Centro de resultados: como usar no meu negócio?

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Dentro de uma empresa, todos os seus processos podem se dividir em departamentos e setores. Na área financeira, da mesma forma, existe a divisão. Entre eles, há o Centro de Resultados.

O Centro de Resultados, atrelado a uma gestão eficiente, pode trazer resultados extraordinários para um negócio.

Sendo assim, Centro de Resultados ajuda a identificar o uso dos recursos financeiros da empresa e sua geração de lucro.

Como funciona o Centro de Resultados?

O Centro de Resultados trabalha analisando a produção financeira de cada área da empresa. Sendo assim, tudo isso é feito a partir dos objetivos que a empresa determina.

Dessa forma, ele ajuda na descoberta dos resultados de cada setor, fazendo com que se tomem as melhores decisões no negócio.

E é o relatório de Centro de Resultados que demonstra o resultado de todos esses segmentos da empresa. Por essa razão, ele é extremamente importante, já que ajuda a empresa a alinhar suas ações aos seus objetivos principais.

Como o Centro de Resultados ajuda na gestão financeira de uma empresa?

A metodologia por centro de resultados exige um grande nível de detalhamento no plano de contas da empresa. E isso é essencial para a obtenção de informações por toda a equipe.

Se o centro definir de forma detalhada, indicando quais setores e áreas utilizaram certo dinheiro, é possível economizar. Isso porque cada setor começa a ficar responsável pelo seu consumo e produção de despesas.

Desse modo, é possível melhorar toda a tomada de decisões e ajudar no desenvolvimento das seguintes estratégias de gestão financeira:

  • Definição de limite máximo de gastos por setor;
  • Otimização de lucros por área;
  • Reestruturação de setores que dão prejuízos;
  • Elaboração de balanços e demonstrações financeiras.

Por essa razão, é possível criar inúmeros planejamentos que garantam o futuro da empresa.

Como usar o Centro de Resultados dentro de uma empresa?

centro de resultados

Para usara da melhor forma o centro de resultados, é preciso seguir alguns passos que garantem o bom funcionamento dessa metodologia. Por isso, aqui estão alguns deles.

Organize suas contas

Para criar um plano de contas adequado, é preciso conhecer bem todo o funcionamento da empresa. Portanto, isso inclui suas divisões e quaisquer outros detalhes que se tornem necessários.

Para isso, é preciso ser mais abrangente, observando não em qual ação, mas sim em qual área se está usando o dinheiro.

Registre o que entra e o que sai

Um centro precisa estar bem atualizado e coerente com a realidade da empresa. Por isso, é preciso que o use em qualquer movimentação financeira na empresa, considerando tudo o que entra e o que sai.

Aceite a ajuda da tecnologia

Existem ferramentas desenvolvidas para otimizar esse registro de operações no centro de resultados. Como exemplo disso, há o ERP.

Ele, por sua vez, permite que o processo seja mais prático e facilita qualquer alteração necessária. Além disso, possibilita aos gestores o acesso às informações contidas de maneira bastante simples.

Qual a diferença entre Centro de Custos e Centro de Resultados?

Muitas empresas ainda trabalham fazendo seus levantamentos financeiros através de Centros de Custos. Entretanto, essa prática não costuma ser 100% eficaz, pois é necessário saber qual foi o lucro obtido. É nesse ponto, então, que o Centro de Resultados se destaca.

Diferença entre gestão por centro de custos e de resultados

Em primeiro lugar, a gestão por centro de custos se relaciona com o que as empresas desembolsam para se manter ativas no mercado. Portanto, ela organiza setores e atividades categorizando suas despesas e quanto cada uma delas gasta.

Desta forma, os componentes do negócio se otimizam através de análises, afinal, o resultado de custos divide uma empresa por setores.  No entanto, neste modelo cada setor precisa de um gestor responsável.

Em segundo lugar, há a gestão por centro de resultados. Mesmo sendo um método de análise parecido com o centro de custos, a diferença é que ele se torna uma versão melhorada do primeiro.

Sua abordagem é mais sofisticada sobre a oferta de valor, pois a autonomia e amplitude das decisões que precisam ser tomadas por gestores elevam o nível.

Enquanto o Centro de Custos se preocupa com quanto as empresas desembolsam para realizar ações, o Centro de Resultados vai além e se preocupa com a margem de lucro gerado, receitas de cada departamento e o resultado como um todo.

Uma grande diferença entre esses dois tipos de gestão, então, está no nível de autonomia e na tomada de decisões da administração da empresa.

O que é preciso para usar o centro de resultados?

Quando esse modelo de estratégia é implementado nos departamentos de uma empresa, ele funciona como um negócio autônomo.

Ou seja, ele age de forma isolada para que gestores consigam obter motivação e desempenho em suas tomadas de decisões internas e externas.

Sendo assim, os resultados em caixa se gerem com mais eficácia. Ademais, os gestores precisam ter a capacidade de definir quais recursos podem entrar ou sair.

O interesse pelo cliente também deve ser levado em conta. Isso porque tanto dentro da empresa quanto fora é necessário que se mantenham pessoas interessadas nos serviços ou produtos oferecidos. Por fim, é essencial que exista um equilíbrio entre custo-benefício.

Usar custo de resultados vale a pena?

Quando se utiliza o custo de resultados para diferenciar as despesas, receitas e qual departamento compromete mais os recursos, se atinge o controle de gastos para obter resultados.

Dessa forma, o gestor pode avaliar se as metas e indicadores estão sendo definidos de forma correta para constatar se seus colaboradores se esforçam para atingir os objetivos.

Com uma boa organização das despesas e resultados de cada área, fica muito fácil identificar várias informações sobre a empresa, como, por exemplo:

  • Quais setores são improdutivos;
  • O que pode ser feito para otimizar os processos da empresa;
  • Quais setores atuam de forma eficiente;
  • Como as áreas podem melhorar sua atuação.

Ou seja, com o centro de resultados, o gestor avalia a empresa de uma forma mais correta. Fazendo, assim, que se façam as melhores escolhas para o alcançar os objetivos traçados.

O que é centro de resultados?

O Centro de Resultados trabalha analisando a produção financeira de cada área da empresa. Sendo assim, tudo isso é feito a partir dos objetivos determinados pela empresa. Dessa forma, ele ajuda na descoberta dos resultados de cada setor, fazendo com que sejam tomadas melhores decisões no negócio.

Para que serve o centro de resultados?

Ele pode servir para refinição de limite máximo de gastos por setor; otimização de lucros por área; reestruturação de setores que dão prejuízos e elaboração de balanços e demonstrações financeiras.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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