Cheque pré-datado: entenda como ele funciona e como fazer

cheque pre datado

O cheque é uma maneira de realizar uma transação financeira sem envolver o dinheiro em espécie (físico). Inclusive, o próprio cheque tem algumas modalidades, sendo uma delas o cheque pré-datado.

O cheque pré-datado funciona como uma forma de agendar um pagamento e parcelar uma compra mesmo utilizando um cheque como modalidade de pagamento. Cada parcela terá a sua folha de cheque respectiva e nela irá conter a data em que o valor será descontado.

Portanto, esse estilo de cheque utiliza datas para compensar os valores concedidos.

Ele atua como uma parcela de um cartão de crédito. Entretanto, ele é uma forma menos segura e menos ágil comparado com as modernas.

Para a educação financeira pessoal, é necessário conhecer as diversas formas de pagamento, e as vantagens e desvantagens associadas a cada uma delas. 

Como funciona e como preencher um cheque pré-datado

O cheque a prazo funciona da mesma forma que um cheque comum: uma forma de pagamento em que o portador da folha de cheque tem o direito ir ao banco e sacar o valor escrito.

No entanto, existe uma recomendação para que seja realizado somente na data inscrita.

A data deve ser combinada entre o autor e o beneficiado. Ainda assim, é possível descontar esse tipo de cheque sem considerar a data, mas isso abre espaço para um processo de indenização por danos morais.

O valor indenizado varia de acordo com o caso e todo cheque pré-datado sacado antes do prazo abre margem para esse processo.

Por isso, o beneficiado deverá descontar o cheque somente no prazo estipulado: 30, 60, 90, 120 dias etc, a partir da emissão do cheque.

Preencher cheque pré-datado da maneira correta, não é uma tarefa difícil. Basta utilizar os seguintes pontos:

  • Preencher o cheque com as informações vitais (nome do beneficiado, valor, data e assinatura);
  • Informar no campo de data de emissão qual a data em que o cheque poderá ser compensado;
  • Outra forma não tão usual é anexar uma nota ou bilhete junto ao cheque, com um grampo ou clipe de papel: esse método não é muito recomendado, pois, caso se separe do bilhete, o cheque não será considerado pré-datado;
  • Além das duas anteriores, é possível escrever no cheque “bom para: seguido da data específica” na parte da frente ou face do cheque, sempre da forma mais legível possível.

Por conseguinte, um cheque pré-datado pode apresentar outras características como ser um cheque nominal ou cheque cruzado. Dessa forma, o valor só poderá ir para a conta do beneficiado.

Entenda como descontar cheque pré-datado e o que significa cruzá-lo


A maneira do preenchimento de cheque pré-datado pode fazer valer algumas características que irá influenciar diretamente em seu uso. É possível torná-lo um cheque endereçado.

Dessa maneira, quando esse estilo de cheque está endereçado, ele só poderá ser sacado pela pessoa ou conta em que está destinado.

Essa modalidade é conhecida como cheque nominal quando tiver um nome em especifico ou cheque cruzado quando for para conta corrente.

Além do direcionamento, o cheque cruzado pode conter também o banco ao qual deverá ser realizado o saque, descrito entre as linhas cruzadas.

Para cruzar cheque pré-datado, basta utilizar os passos a seguir:

  • Preencher o cheque com as informações básicas de valor, data, nome ou conta remetente;
  • No caso do cheque pré-datado, colocar a data futura em que deverá ser compensado;
  • Realizar dois riscos de forma paralela “//” em algum dos lados na parte frontal do cheque;
  • Para direcionar também o banco, basta colocar entre os riscos o nome do banco em questão.

É possível também solicitar talões de cheque que já obriguem o depósito somente em conta corrente ou que não permitam o cheque endossado. Sendo endosso, o repasse do cheque para terceiros.

Uma grande desvantagem é que a questão de aceitar cheque pré-datado depende da pessoa ou empresa ao qual estará sendo feita a negociação. Por isso, comprar com cheque pré-datado pode não ser tão simples.

Por fim, o cheque pré-datado e as outras modalidades de cheque podem não ser operações tão seguras devido a sua fisicalidade e nem viável pela sua aceitação, diferente das demais.

Sendo assim, o cheque pré-datado deve ser usado apenas quando esgotada as demais formas de transação: transferência eletrônica, cartões de crédito ou débito e pagamento por aplicativos. Mais conteúdos como esse? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento