A compra por impulso costuma ser uma ação com potencial para causar prejuízos financeiros. Com períodos promocionais nas lojas e despesas de início de ano, o problema intensifica-se. Isso traz desafios para o orçamento de qualquer pessoa.
A compra por impulso ocorre diante de diversas condições de atrativo oferecidas pelo comércio como descontos, promoções e ‘queima’ de estoque.
Porém, por meio de estratégias que promovem a educação financeira, é possível realizar compras inteligentes e evitar desperdício.
Como ocorre a compra por impulso?
Supondo que alguém vá numa loja com objetivo de comprar um par de sapatos. Ao chegar no estabelecimento, essa pessoa observa diversos sapatos com preços e modelos variados, mantém a sua decisão de compra e segue para pagar o produto.
Na fila para o pagamento, nota a presença de meias dispostas em um lugar bem próximo ao caixa. Ela pensa que para acompanhar os novos sapatos, seria bom comprar também as meias.
É assim que ocorre uma compra por impulso. As meias são um exemplo de como um produto é posicionado de modo a atrair o cliente no último segundo, quando ele acredita já ter encerrado suas compras.
Com a utilização e aplicação de estratégias estudadas no âmbito do Marketing, os comércios físicos e virtuais estimulam o cliente a consumir mais do que o que ele planejou.
As marcas investem em estudos que investigam e analisam os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor.
Já quando as compras sem planejamento tornam-se algo impossível de evitar, isso pode ser um sinal de que o consumo impulsivo tornou-se uma compulsão.
Qual a diferença entre consumo impulsivo e consumo compulsivo?
A compra impulsiva ocorre quando o consumidor não tinha intenção de adquirir o produto, mas compra motivado por condições atrativas como descontos ou promoções. Enquanto a compra compulsiva não necessita de motivação para acontecer.
O consumo compulsivo trata-se de uma doença, denominada oneomania, que causa euforia e necessidade de comprar.
Dicas de como evitar a compra por impulso
1. Faça listas de compras
Em primeiro lugar, antes de ir ao comércio, liste o que precisa ser comprado. Com uma lista em mãos, é possível ir direto na seção onde estão os produtos listados.
Assim, fica mais fácil manter a objetividade e adquirir os produtos sem se distrair com opções semelhantes ou completamente opostas.
Esse é um hábito que ajuda a adquirir somente o necessário, bem como a poupar tempo na busca. Com esse foco, evita-se comprar por impulso.
2. Pesquise os preços com antecedência
Procure buscar os preços dos produtos antes de realizar a compra. Isso porque são diversos os fatores que fazem um valor variar, um exemplo são as promoções.
Ter um produto em mente e avaliar se uma loja oferece descontos consideráveis em comparação aos preços exibido pelas concorrentes pode ser um modo de pagar um valor mais baixo.
Contudo, se a compra é imediata, com conhecimento sobre os valores no mercado, é possível negociar com o vendedor. Isso porque com uma boa argumentação e comparação entre os preços das lojas, o pedido de desconto torna-se mais legítimo.
3. Pense mais um pouco sobre a compra por impulso
Um consumidor impulsivo compra sem pensar duas vezes. Por isso, essa é uma atitude que pode trazer prejuízos tanto no curto, quanto no longo prazo.
Avaliar a necessidade de um produto ajuda a determinar se ele é, de fato, urgente ou dispensável no momento.
Uma dica é anotar o nome do produto, o seu preço atual e aguardar um determinado tempo (essa definição pode ser feita pelo próprio consumidor).
Se após algum tempo a necessidade do produto permanecer a mesma, a compra não será impulsiva. Esse é um passo para fazer uma aquisição mais consciente e inteligente.
4. Opte por pagar em dinheiro
Evitar pagar com cartão de crédito pode ajudar no controle de gastos. É comum não notar imediatamente o quanto está sendo gasto na compra e sentir o impacto só com a chegada da fatura.
Se é possível sair de casa com uma quantia limitada de dinheiro, as chances de comprar algo por impulso são diminuídas. Assim, não haverá endividamento, pois a compra não será parcelada.
Também é recomendável evitar o uso do cartão de crédito em compras online. Do mesmo modo, dar preferência a comércios online que oferecem pagamento em boleto pode ser uma boa opção para não endividar-se.
Essa estratégia ajuda a evitar arrependimentos. Por exemplo, depois de um tempo da compra, perceber que o produto era desnecessário.
5. Tenha cuidado com as promoções
Acreditar que é a última chance para comprar um produto por um preço mais atrativo é um comportamento comum dos consumidores impulsivos.
Por meio de táticas de marketing, as lojas anunciam que é a última oportunidade para obter um desconto imperdível. No entanto, promoções ocorrem a todo momento. Por isso, é preciso ficar atento a variação nos preços.
Para saber isso, o ideal é ter em mente exatamente o que precisa ser comprado. Além de pesquisar em qual situação, em geral, é possível encontrar o produto por uma melhor faixa de preço.
Portanto, com planejamento financeiro e estudo de preços, o consumidor desenvolve autonomia para reconhecer qual o momento mais ideal para realizar uma compra.
6. Estabeleça prioridades
Por fim, é importante definir uma lista de prioridades quando se trata de compras. Isso ajuda a manter o controle de orçamento, assim como um melhor direcionamento de gastos.
Por exemplo, se a prioridade é comprar uma bicicleta, não é recomendável comprar antes equipamentos de segurança como capacete e joelheiras.
Sim, a segurança é necessária, mas é preciso lembrar de qual é a prioridade. Além disso, podem existir eventuais despesas inesperadas na vida do consumidor e ele precise mexer no orçamento inicial.
Com o gasto antecipado nos equipamentos de segurança, o orçamento pode ser modificado e a compra da bicicleta, por sua vez, adiada.
Assim, com o planejamento financeiro adequado ao seu perfil, o consumidor consegue prever quando será possível fazer a compra desejada, bem como entender seus limites orçamentários.
Portanto, saber como evitar a compra por impulso é o caminho ideal para garantir investimentos planejados, identificar compras desnecessárias e impedir a desorganização financeira.
Como ocorre a compra por impulso?
A compra impulsiva ocorre quando o consumidor não tinha intenção de adquirir o produto, mas compra motivado por condições atrativas como descontos ou promoções.
Compra por impulso é uma doença?
A compra por impulso não é uma doença, mas sim um hábito que pode ser controlado por meio da educação financeira. Enquanto a compra compulsiva trata-se de uma doença denominada oneomania, que causa euforia e necessidade de comprar.
Como não comprar por impulso?
Algumas estratégias para não comprar por impulso são: fazer listas de compras, pesquisar os preços com antecedência, optar por pagar em dinheiro ao invés de usar o cartão de crédito e estabelecer prioridades de compra.