Comprar um veículo pode ser algo que pesa bastante no bolso. Por isso, algumas instituições financeiras e bancos criaram o financiamento com a modalidade de carro alienado.
O carro alienado funciona como um tipo de arrendamento ou empréstimo do veículo, mas que, ao final do pagamento das parcelas e dívidas, ele passa a ser do titular.
Portanto, o carro alienado é uma modalidade de veículo que foi financiado por uma instituição financeira ou banco.
Nesse caso, o carro é dado como garantia caso o titular não cumpra com o acordo e não pague as parcelas do financiamento.
Assim como outras formas de financiamento, é necessário disciplina e educação financeira para alienar um veículo.
Como saber se um veículo está alienado?
O veículo alienado é aquele que está como garantia em uma ação de financiamento.
Por isso, para checar a essa informação, é preciso entrar no site do Detran do estado em que o carro estiver registrado e consultar os débitos existentes.
Para realizar a consulta será preciso:
- O número da placa do veiculo;
- O número de RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores, ou seja, o número de registro presente no documento do carro).
Além de poder consultar se o veículo foi financiado ou se ainda está alienado, será possível ver as multas que o veículo tem, além de furtos, adulterações de chassi e outros.
É possível desalienar um veículo e vendê-lo
Como tirar alienação de um veículo? A alienação veicular vem do termo alienação fiduciária que é um modelo de garantia e transferência de bens, imóveis e propriedades, como forma de pagamento de uma dívida.
Para desalienar um veículo, é necessário quitar a dívida por completo. Só assim, o automóvel será desalienado.
Entretanto, é possível transferir a dívida de um carro alienado para outra pessoa. Dessa maneira, o novo beneficiado terá que arcar com a dívida junto à instituição ou ao banco.
Portanto, a venda de um veículo alienado consiste na transferência da dívida de um individuo para outro.
Vale lembrar que essa transferência só pode ocorrer com a aprovação de um banco ou instituição financeira.
Os riscos e cuidados de um carro alienado
No momento de compra ou transferência de dívida de um veículo alienado, é preciso se ater a alguns riscos e cuidados, entre eles estão:
- O veículo pode apresentar parcelas em atraso, isso gera altas taxas de juros e em alguns casos não compensa realizar a compra do veículo;
- O carro pode apresentar multas e elas serão transferidas integralmente para o novo dono;
- Não pode ser realizado um contrato de gaveta ou de boca, mas sim ser formalizado juntamente com a prestadora do crédito/financiamento;
- Em alguns casos há o esquecimento de transferência do veículo para o nome do novo dono. Isso só pode ser realizado pelo antigo titular do veículo e instituição que concedeu o financiamento não terá envolvimento;
- É preciso ter cuidado ao firmar um contrato de financiamento, deve-se ter certeza que poderá arcar com o pagamento das parcelas.
Por fim, o carro alienado é uma transação que deve ser buscada quando quiser evitar altas taxas de juros. Entre as opções de crédito, ele se destaca pela sua taxa de juros baixa. Entretanto, a melhor opção para comprar um carro continua sendo o pagamento à vista.