Todo empreendedor precisa estimular diariamente estratégias de marketing que agreguem valor e tragam mais rendimento para a marca. Fazer uso do co-branding é uma das formas de otimizar os resultados de um negócio.
O termo co-branding pode parecer desconhecido para algumas pessoas, mas a verdade é que a colaboração entre marcas é utilizada há bastante tempo. E assim como qualquer outra estratégia, possui vantagens e desvantagens.
Co-branding é uma estratégia de marketing que estabelece parceria entre marcas. Nem sempre a colaboração é feita com negócios que possuem conteúdos complementares. O único pré-requisito é fazer uma junção inteligente para que a técnica traga bons resultados.
Como funciona a associação entre marcas? Co-branding é a mesma coisa de co-marketing?
Fazer co-branding não é uma ciência exata, mas para aumentar as chances de sucesso é preciso que as marcas envolvidas na associação estejam cientes sobre as necessidades do público e a potencialidade da união de ambos os clientes.
Isto quer dizer que, qualquer empresa pode fazer uso do co-branding, mas se a técnica for mal utilizada, pode trazer um resultado totalmente oposto do esperado.
Por exemplo, uma empresa pode ter uma má reputação com o seu público e essa má reputação será levada para o outro público da empresa de co-branding.
Por isso, além de conhecer a imagem passada entre as empresas, é preciso entender se aquela soma faz sentido ao consumidor. Seja em uma ação, criação de produto ou na prestação de serviço, estudar o público é uma prática essencial para o sucesso.
Existem diversos tipos de co-branding e para cada um deles traz um grau diferente de valor para o potencial cliente. Oferecer novidades nos diferentes tipos de funções é um processo intenso de pesquisa.
- Promocional ou de patrocínio;
- Inovação;
- Componentes;
- Cadeia de valor.
São alguns dos tipos de co-branding que podem ser utilizados por duas organizações que querem obter as vantagens do co-branding.
Além disso, é importante distinguir o co-branding do co-marketing. Co-marketing também é uma estratégia de associação, no entanto, a colaboração acontece com canais de distribuição separados, às vezes pode haver participação nos lucros de ambas.
Quais são as vantagens de utilizá-lo?
Associar duas marcas que têm boa popularidade ou associar uma marca que está começando com outra que já está no mercado é uma forma de crescer de forma considerável no aspecto lucrativo e de imagem.
Sem nem mesmo levar em consideração os famosos exemplos de co-branding, existem alguns benefícios latentes na aplicação da estratégia.
- Exposição a um novo mercado;
- Possibilidade de divisão de gastos na geração de uma nova ação, produto ou serviço;
- Oportunidade de trazer vantagens para estratégias individuais;
- Associação positiva entre marcas;
- Expansão do market-share;
- Aumentar as vendas e lucratividade;
- Diferenciação dos concorrentes.
São algumas dentre as infinitas vantagens que os negócios podem obter na utilização do co-branding. Mas também é preciso estar atento aos riscos.
Por exemplo, se uma marca fizer mais esforço do que a outra, os benefícios podem ser disponibilizados para ambas, no entanto, uma pode sair perdendo no quesito recursos financeiros utilizados para atingir o público.
Por isso, antes de aplicar o co-branding, é preciso estudar quais seriam os melhores colaboradores na estratégia e direcionar esforços mútuos para obter resultados significativos. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!