O que é o cartão de crédito empresarial? Vale a pena ter um?

cartao de credito empresarial

No Brasil, com a crescente onda de utilização de crédito, negócios e pessoas buscam alternativas para reduzir os custos com taxações e ainda, controlar os gastos. Dessa maneira, o cartão de crédito empresarial oferece para empresas esse poder de compra e controle.

O cartão de crédito empresarial funciona da mesma forma que um cartão de crédito comum, a não ser pelo fato de, obrigatoriamente, deve estar registrado em nome de uma pessoa jurídica. Além disso, ele apresenta algumas peculiaridades, como juros reduzidos e baixa anuidade.

Então, o cartão de crédito empresarial é um tipo de cartão que baseia a sua abertura em um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), ou seja, somente empresas têm acesso a essa modalidade e podem, com ele, ter um maior controle dos gastos realizados. Isto é, uma forma de educação financeira.

Como funciona o cartão de crédito empresarial?

O cartão de crédito para empresas atua de forma similar ao cartão de crédito convencional de uma pessoa física.

A grande diferença é que ele é um cartão de crédito para pessoas jurídicas e tem o nome de uma empresa como titular do cartão.

Com o cartão empresarial é possível ter “dependentes”, no caso, os funcionários ou até mesmo clientes e existem duas modalidades de cartão empresarial:

  • Centralizado: portadores compartilham tanto o limite quanto a fatura, mas geralmente, o pagamento vem por parte da empresa. Por exemplo, os funcionários vão viajar e a empresa custeará, o cartão entra em cena para viabilizar e facilitar esse trâmite;
  • Individual: cada funcionário portador de um cartão (como um dependente), tem limite próprio e deve, respectivamente, pagar a sua fatura.

Quais são as vantagens do cartão de crédito para empresas?

O cartão de credito para empresa apresenta uma forma simplificada de abordar despesas e eventualidades durante o curso comercial.

Em alguns casos, é possível até mesmo, obter um cartão para os funcionários e oferecer benefícios como os programas de milhas.

Portanto, entre as vantagens do cartão de crédito empresarial:

  • Permite visualizar e monitorar despesas: o cartão empresarial ajuda a monitorar os gastos de uma empresa. Por exemplo, acontece um imprevisto em uma viagem a negócios, e o funcionário terá que pagar para ser compensado depois, agora, não mais;
  • Auxilia a conciliar gastos: ao invés de conter mais de um cartão, é possível centralizar as dívidas e, assim, saber quais foram os gastos realizados por determinados funcionários na medida das concessões;
  • Maior limite: devido ao estilo de contrato, geralmente, os cartões de crédito para empresas apresentam limites proporcionalmente maiores;
  • Taxas e juros menores: como é uma modalidade mais segura para as operadoras de cartão, elas tendem a ofertar melhores condições de juros e anuidades mais em conta;
  • Participação em clube de pontos: é comum a prática de clubes em que cada compra equivale a um tipo de pontuação, com premiações variantes, desde milhas para passagens aéreas e até mesmo eletrodomésticos.

Em contrapartida as desvantagens do cartão de crédito empresarial:

  • Risco de endividamento: assim como todo tipo de crédito, o cartão abre margem para o endividamento e pode ocasionar um descontrole financeiro. Consequentemente, por apresentar limite mais alto, seu valor de dívida tende a ser exponencialmente maior;
  • Pode não ser a melhor opção: nem sempre o cartão empresarial é a ferramenta certa, dependerá do perfil. Existem cartões que inclusive, não apresentam anuidade e por vezes, mais vale o pagamento a vista, que apresenta descontos, do que a crédito.

Por fim, o cartão de crédito empresarial apresenta uma maneira simplificada de reunir os gastos que uma organização tem. Além disso, permite que os funcionários não se preocupem sobre gastar primeiro e aguardar a compensação, basta utilizar o cartão.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento