Centro de custo: o que é e como utilizá-lo em seu negócio

centro de custo

A gestão financeira de uma empresa pode ser um dos fatores que se for feito de forma falha, pode levar o negócio à falência. Fazer um bom planejamento e ter o centro de custo, permite prolongar a vida da empresa e maximizar as possibilidades de lucro.

O centro de custo pode ser muitas vezes confundido com o plano de contas, mas não possuem as mesmas funcionalidades. O plano de contas é uma estruturação para elaborar a ordem da escrituração financeira de uma empresa, com base em dois instrumentos: o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício.

Já o centro de custo, tem como função a representação dos segmentos principais de um negócio no que diz respeito à administração financeira, baseando-se em receitas e despesas. Existem variações para a criação de controle financeiro.

Como funciona o método de centro de custos?centro-de-custo-2

Realizar a gestão de custos de uma forma real é importante para manter a saúde financeira de uma empresa e conservar a sua sustentabilidade. Um dos facilitadores possíveis para a realização da gestão, é o método para centralizar custos.

Isso significa que, o planejamento orçamentário será realizado de forma mais tranquila. De forma geral, uma empresa deve possuir o centro de custos baseado, no mínimo, em três divisões. Por exemplo: administração, vendas e produção.

O controle de custos costuma ser dividido no mercado em duas modalidades. É importante entender em qual divisão os setores estão inseridos para entender que os recursos não entram e saem da mesma maneira.

  • Centro de Custos Produtivos: influencia diretamente na entrada de recursos em uma empresa. Esse tipo de centro costuma ser dividido em dois tópicos.
  • Não ligados diretamente à produção ou prestação de serviços;
  • Ligados à venda e marketing, não atuam na produção direta, mas, são fundamentais na influência de comercialização.
  • Centro de Custos não Produtivos: não influencia de forma direta na entrada de recursos do negócio. É uma modalidade de centro que pode gerar apenas despesas para a empresa, mas são necessárias para o bom funcionamento do empreendimento.

Como utilizar o centro de custos?

O método de centro de custo não é restrito de aplicação apenas à grandes empresas. Sua utilização também é adequada para empresas menores porque o plano de centro de custo pode trazer equilíbrio na gestão do negócio.

  1. Definir os centros de custos;
  2. Dividir os custos em categorias;
  3. Avaliar o equilíbrio dos custos com a produção;
  4. Transferir recursos dos centros de apoio para os centros diretos;
  5. Ter controle de custos.

São algumas das etapas essenciais para a utilização do método. Esses processos permitem que haja mais clareza e coesão para o controle do que está sendo requerido de investimento para os lucros diretos ou indiretos.

Além disso, o centro de custos também traz outros benefícios.

  • Compartilhamento da responsabilidade financeira;
  • Compartilhamento de informações que podem servir para eventuais mudanças;
  • Avaliação clara dos relatórios de custo e quais áreas precisam de reforços.

O centro de custo é importante para os negócios, mas para que seu processo seja válido é preciso reconhecer quais são os recursos necessários para melhorar a gestão e os gastos envolvidos na atividade comercial. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento