A evolução do e-commerce e vendas online mudaram a forma como os consumidores fazem compra. Para tornar ainda mais prática e segura essa experiência tecnológica, foi criado o cartão virtual.
O cartão virtual dificulta a clonagem de cartões e outras técnicas de fraude, comumente usadas por criminosos do mundo virtual (como é o caso do phishing).
Como funciona o cartão virtual?
O cartão virtual é um número de cartão gerado por alguns bancos exclusivamente para compras online ou por telefone. O cartão de crédito virtual é diretamente ligado ao titular (físico), mesmo que tenham números e código de segurança distintos.
Cada banco opera o cartão virtual do seu jeito, entenda a diferença entre alguns dos bancos que oferecem esse serviço e como criar o cartão digital em cada um deles:
Banco do Brasil
O cartão virtual do banco do brasil é chamado Ourocard-e. Ele pode ser gerado por qualquer pessoa que tenha o Ourocard pelos aplicativos do banco do brasil.
O limite do cartão é escolhido pelo cliente, sendo o limite máximo o mesmo do cartão titular. O cliente também define a data de validade, a quantidade de transações e se estará habilitado para compras no exterior.
A fatura do cartão online será lançada juntamente à do seu cartão principal.
O cartão para compras na internet pode ser cancelado a qualquer momento pelo cliente, e nenhuma taxa adicional é cobrada por sua utilização.
Caixa
O cartão digital da caixa é exclusivo para titulares de alguns determinados cartões do banco.
As compras efetuadas nele serão lançadas na fatura do cartão titular e não é cobrado nada para gerá-lo. E além disso, o limite do cartão digital é definido pelo próprio cliente, respeitando o limite do cartão titular.
Itaú
Você pode gerar o cartão virtual pelos aplicativos do Itaú ou do itaucard.
Diferente de alguns, o cartão digital do Itaú só pode ser usado uma única vez. Toda vez que que você quiser fazer um pagamento online com um cartão virtual irá precisar gerar um novo número e código.
O limite do cartão é o mesmo do cartão titular e se você faz parte de algum programa de fidelidade, os pontos serão computados normalmente.
Os gastos estarão atrelados ao cartão físico, e não haverá taxa para gerar o cartão online.
Nubank
O cartão digital pode ser gerado diretamente pelo aplicativo a partir do momento que o cliente tem seu cadastro aprovado, mesmo sem o cartão físico.
Diferentes dos outros, você pode usar o cartão para se cadastrar em sites, apps e serviços digitais, como por exemplos Ifood e Uber. O cartão virtual funciona como um segundo cartão, conectado a mesma fatura e limite do cartão titular.
Além disso, diferente dos demais, o cartão virtual nubank, não precisa ser gerado para cada nova compra, basta gerar apenas uma vez ou cancelar o serviço quando não precisar.
Quais são as vantagens dos cartões digitais?
Existem algumas diferenças quanto as políticas de cada banco para o cartão digital. Mas, mesmo assim, eles compartilham de diversas vantagens em comum:
- Segurança, dificultando a clonagem de dados dos usuários;
- Você determina o limite do cartão;
- Você pode usá-lo mesmo antes de obter o cartão físico;
- Não é cobrada nenhuma taxa extra pelo uso do cartão;
- É um cartão para compras na internet e por telefone.
O cartão virtual é mais um dos ótimos recursos desenvolvido para tornar as compras online ainda mais práticas e seguras. Consulte seu banco para mais informações sobre o assunto e comece a usar o seu.