O cartão de loja é constantemente oferecido aos clientes com diversas vantagens e pouca burocracia. Contudo, apesar da facilidade ele pode se tornar uma dívida e até mesmo causar um superendividamento.
Nesse caso, é evidente que muitas pessoas possuem dúvidas sobre o funcionamento do cartão de loja. Por isso, é preciso estar atento as boas práticas da educação financeira como por exemplo: quais são as condições desse serviço, juros e afins.
Sendo assim, o cartão de loja é um meio de fidelização do cliente. Ele possui condições diferenciadas de pagamento e modalidades específicas.
Como funciona o cartão de loja?
Existem três tipos diferentes de um cartão de loja.
O Private Label é de uso exclusivo da loja, já que não possui bandeira. A cobrança acontece por meio da fatura e o parcelamento segue o padrão do estabelecimento emissor. Ele é mais vantajoso para pessoas que compram muito em somente uma loja, se com isso proporcionar descontos e vantagens especiais.
Já o Co-branded, pode ser utilizado em qualquer estabelecimento. Geralmente eles são feitos em parcerias entre bancos e lojas.
O Híbrido é a junção dos dois, por possuir bandeira. Mesmo podendo ser utilizado em qualquer estabelecimento, pode possuir condições exclusivas na loja em que o cartão foi emitido. Ele é ideal para pessoas que além de comprarem no estabelecimento, não querem perder a comodidade do cartão de crédito tradicional.
O que é bandeira de cartão?
É a empresa responsável por gerenciar e validar o cartão. Alguns estabelecimentos trabalham com opções para o cliente escolher. Porém, outros optam exclusivamente por uma única bandeira.
Entre as bandeiras de cartão mais utilizadas, estão:
- Elo;
- Visa;
- MasterCard;
- American Express;
- Hipercard;
- Alelo.
Como fazer um cartão de loja
Por terem o objetivo de fidelizar o cliente, a maioria dos cartões possuem pouca burocracia no processo de criação.
Geralmente, as empresas só pedem o RG e CPF. Isso ocorre pois algumas usam esses documentos para consultar o nome do cliente nos órgãos de consulta de crédito. Porém, isso não é uma regra.
Existe também a possibilidade de criar o cartão pela internet e muitas vezes as exigências são até menores:
- Cadastro na loja;
- Informar RG e CPF;
- Idade (+18 anos);
- Endereço;
- Contato.
Em algumas lojas também pode ser exigido o comprovante de residência e de renda, tanto pessoalmente quanto online. Nesses casos, o limite de crédito costuma ser proporcional à renda e pode chegar a altos valores.
Cada empresa possui suas exigências, mas em geral, é bem mais fácil fazer um cartão de crédito de loja do que um de banco. Até porque, os de uso exclusivo na loja são como um tipo de crediário.
Algumas empresas também possuem um processo de migração. Nele, o cliente primeiro recebe o cartão com mínimas exigências em formato Private Label, de uso exclusivo na loja.
Depois, com um histórico de crédito, ele adquire a possibilidade de migrar para o modelo co-branded. Assim, tem a chance de utilizar o cartão nos demais estabelecimentos que aceitem a bandeira escolhida.
Vantagens dos cartões de loja
Antes de fazer um cartão em uma loja, é interessante saber se ela oferece alguns tipos de privilégios para o cliente.
- Isenção de anuidade;
- Baixa taxa de juros;
- Maior parcelamento;
- Descontos exclusivos.
Se você já possui um cartão ou está em dúvida entre qual escolher, é interessante analisar o valor e a quantidade de taxas. Mesmo que a maioria das lojas ofereçam anuidade gratuita, muitas acabam compensando esse valor em outras taxas.
Vale a pena fazer um cartão de loja?
Se você já possui um cartão de crédito tradicional, é preciso pensar duas vezes antes de criar um novo cartão, seja ele fidelizado ou não. Entretanto, existem ainda outras formas de analisar se o cartão de loja é a melhor opção.
Se a loja oferece promoções, descontos significantes e um grande número de parcelamentos, já é um bom início. Porém, não é suficiente para se decidir.
Muitos estabelecimentos acabam compensando os descontos em diversas taxas embutidas nos produtos ou no próprio cartão. Além disso, se a taxa de juros dos cartões de loja e a anuidade superarem o valor do seu cartão atual, o cartão de loja claramente não é a melhor opção.
Caso você perceba que as vantagens oferecidas são realmente vantajosas para o seu estilo de compra, vale cogitar esse tipo de cartão. Entretanto, sempre tenha cuidado com a quantidade. O acúmulo deles pode ocasionar um descontrole financeiro e a criação de dívidas.
Como cancelar o meu cartão?
Se você já fez seu cartão, mas percebeu que está saindo no prejuízo, a melhor opção é o cancelamento antes de maiores problemas.
Para cancelar um cartão de loja, é preciso ser o titular do cartão. Ele deve verificar se existem faturas em aberto.
Caso existam débitos e você não esteja conseguindo fazer o pagamento, entre em contato com a administradora. Com isso, você pode fazer uma renegociação da dívida e efetuar o cancelamento.
Porém, se não existe nenhuma questão pendente, entre em contato com a central de atendimento da loja. Se preferir, você pode ir pessoalmente no estabelecimento e fazer o cancelamento.
Dessa forma, se a criação de um cartão de loja é uma opção, escolha a loja mais adequada e se atente às condições oferecidas.