ETF da Bovespa: descubra como investir em BOVV11!

bovv11

Não faltam formas de adentrar no mercado acionário. Entre as maneiras possíveis, estão os ETFs, ainda pouco utilizado pelos brasileiros. Nesse universo, um dos mais conhecidos é o BOVV11.

O BOVV11 é um ETF que espelha o índice Ibovespa, composto por empresas responsáveis pela maioria do volume de negócios realizados na B3 diariamente.

Através da BOVV11, é possível aplicar na renda variável sem estar muito exposto a altos riscos. Como seu o desempenho depende da Bolsa de Valores brasileira, é fundamental que os investidores conheçam como ele funciona.

O que é BOVV11?

Em linhas gerais, como foi dito, o BOVV11 é um dos ETFs negociados na bolsa de valores do Brasil (B3), que replica o desempenho do índice Ibovespa (IBOV).

Também chamado de BOVV, ele funciona como um fundo de investimentos, sendo administrado por uma gestora e com uma rentabilidade atrelada à uma carteira teórica de ações.

Além do BOVV11, existem também outros ETFs que replicam o desempenho do Ibovespa, mas possuem suas próprias características. São eles, por exemplo, o BOVA11, BRAX11, XBOV11 e o PIBB11.

O que são ETFs?

Como o BOVV11 são um tipo de ETF, é interessante explicar o que são esses fundos de índice. Os ETFs, ou Exchange Traded Funds, são fundos de investimento negociados na bolsa de valores e no mercado que espelham determinados índices do mercado.

Esse investimento tem como objetivo ter um desempenho semelhante ao índice ao qual ele é referenciado. Sendo assim, sua composição de ativos é igual à composição do índice financeiro de referência.

Dessa forma, quem escolhe investir em ETF acaba possuindo uma carteira diversificada de ações sem precisar realizar aportes individuais nos papéis que compõem o índice.

Por que investir em um ETF?

Em primeiro lugar, vale dizer que os ETFs são indicados para os investidores que buscam uma carteira de ativos diversa, mas não desejam ter uma gestão ativa de seus investimentos, ou seja, escolher e acompanhar cada papel.

Com ele, é feita uma gestão passiva de investimentos, que promove a diversificação através de uma menor aplicação inicial de capital.

Isso porque o custo operacional acaba sendo menor se comparado ao investimento individual em cada ação do índice.

Quais os ETFs disponíveis no mercado brasileiro?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que existe uma variedade expressiva de fundos disponibiníveis para investidores nos mais diversos mercados financeiros do mundo.

Por exemplo, há os ETFs de renda fixa, ETFs de títulos, ETFs de segmento, ETFs de moedas e ETFs de commodities.

Entretanto, no Brasil, entre os fundos de índices mais comuns são referentes aos ETFs de renda variável. Ainda, o tempo de existência dos ETFs no País é curto: o primeiro ETF surgiu no Brasil no ano de 2004.

Sendo assim, vale conhecer alguns dos fundos de índice que estão disponíveis aos investidores no Brasil, além do BOVV11:

  • SMAL
  • DIVO

BOVA

BOVA, ou como também conhecido BOVA11, refere-se a um fundo de índice que está referenciado no índice Ibovespa. Dessa forma, grandes organizações negociadas na bolsa brasileira compõem os papéis desse índice.

Além disso, foi listado em 2008, sendo composto, principalmente, por papéis de empresas do setor financeiro, mineração, petróleo e bebidas.

SMAL

SMAL, ou SMAL11, é um fundo de índice que possui como base o índice BM&Fbovespa Small Caps, medindo assim o desempenho das ações Small Caps que estão listadas na bolsa brasileira.

Recente, o ETF SMAL11 foi listado no ano de 2008. Além disso, é composto por uma carteira teórica de papéis que possuem um menor valor de capitalização.

DIVO

Em segundo lugar, há o ETF DIVO, ou apenas DIVO11. Ele é referente ao índice IDIV da B3, sendo composto por empresas que oferecem boas condições de rendimentos, em relação, aos dividendos pagos aos acionistas do índice.

O ETF DIVO11 foi listado em 2012 e possui uma composição majoritária de companhias de serviços públicos, empresas de telecomunicações e por empresas de serviços financeiros.

Quais as características do BOVV11?

De início, para realizar investimentos no índice BOVV11, é relevante entender as características do fundo. Portanto, se reitera que o benchmark do BOVV11 é o índice Ibovespa.

Além disso, o gestor do ETF é a organização financeira Itaú Unibanco S.A, exercendo assim o papel de administrador. O fundo surgiu em julho de 2016 e possui uma taxa de administração de 0,30% ao ano.

Ainda, se ressalta que o BOVV11 não possui isenção de imposto de renda até R$20 mil reais de lucro mensal. Por fim, a alíquota é de 15% sobre o lucro.

Como investir em BOVV11?

Para realizar investimentos em BOVV11, é válido realizar a abertura de conta em uma corretora de valores de sua confiança. Em seguida, é necessário selecionar o fundo de índice BOVV11 e realizar a transferência do valor desejado para a corretora escolhida.

Depois, o investidor precisará realizar a emissão da ordem de compra da ação que está desejando adquirir pelo home broker da corretora, uma plataforma oferecida para realizar operações de compra e venda de ativos na bolsa.

No entanto, antes de realizar investimentos no índice, recomenda-se que o acionista busque manter-se atualizado quanto as diversas informações disponíveis sobre o BOVV11.

Além disso, lembra-se que o BOVV11 é ideal para investidores que optam por investir em renda variável. Junto a isso, são também investidores que não possuem tempo para analisar individualmente as ações antes de realizar a aquisição para compor a carteira.

Como funciona a rentabilidade do BOVV11?

O desempenho do ETF BOVV11 depende somente do retorno obtido pelo Ibovespa, que serve como termômetro que mede o ânimo da Bolsa de Valores.

No entanto, esse tipo de investimento representa uma carteira de ações teórica com as maiores empresas listadas na Bolsa.

A metodologia de escolha de empresas que farão parte do conjunto de ações do Ibovespa segue dois critérios fundamentais:

  • Liquidez: apenas ações com presença em mais de 95% dos pregões do último ano;
  • Volume transacionado: as ações escolhidas devem ter volume financeiro relevante (0,1% do total negociado na Bolsa).

Após isso, são escolhidas para a carteira teórica as ações que representam, em conjunto, 85% das negociações.

Quais as vantagens do BOVV11?

bovv11 1

Algumas vantagens do BOVV11 são a fácil diversificação de ativos e o custo baixo de aplicação em comparação com ativos semelhantes.

Com o BOVV11, o investidor consegue diversificar todo o seu investimento em dezenas de empresas listadas na B3 apenas comprando um único ativo.

Além disso, em comparação com os Fundos de Investimentos, que cobram Taxa de Administração e, em alguns momentos, Taxa de Performance, o ETF BOVV sai muito mais barato.Isso também ocorre devido ao baixo custo das gestoras dos ETFs, que é em média 0,3% ao ano.

Quais as desvantagens do BOVV11?

Existem algumas desvantagens do BOVV11 que se destacam. Em primeiro lugar, se lembra que o desempenho do índice Ibovespa, que serve como referência para o BOVV, dá maior peso para as maiores empresas da bolsa.

Por conta disso, empresas como as de mineração e petróleo, bastante dependentes da ciclicidade das commodities, acabam oscilando bastante em determinados períodos, o que afeta diretamente a rentabilidade do BOVV11.

Outro ponto a se observar é o método de seleção da carteira teórica do Ibovespa, que depende de critérios quantitativos.

Isso faz com que os fundamentos das empresas que fazem parte do índice não sejam levados em consideração, como a qualidade de governança e o valuation.

Vale a pena investir no BOVV11?

O BOVV11 oferece bastante praticidade para quem deseja investir na renda variável. Junto a isso, por ter um desempenho diretamente relacionado ao da Bolsa brasileira, ele acaba oferecendo bons rendimentos.

No entanto, como dito, não são observados critérios secundários das empresas, que muitas vezes são fundamentais para uma boa diversificação de ativos com correlação negativa.

Mesmo assim, se você for um investidor iniciante ou tiver pouco tempo para investir, o BOVV11 pode ser uma boa opção para ter mais rendimentos do que na renda fixa. Tudo vai depender do seu perfil de investidor.

O que é o BOVV11?

O BOVV11 é um dos ETFs negociados na bolsa de valores brasileira que replica o desempenho do índice Bovespa (IBOV).

Qual a importância do BOVV11?

O benchmark do BOVV11 é o índice Bovespa. Sendo assim, trata-se de um fundo que envolve um dos índices mais importantes do País para a bolsa de valores.

Como investir no BOVV11?

Em primeiro lugar, para investir nesse ETF, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores. Em seguida, será possível transferir o valor desejado ao fundo.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento