O boleto vencido pode causar dores de cabeça desde os juros e multas acrescidos pelo não pagamento na data estipulada, até o procedimento para atualização do boleto. O ideal é sempre pagar as contas em dia.
No entanto, o boleto vencido ganhou uma nova roupagem. Os juros e multas continuam existindo e devem ser evitados ao máximo. Contudo, existem novas regras sobre boleto atrasado.
O boleto vencido teve algumas alterações na plataforma de cobrança e na necessidade de ter que realizar o pagamento de contas em atraso na instituição bancária emissora. Essas alterações visam trazer mais praticidade para o pagador.
Onde pagar boleto vencido
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) desenvolveu um sistema de cobrança para que o pagador possa quitar o boleto vencido em qualquer banco. As novas regras para pagar boleto vencido permitem que o pagamento pode ser feito em qualquer agência, caixa eletrônico ou internet banking.
Atualizar boleto vencido
Além da dinamização da aceitação do pagamento, não é mais necessário emitir uma segunda via do boleto. O atual boleto irá gerar automaticamente no pagamento
- Juros do boleto vencido;
- Multas do boleto vencido;
- Horário-limite de pagamento não sofre alteração.
No entanto, nem todos os cobradores estão dentro dessa nova plataforma de cobrança. A FEBRABAN ocorre por etapas de implementação.
Ou seja, os registros para o recente modelo acontecem de acordo com a empresa ou instituição beneficiária.
Como calcular juros e multas
Antes de saber como calcular juros e multas, é válido lembrar que cadastrar o cartão no DDA e o débito automático pode ser um ótimo aliado para fugir das multas e juros por atraso de pagamento de boleto.
Ao pagar o boleto vencido esteja atento ao:
- Valor original do boleto;
- Data de vencimento;
- Data em que o boleto está sendo pago.
O Código de Defesa do Consumidor estipula o limite da multa no valor do boleto multiplicado por até 2%, onde o valor total da equação é acrescido ao valor original da conta.
Já para a cobrança da taxa de juros ocorre o percentual de até 1% a.m, ou seja, além dos 2% total, a cada mês é somado mais 1% de juros de mora ao valor original.
Dicas para pagar boletos
Alguns passos podem ajudar para não desorganizar o planejamento financeiro. Além de não ser necessário desembolsar um valor a mais do que seria pago inicialmente.
- Ter organização: em caso de boletos impressos, é recomendável separar um espaço específico para boletos pagos e para os que ainda serão quitados;
- Estar atento a data de vencimento: muitas contas ficam em atraso apenas por falta de atenção a data de vencimento;
- Cadastrar o débito automático de contas fixas: facilita na organização e não corre o risco de atrasar as contas. No entanto, essa opção deve ter alguns cuidados;
- Usar aplicativo ou planilha para controle financeiro: diversos aplicativos têm funções gratuitas para gestão de finança. O velho papel ou uma planilha também são boas opções para ter mais controle financeiro;
- Evitar deixar o pagamento para o dia de vencimento: optar por pagar a conta no dia do vencimento pode trazer muita complicação. Imprevistos acontecem, é preciso se prevenir.
Executar pequenas mudanças comportamentais fazem com que o boleto vencido não seja mais uma questão recorrente.