Mensurar o Brand Lift é bastante importante para nortear o resultado das ações de empresas. A partir dele, é possível observar a eficácia das estratégias de marketing utilizadas pelo negócio.
No entanto, muitos empresários ainda não sabem como detectar o Brand Lift de sua marca. Por conta disso, vale a pena entender mais sobre esse tema.
Mas afinal, o que é Brand Lift?
O Brand Lift é uma estratégia de percepção dos resultados de uma campanha publicitária para a relação da marca com seus clientes.
É através desses dados que a empresa observa os impactos da sua transmissão de mensagens no processo de conquista do consumidor.
Entre os dados oferecidos pela mensuração de interesse, estão:
- Recall;
- Favorabilidade;
- Reconhecimento de marca;
- Intenção de compra;
- Interesse de compra.
A partir dessas informações, é possível fazer ajustes em campanhas existentes e criar novas estratégias de interação com o público.
Como funciona o Brand Lift?
Não basta saber o que é a mensuração de marca se você não souber a forma como ele funciona.
Comumente, ela é feita através de dois tipos de pesquisa, questionando:
- Quem foi exposto às campanhas;
- Quem não teve acesso a algum esforço de comunicação.
Após isso, os resultados são comparados, demonstrando o “Lift” (ou resultado) da campanha.
Vale lembrar que ‘Brand’ está relacionado ao termo branding, que representa a percepção da marca pelo público.
Como fazer um monitoramento de marca com o Brand Lift?
A pesquisa de Brand Lift tem o objetivo principal de entender a reação dos consumidores após alguma ação de marketing.
Mas você sabe quais perguntas são importantes no estudo de Brand Lift?
É preciso que os questionamentos sejam desenvolvidos a partir das seguintes métricas:
- Awareness: conhecimento da marca e de seus produtos e serviços, nesse caso, geralmente se almeja a posição de top of mind;
- Atitude perante a marca: opinião acerca da qualidade, valores e atratividade da empresa;
- Intenção de compra: possibilidade dos consumidores comprarem algo da marca;
- Apelo: o quanto o consumidor gosta da empresa;
- Recall: o nível de lembrança de uma ação publicitária específica.
Uma boa forma de encontrar esses dados é através de ferramentas de pesquisa NPS (Net Promoter Score). Elas servem para medir a satisfação e lealdade dos clientes.
Na elaboração dessas perguntas, é preciso direcionar o consumidor para que ele informe todos esses dados.
Como exemplos de perguntas de Brand Lift, temos:
- Você se lembra de ter visto algo sobre a Marca X na última semana? Se sim, onde?
- Qual a primeira coisa em sua mente ao lembrar da Marca X?
- Você recomendaria algum produto da Marca X para seus familiares?
Elas são bastante utilizadas em vídeos no Youtube, por exemplo. Assim, ficando possível obter informações sobre a percepção da marca do cliente de uma maneira simples e prática.
Quais os benefícios de fazer uma pesquisa de Brand Lift?
Utilizar perguntas concisas para mensurar o impacto das campanhas de marketing oferece diversos benefícios para qualquer empresa.
Isso porque, através dessas informações, os negócios conseguem identificar incompatibilidades com seus consumidores. Assim, conseguindo alinhar suas expectativas e desenvolver novas estratégias de marketing.
Por isso, vale a pena implementar o Brand Lift pela sua empresa e aproveitar os resultados obtidos através dessa pesquisa. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!