, em uma base consolidada de mais de 152 mil alunos.
  2. Anima: grupo empresarial educacional paulista. Conta com cerca 100 mil alunos e está presente em cinco estados com quatro instituições: Una, Universidade São Judas, UniBH e UniSociesc.

Sendo assim, diante a importância da YDUQS (YDUQ3) para seu setor, juntamente com seus concorrentes, é interessante compreender a história da companhia e seu modelo de negócio para fazer uma escolha assertiva.

O que é a YDUQS?

Em primeiro lugar, a principal atividade da YDUQS (YDUQ3) é a educação superior, como cursos preparatórios, graduações, pós graduações, mestrados e doutorados.

No entanto, também oferece educação para ensino médio. Além disso, a companhia oferece serviços no formato presencial e no modelo de ensino à distância.

Entre as suas marcas, estão, por exemplo:

  • A mais conhecida: Estácio;
  • Wyden Educacional;
  • Ibmec;
  • Unitoledo;
  • Damásio educacional;
  • SJT Med;
  • Athenas Educacional.

Sendo assim, é possível perceber que a empresa tem um estratégia de diversificação dos seus produtos dentro da seu nicho de educação.

Como a YDUQS atua?

A YDUQS (YDUQ3) tem atuação em todo território nacional e fez diversas aquisições. Em 2019, por exemplo, Estácio totalizava mais de 576 mil alunos, sendo a segunda maior rede de ensino do Brasil.

A empresa é formada por uma universidade, dez centros universitários e 37 faculdades credenciadas pelo MEC, sendo a marca mais conhecida do grupo.

Além disso, a companhia também se destaca pelo Ensino à Distância (EAD), que soma 674 polos.

Sendo assim, a empresa oferece, por exemplo, cursos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas, em graduação tradicional e tecnológica.

As ações da YDUQS (YDUQ3): onde e como negociá-las?

O ticker da YDUQS (YDUQ3) é vendido na bolsa de valores brasileira, conhecida como B3 também. Portanto, quem deseja compra ações da empresa pode fazer isso por meio de sistemas virtuais, como é o caso da plataforma de home broker.

Em primeiro lugar, vale dizer que a empresa possui ações ordinárias (YDUQ3 ON), as quais ofertam o direito de voto durante as assembleias empresariais.

Sendo assim, para comprar ações da YDUQS, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores. Esta, por sua vez, tem que estar credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em seguida, deve-se efetuar uma transferência TED, com o valor direcionado para o aporte. Por último, será possível escolher ações da YDUQS, referidas como YDUQ3 ON.

Características das ações da YDUQS (YDUQ3)

YDUQ32

Considerada uma Small Cap, a YDUQS (YDUQ3) possui um capital pulverizada. A empresas participa do IBOV (Índice Ibovespa) com 0,5%. Além disso, conta com 2,85% de participação no SMLL (Índice Small Caps).

A classificação setorial da YDUQS (YDUQ3), segundo as informações disponíveis na B3, é: Consumo Cíclico / Diversos / Serviços Educacionais.

Ainda, o segmento de listagem da YDUQS na bolsa de valores é o Novo Mercado, o tipo qual prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência.

Por último, as ações da YDUQS oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 86,05%%.

História da YDUQS

A história da YDUQS começa no ano de 1970, com a fundação da Faculdade de Direito Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

O responsável pela criação da universidade também é quem criou um projeto pedagógico inovador de referência na área.

Dois anos depois, em 1972, a Faculdade de Direito Estácio de Sá transforma-se em Faculdades Integradas Estácio de Sá. Isso acontece porque ela incorpora novos cursos de ensino superior.

É em 1988 que a Estácio conquista o status de Universidade e começa a crescer no município do Rio de Janeiro.

Já em 1996, a instituição se expande dentro do Estado do Rio de Janeiro, com unidades em Resende, Niterói e Nova Friburgo.

Em 1998, tem início a expansão nacional, com a criação do primeiro Conselho de Integração Social, órgão criado pra estreitar as relações do grupo com a sociedade civil.

Além disso, acontece a implantação da primeira faculdade privada de medicina do Nordeste.

Século 21

Em 2007, a empresa faz sua abertura de capital na Bolsa de Valores. Já no ano seguinte, os sócios-fundadores se associam à GP Investments na gestão da Estácio

A Estácio começa a oferecer cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) a partir do ano de 2009 e, em 2010, desenvolve um modelo de ensino focado no mercado de trabalho, com currículos integrados nacionalmente.

Já em 2011, o material didático construído passa a ser distribuído em um tablet, sem custos. O projeto inicia com os novos alunos de Direito do Rio de Janeiro e é expandido no ano seguinte.

A Estácio chega, em 2012, a outros Estados como, por exemplo, o Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Sul. No ano seguinte, em 2013, a empresa amplia a EAD e consolida presença em São Paulo com a compra da UniSeb.

Além disso, no mesmo ano, a instituição chega à Brasília e, ainda, realiza mais uma compra em Santa Catarina, a Assesc.

É em 2018 que a empresa lança turmas de Ensino Médio, no Rio de Janeiro. Junto a isso, nesse ano, chega a mais de 600 polos EAD, em todo o País.

Já em 2019, a instituição chega a mais de 8.000 docentes e 5.000 colaboradores administrativos, além de mais de 90 unidades, sendo 49 faculdades credenciadas e 11 centros universitários.

Além disso, nesse ano, a Estácio muda seu nome de Estácio Participações pra YDUQS, nome atual. Por fim, em 2020, vem a crise do coronavírus, que provoca a desvalorização da empresa na bolsa de valores.

Linha do tempo da YDUQS

  • 1970: Fundação da Faculdade de Direito Estácio de Sá, no Rio de Janeiro;
  • 1972: Faculdade de Direito Estácio de Sá transforma-se em Faculdades Integradas Estácio de Sá;
  • 1988: Estácio conquista o status de Universidade;
  • 1996: Instituição se expande dentro do Estado do Rio de Janeiro;
  • 1998: Criação do primeiro Conselho de Integração Social e expansão no território nacional;
  • 2007: Abertura do capital da empresa na Bolsa de Valores;
  • 2008: Sócios-fundadores se associam à GP Investments na gestão da Estácio
  • 2009: Surgem os cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD);
  • 2010: Instituição desenvolve um modelo de ensino focado no mercado de trabalho, com currículos integrados nacionalmente;
  • 2011: Distribuição do material didático construído por tablet, sem custos;
  • 2012: Chegada da Estácio no Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Sul.
  • 2013: Empresa amplia a EaD e consolida presença em São Paulo;
  • 2018: Lançamento de turmas de Ensino Médio, no Rio de Janeiro;
  • 2019: Instituição chega a mais de 8.000 docentes e 5.000 colaboradores administrativos, além de mais de 90 Unidades, sendo 49 faculdades credenciadas e 11 centros universitário;
  • 2019: Mudança de nome para YDUQS;
  • 2020: Crise do coronavírus e desvalorização da empresa na bolsa de valores.

Como ganhar dinheiro com as ações da YDUQS (YDUQ3)

YDUQ34

Há alguns modos de ganhar dinheiro com as ações da YDUQS (YDUQ3). O recebimento de dividendos, por exemplo, pode ser considerado um deles. Isso porque a empresa possui em seu histórico um pagamento recorrente de proventos.

Vale lembrar que dividendos são uma parcela retirada do lucro obtido por uma sociedade anônima. Assim, os investidores que querem investir com foco nisso, devem analisar o pagamento de dividendos por ação da empresa.

Além disso, é possível ganhar dinheiro através da venda de suas ações por um valor superior que o custo adquirido antes, como é comum na prática de trader.

No entanto, antes de realizar aplicações é fundamental descobrir o seu perfil de investidor e também os seus objetivos financeiros.

Sendo assim, é válido que o investidor fique atento a algumas questões. Por exemplo, é interessante buscar a diversificação da carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável.

Além disso, antes de comprar ações, se recomenda que o investidor analise a segurança, liquidez e rentabilidade dos papéis. Portanto, priorizar rentabilidade ou alta liquidez vai depender do investidor, pois é ele quem irá escolher ações para o curto, médio ou longo prazo.

Vale a pena investir na YDUQS (YDUQ3)?

Em primeiro lugar, a YDUQS (YDUQ3) se mostra como uma empresa de destaque no seu setor. Este, inclusive, se mostra como um nicho com bastante potencial de crescimento e desenvolvimento no País, o que pode ser um ponto positivo.

A empresa ainda, apresenta um baixo nível de endividamento e uma boa governança corporativa, que também podem ser um fatos atraentes. Contudo, é uma companhia que pode ser afetada por crises cíclicas, como foi o caso da pandemia do coronavírus.

Sendo assim, é interessante fazer uma análise fundamentalista e avaliar aspectos sólidos antes de decidir comprar ações da empresa.

Feito isso, por fim, será possível escolher comprar ou vender ações da YDUQS (YDUQ3) de forma mais segura. Essa prática, inclusive, vale para qualquer papel do mercado de ações.

A YDUQ3 é small, medium ou large cap?

A empresa é considerada uma Small Cap avaliada em R$8,8 milhões em 2020.

Quais são os concorrentes da YDUQ3?

Alguns dos concorrentes da YDUQS são o Ser Educacional e a Anima.

Qual é o segmento de listagem da YDUQ3?

A empresa está listada no segmento de Novo Mercado, que preferencia empresas com boa governança e alta transparência.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *