Compra por impulso: 6 dicas para evitar!

compra por impulso

A compra por impulso costuma ser uma ação com potencial para causar prejuízos financeiros. Com períodos promocionais nas lojas e despesas de início de ano, o problema intensifica-se. Isso traz desafios para o orçamento de qualquer pessoa.

A compra por impulso ocorre diante de diversas condições de atrativo oferecidas pelo comércio como descontos, promoções e ‘queima’ de estoque.

Porém, por meio de estratégias que promovem a educação financeira, é possível realizar compras inteligentes e evitar desperdício.  

Como ocorre a compra por impulso?

Supondo que alguém vá numa loja com objetivo de comprar um par de sapatos. Ao chegar no estabelecimento, essa pessoa observa diversos sapatos com preços e modelos variados, mantém a sua decisão de compra e segue para pagar o produto.

Na fila para o pagamento, nota a presença de meias dispostas em um lugar bem próximo ao caixa. Ela pensa que para acompanhar os novos sapatos, seria bom comprar também as meias.

É assim que ocorre uma compra por impulso. As meias são um exemplo de como um produto é posicionado de modo a atrair o cliente no último segundo, quando ele acredita já ter encerrado suas compras.

Com a utilização e aplicação de estratégias estudadas no âmbito do Marketing, os comércios físicos e virtuais estimulam o cliente a consumir mais do que o que ele planejou.

As marcas investem em estudos que investigam e analisam os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor.

Já quando as compras sem planejamento tornam-se algo impossível de evitar, isso pode ser um sinal de que o consumo impulsivo tornou-se uma compulsão.

Qual a diferença entre consumo impulsivo e consumo compulsivo?

A compra impulsiva ocorre quando o consumidor não tinha intenção de adquirir o produto, mas compra motivado por condições atrativas como descontos ou promoções. Enquanto a compra compulsiva não necessita de motivação para acontecer.

O consumo compulsivo trata-se de uma doença, denominada oneomania, que causa euforia e necessidade de comprar.

Dicas de como evitar a compra por impulso

1. Faça listas de compras

Em primeiro lugar, antes de ir ao comércio, liste o que precisa ser comprado. Com uma lista em mãos, é possível ir direto na seção onde estão os produtos listados.

Assim, fica mais fácil manter a objetividade e adquirir os produtos sem se distrair com opções semelhantes ou completamente opostas.

Esse é um hábito que ajuda a adquirir somente o necessário, bem como a poupar tempo na busca. Com esse foco, evita-se comprar por impulso.

2. Pesquise os preços com antecedência 

Procure buscar os preços dos produtos antes de realizar a compra. Isso porque são diversos os fatores que fazem um valor variar, um exemplo são as promoções. 

Ter um produto em mente e avaliar se uma loja oferece descontos consideráveis em comparação aos preços exibido pelas concorrentes pode ser um modo de pagar um valor mais baixo.

Contudo, se a compra é imediata, com conhecimento sobre os valores no mercado, é possível negociar com o vendedor. Isso porque com uma boa argumentação e comparação entre os preços das lojas, o pedido de desconto torna-se mais legítimo. 

3. Pense mais um pouco sobre a compra por impulso

Um consumidor impulsivo compra sem pensar duas vezes. Por isso, essa é uma atitude que pode trazer prejuízos tanto no curto, quanto no longo prazo. 

Avaliar a necessidade de um produto ajuda a determinar se ele é, de fato, urgente ou dispensável no momento.

Uma dica é anotar o nome do produto, o seu preço atual e aguardar um determinado tempo (essa definição pode ser feita pelo próprio consumidor).

Se após algum tempo a necessidade do produto permanecer a mesma, a compra não será impulsiva. Esse é um passo para fazer uma aquisição mais consciente e inteligente.

4. Opte por pagar em dinheiro

Evitar pagar com cartão de crédito pode ajudar no controle de gastos. É comum não notar imediatamente o quanto está sendo gasto na compra e sentir o impacto só com a chegada da fatura.

Se é possível sair de casa com uma quantia limitada de dinheiro, as chances de comprar algo por impulso são diminuídas. Assim, não haverá endividamento, pois a compra não será parcelada. 

Também é recomendável evitar o uso do cartão de crédito em compras online. Do mesmo modo, dar preferência a comércios online que oferecem pagamento em boleto pode ser uma boa opção para não endividar-se.

Essa estratégia ajuda a evitar arrependimentos. Por exemplo, depois de um tempo da compra, perceber que o produto era desnecessário. 

5. Tenha cuidado com as promoções

Acreditar que é a última chance para comprar um produto por um preço mais atrativo é um comportamento comum dos consumidores impulsivos.

Por meio de táticas de marketing, as lojas anunciam que é a última oportunidade para obter um desconto imperdível. No entanto, promoções ocorrem a todo momento. Por isso, é preciso ficar atento a variação nos preços.

Para saber isso, o ideal é ter em mente exatamente o que precisa ser comprado. Além de pesquisar em qual situação, em geral, é possível encontrar o produto por uma melhor faixa de preço.

Portanto, com planejamento financeiro e estudo de preços, o consumidor desenvolve autonomia para reconhecer qual o momento mais ideal para realizar uma compra.

6. Estabeleça prioridades

Por fim, é importante definir uma lista de prioridades quando se trata de compras. Isso ajuda a manter o controle de orçamento, assim como um melhor direcionamento de gastos.

Por exemplo, se a prioridade é comprar uma bicicleta, não é recomendável comprar antes equipamentos de segurança como capacete e joelheiras. 

Sim, a segurança é necessária, mas é preciso lembrar de qual é a prioridade. Além disso, podem existir eventuais despesas inesperadas na vida do consumidor e ele precise mexer no orçamento inicial.

Com o gasto antecipado nos equipamentos de segurança, o orçamento pode ser modificado e a compra da bicicleta, por sua vez, adiada.

Assim, com o planejamento financeiro adequado ao seu perfil, o consumidor consegue prever quando será possível fazer a compra desejada, bem como entender seus limites orçamentários.

Portanto, saber como evitar a compra por impulso é o caminho ideal para garantir investimentos planejados, identificar compras desnecessárias e impedir a desorganização financeira.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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