Os dois maiores sonhos de consumo do brasileiro são a casa e o carro próprio. No entanto, as limitações financeiras fazem com que um sonho tenha que acontecer com um tempo de distância do outro. A partir daí surge a questão entre qual escolher primeiro: casa ou carro.
Fazer a decisão financeira entre casa ou carro envolve uma série de fatores. Um deles está ligado ao contexto social. Isto é, possuir esses dois bens é visto quase como um sinônimo de sucesso.
Para não cair em armadilhas do que é imposto socialmente, é preciso conhecer as prioridades e as condições financeiras. A aquisição de qualquer bem, produto ou serviço com consciência é um passo fundamental para não ter problemas com o dinheiro.
Sonho da casa própria
A ação de comprar casa é vista como um ato de liberdade e autonomia, principalmente para aqueles que vão morar só pela primeira vez.
Por isso, essa aquisição vem acompanhada de diversos quesitos emocionais que podem prejudicar mais do que ajudar.
É essencial ter metas e objetivos, mas é preciso ter cautela para compreender o que é palpável e o que não é. Não sendo palpável, é necessário traçar um plano para conseguir alcançar o tão desejado objetivo.
Ou seja, o problema não está em adquirir um imóvel. O problema está em adquirir um imóvel sem planejamento, fazendo com que o sonho se torne um pesadelo, prejudicando muitas vezes o estilo de vida em que se vive, por motivos de dívidas, por exemplo.
Comprar casa ou carro?
Antes de tudo, é preciso entender que nem toda compra é um investimento em si. Muito dos bens podem gerar despesas. Por isso, é preciso pensar no antes, durante e depois da aquisição, seja para comprar carro ou comprar casa ou apartamento.
Vantagens de comprar um imóvel
- Maior privacidade;
- Não precisa pagar aluguel;
- Pode se valorizar com o tempo.
Desvantagens de comprar um imóvel
- Maior desembolso de valores inicialmente;
- Custo de manutenção.
Vantagens de comprar um carro
- Possibilidade de um custo menor a um imóvel;
- Menos burocracia;
- Melhora na mobilidade.
Desvantagens de comprar um carro
- Desvalorização rápida;
- Custo de manutenção.
Casa ou carro: Dicas para comprar o primeiro imóvel x Dicas para comprar o primeiro carro
Além do planejamento financeiro, o comprador também precisa estar atento em outros aspectos se quiser fazer um bom negócio. Por exemplo, pesquisar muito, projetar gastos e ter uma reserva financeira são tópicos cruciais para o sucesso da compra a longo prazo.
Ou seja, em ambas as opções as necessidades de planejamento e organização são as mesmas. Isto é, ambas as alternativas se tratam de uma compra que custa um certo recurso financeiro.
Casa ou carro, qual escolher?
Para escolher a melhor alternativa, é preciso saber a fundo as próprias necessidades. Isso significa não ser motivo pela emoção ou por pressões sociais. Conhecer os próprios recursos financeiros e as próprias urgências é essencial.
Optar por uma casa ou carro em primeiro lugar de compra, não altera o fato de se fazer um novo planejamento para adquirir o outro bem no futuro. Uma forma de diminuir o espaço de tempo entre uma aquisição e outra é investindo! Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!