Centro de custo: o que é e como utilizá-lo em seu negócio
por
Arthur Dantas Lemos
30 junho, 2019
A gestão financeira de uma empresa pode ser um dos fatores que se for feito de forma falha, pode levar o negócio à falência. Fazer um bom planejamento e ter o centro de custo, permite prolongar a vida da empresa e maximizar as possibilidades de lucro.
O centro de custo pode ser muitas vezes confundido com o plano de contas, mas não possuem as mesmas funcionalidades. O plano de contas é uma estruturação para elaborar a ordem da escrituração financeira de uma empresa, com base em dois instrumentos: o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício.
Já o centro de custo, tem como função a representação dos segmentos principais de um negócio no que diz respeito à administração financeira, baseando-se em receitas e despesas. Existem variações para a criação de controle financeiro.
Como funciona o método de centro de custos?
Realizar a gestão de custos de uma forma real é importante para manter a saúde financeira de uma empresa e conservar a sua sustentabilidade. Um dos facilitadores possíveis para a realização da gestão, é o método para centralizar custos.
Isso significa que, o planejamento orçamentário será realizado de forma mais tranquila. De forma geral, uma empresa deve possuir o centro de custos baseado, no mínimo, em três divisões. Por exemplo: administração, vendas e produção.
O controle de custos costuma ser dividido no mercado em duas modalidades. É importante entender em qual divisão os setores estão inseridos para entender que os recursos não entram e saem da mesma maneira.
Centro de Custos Produtivos: influencia diretamente na entrada de recursos em uma empresa. Esse tipo de centro costuma ser dividido em dois tópicos.
Não ligados diretamente à produção ou prestação de serviços;
Ligados à venda e marketing, não atuam na produção direta, mas, são fundamentais na influência de comercialização.
Centro de Custos não Produtivos: não influencia de forma direta na entrada de recursos do negócio. É uma modalidade de centro que pode gerar apenas despesas para a empresa, mas são necessárias para o bom funcionamento do empreendimento.
Como utilizar o centro de custos?
O método de centro de custo não é restrito de aplicação apenas à grandes empresas. Sua utilização também é adequada para empresas menores porque o plano de centro de custo pode trazer equilíbrio na gestão do negócio.
Definir os centros de custos;
Dividir os custos em categorias;
Avaliar o equilíbrio dos custos com a produção;
Transferir recursos dos centros de apoio para os centros diretos;
Ter controle de custos.
São algumas das etapas essenciais para a utilização do método. Esses processos permitem que haja mais clareza e coesão para o controle do que está sendo requerido de investimento para os lucros diretos ou indiretos.
Além disso, o centro de custos também traz outros benefícios.
Compartilhamento da responsabilidade financeira;
Compartilhamento de informações que podem servir para eventuais mudanças;
Avaliação clara dos relatórios de custo e quais áreas precisam de reforços.
O centro de custo é importante para os negócios, mas para que seu processo seja válido é preciso reconhecer quais são os recursos necessários para melhorar a gestão e os gastos envolvidos na atividade comercial. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!
Acesso rápido
Compartilhe:
Arthur Dantas Lemos
Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar neste site você aceita os termos de utilização. Saiba MaisACEITAR
Privacy & Cookies Policy
Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are as essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Agende a sua demonstração gratuita
Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.