Cartão Co-branded, o que é um ?

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Muitas vezes ao procurar um cartão de loja, os clientes acabam se deparando com a expressão co-branded.

Existem diversas vantagens na escolha do co-branded. Isso porque ele não limita o relacionamento do cliente com a loja emissora (e a bandeira).

O co-branded, portanto, é uma modalidade de cartão de crédito que possibilita ao cliente a compra em qualquer estabelecimento. Para isso, só é preciso que a loja aceite sua bandeira de cartão.

Você sabe como funciona o cartão co-branded?

O co-branded é um tipo de cartão bastante popular no mercado. Sua emissão ocorre com uma parceria entre a administradora do cartão e a loja emissora.

Ele é bastante popular em marcas de roupa, redes de varejo e companhias aéreas, que têm a intenção de fidelizar o cliente.

Por isso, é uma boa alternativa para as lojas que desejam criar um vínculo de longo prazo com o consumidor.

Diferente do cartão de loja, o cartão co-branded é emitido com uma bandeira, o que oferece uma maior liberdade de compra.

Alguns exemplos de bandeiras de cartão populares são:

  • Visa;
  • Mastercard;
  • American Express;
  • Elo.

A bandeira de cartão serve como um intermediário entre o cliente, o estabelecimento e o banco no processo de compra.

Seu trabalho é acessar os dados do banco para checar o limite do cartão ou seu saldo. Após isso, ela pode autorizar ou não a transação.

Qual a vantagem do cartão co-branded?

O ponto mais positivo do co-branded é a liberdade de compra para o cliente. Isso porque, mesmo emitindo o cartão em uma loja, o cliente pode fazer compras em qualquer outro estabelecimento.

Assim, além de agradar o cliente, a rede varejista passa a responsabilidade de pagamento para a administradora do cartão.

Isso significa que, em caso de não pagamento, é o banco quem lida com a inadimplência dos clientes.

Entre outros benefícios do cartão co-branded, estão:

  • Descontos e melhores condições de pagamento na loja emissora;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Anuidade gratuita (em alguns casos).

Por que existem diversos tipos de cartão disponíveis?

O consumidor possui diversas formas de pagamento disponíveis na hora da compra. Entre todas elas, existem os cartões de crédito.

Entretanto, para cada tipo de cliente, existe um modelo de cartão mais adequado às suas necessidades de uso.

Assim, eles podem oferecer condições e benefícios que se adaptem aos gostos do consumidor.

Além disso, as modalidades de cartão conseguem ajudar no controle de gastos do cliente, adequando seu limite à sua condição financeira.

Como usar corretamente um cartão co-branded?

Apesar de oferecer algumas vantagens para o cliente, é preciso ter bastante cuidado. O co-branded, assim como qualquer cartão de crédito, precisa ser usado com bastante cuidado.

Dar preferência a apenas um cartão, além de ajudar a ganhar limite de crédito, auxilia na manutenção de um bom controle financeiro.

Além disso, os gastos precisam ser adequados a realidade financeira do consumidor, evitando o endividamento.

Outras dicas para utilizar bem o cartão de crédito, são:

  • Manter o limite de crédito em até 50% da renda;
  • Registrar os gastos;
  • Negociar tarifas e taxa de juros;
  • Pagar a fatura dentro do prazo.

Por isso, ao criar um cartão co-branded, pesquise sobre as condições oferecidas pela rede emissora e aproveite seus benefícios. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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