O dinheiro tem muito valor, com ele é possível comprar coisas básicas para sobrevivência, bens, obter conforto e maior segurança para conseguir se manter financeiramente estável. Por isso, a casa da moeda possui um papel relevante na economia, sendo responsável pelo papel e a moeda que faz a economia brasileira girar.
Diante disso, existe uma ampla curiosidade em como saber como o dinheiro é fabricado. Assim, é válido ressaltar que casa da moeda brasileira é uma das instituições mais antigas do Brasil e a produção do dinheiro é feita diariamente por essa instituição.
O que é a casa da moeda?
A casa da moeda do Brasil (CMB) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda que é responsável pela emissão monetária do país. Ou seja, no local fabrica-se a moeda e o papel-moeda que circula na economia brasileira.
A CMB também tem a função de produzir passaportes, documentos de segurança, selos fiscais, selos postais, diplomas, certificados e outros tipos de produtos gráficos de segurança.
Além disso, a empresa também é responsável por emitir produtos na área metalúrgica, como:
- Medalhas comemorativas;
- Comendas;
- Distintivos e moedas utilizando metais como ouro e prata.
Quais as funções da casa da moeda?
Dentre as principais funções da casa da moeda, estão:
- Executa a fabricação de papel-moeda, medalhas comemorativas e moeda metálica;
- Realização de impressão de selos, sendo eles: fiscais, postais e federais;
- Impressão de títulos da dívida pública;
- Realiza a fabricação de passaportes para utilização do Governo Federal;
- Mantém atividades referentes ao controle fiscal.
Ressaltando que a casa da moeda ainda realiza a venda de moedas comemorativas, que são autorizadas pelo Banco Central sendo referentes a quantidades determinadas.
Qual a relação da casa da moeda com o Banco Central?
Em território nacional, a CMB possui atuação como empresa pública. Por isso, entende-se que a mesma compõe a administração indireta, estando obrigatoriamente associada a um órgão federativo. Sendo este, a União.
Além disso, outras instituições adotam o mesmo modelo de personalidade jurídica, sendo elas:
- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES);
- Caixa Econômica Federal;
- Correios.
Sendo assim, é importante frisar que a casa da moeda atua como um instrumento de ação utilizado pelo Banco Central.
Lembrando que o Bacen é o responsável por definir quanto de dinheiro deverá ser impresso, principalmente, porque a quantidade de capital que está em circulação no mercado pode ter impacto direto na economia, devendo estar alinhado às vertentes da política econômica.
Dessa forma, conclui-se que a casa da moeda do Brasil (CMB) realiza a fabricação, de forma exclusiva, do dinheiro nacional para o Banco Central do Brasil ou BACEN e como já dito anteriormente, é o órgão federal que possui como responsabilidade efetuar a distribuição, emissão e manter o controle do meio circulante.
História da casa da moeda
A casa da moeda é uma empresa pública que possui vínculo com o Ministério da Fazenda.
Assim, sendo fundada em 1964, a empresa já acumula mais de 325 anos de existência.
A história da casa da moeda tem início quando ocorre a criação no Brasil Colônia, por governantes portugueses, de uma empresa com a função de fabricar moedas com o ouro que decorria das minerações.
Sendo assim, no ano seguinte à fundação, ocorreu a cunhagem das primeiras moedas originalmente brasileiras, na cidade de Salvador, que tornou-se a primeira sede da casa da moeda do Brasil, realizando a substituição de moedas estrangeiras que circulavam em território nacional.
Foi em 1695 que surgiram as primeiras moedas oficiais do Brasil, sendo elas em réis de ouro e prata, ficando conhecidas como “série das patacas”.
Alguns anos passaram-se e, em 1843, utilizando técnicas “intaglio”, a CMB começou a imprimir o selo “Olho de Boi”, considerado o primeiro das Américas e o terceiro do mundo.
Década de 90
No ano de 1969, se lançou cinco diferentes denominações de cédulas brasileiras, sendo uma surpresa para os especialistas internacionais.
Portanto, foi em 1994, que a CMB obteve participação ativa na implantação do Plano Real.
E, a partir de 2008, a empresa passou por um amplo processo de modernização. Sendo marcado pela aquisição de linhas de produção de cédulas.
Dessa forma, observa-se que a CMB possui a capacidade de fabricação que possibilita atender grande parte do meio nacional, atuando em três turnos de operação.
Além disso, o processo de fabricação de cédulas envolve profissionais da área técnica, engenharia de produto, produção e design. Podendo contar com o que há de mais moderno no mercado internacional. Sendo assim, o processo de fabricação de cédulas passa pelo processo de cunhagem, contagem e embalagem.
Fabricando produtos na área de metalúrgica, por meio da utilização de metais nobres como ouro e prata.
Já na área de impressos, a casa da moeda possui a função de produzir documentos de segurança como passaportes, diplomas, certificados e produtos gráficos relacionados a segurança.
Como funciona a fabricação do dinheiro?
Como a casa da moeda é a única instituição brasileira autorizada a fabricar o papel-moeda, então, junto ao Banco Central (BACEN) é decidida a quantidade de cédulas e moedas que devem circular pelo país.
No entanto, é o Banco Central que fica responsável pela emissão, distribuição e controle os meios circulantes. Porém, é o presidente do banco, junto ao governo, que define a quantidade de dinheiro que deve circular.
Assim, em 2019, emitiram-se aproximadamente 1,5 bilhão de unidades monetárias.
E se faltar dinheiro?
Mesmo existindo órgãos responsáveis pelo controle econômico, uma crise financeira pode fazer com que dinheiro falte.
No entanto, mesmo a casa da moeda sendo a instituição responsável pela fabricação monetária, ela não pode simplesmente produzir mais dinheiro para ser distribuído.
Pois, isso causaria uma hiperinflação, ocasionando a desvalorização da moeda brasileira. Já que mesmo tendo mais dinheiro circulando, possivelmente a produção das empresas não cresceria.
Portanto, isso iria sobrecarregar o mercado a ponto da demanda da população por produtos aumentar e não ter oferta o suficiente. O que levaria ao aumento dos preços e, consequentemente, ao descontrole econômico.
Desta forma, a casa da moeda pode ser considerada um dos órgãos mais importantes do país. Pois, além da responsabilidade em produzir o papel-moeda, a empresa também é responsável pela produção de documentos de interesse da população.
O que é a casa da moeda?
A casa da moeda é uma empresa pública, responsável por fabricar a moeda e o papel-moeda que circula no Brasil.
Quando fundou-se a casa da moeda?
Se fundou a casa da moeda em 1964.
Qual a relação da casa da moeda com o Banco Central?
O BACEN é responsável por decidir o quantitativo de cédulas e moedas que devem ser fabricadas pela casa da moeda para, logo após, entrarem em circulação no país.
2 respostas
mito bom este resumo informativo
A Casa da Moeda do Brasil juntamente com o Banco Central do Brasil tem nos ajudado significativamente..
Eu sou segurado, beneficiário do INSS e a PREVIDÊNCIA SOCIAL. Graças a Deus e Jesus Cristo e umas Empresas que ajudaram a aposentar e isso é muito importante nesse cenário na minha vida, ganhar o meu dinheirinho. Ao qual, eu ajudo minha mãe, meus 02 filhos e me sirvo também comprando alimentos, medicamentos, roupas, calçados, material de limpeza onde eu moro com minha mãe. Eu parabenizo o Ministro do Trabalho e Previdência Social pela competência por eles estarem no cargo que cabe a eles e o sucesso pelo trabalho árduo. A Casa da Moeda do Brasil educadamente e o Banco Central do Brasil são nota 1000. Obrigado!!! Tchau um abraço!!!