Determinados produtos, em território nacional, podem acabar custando caro. Por isso, muitos aproveitam momentos de viagens para comprar no exterior.
Contudo, uma dúvida que muitas pessoas apresentam, é: qual é a forma mais barata e/ou vantajosa de comprar no exterior?
Comprar no exterior é uma forma de adquirir uma série de produtos que podem não ser fáceis de encontrar no território nacional ou até mesmo, ter preços abusivos.
Por outro lado, sem o conhecimento das melhores formas de compras no exterior e sem educação financeira, o consumidor pode acabar pagando caro, por conta de impostos e tributos gerais, tornando não tão vantajosa a sua aquisição.
Meios de pagamentos para comprar no exterior
Portanto, para que o consumidor consiga aproveitar a oportunidade de fazer compras no exterior, é necessário que seja entendido as diferenças entre os diversos meios de pagamento e as vantagens que cada um deles apresenta.
Cartão de crédito
Por questões de segurança, para usar o cartão de crédito para comprar no exterior, o cartão deve ser internacional ou habilitado para compras no exterior.
Para quem vai viajar e escolhe o cartão de crédito como principal meio de pagamento, existem algumas vantagens, como:
- Programas de recompensas que podem ajudar na compra de passagens com milhas, descontos em algumas lojas e hospedagens;
- Com o cartão de crédito, não há necessidade de andar com grande quantia de dinheiro, reduzindo a chance de perda do dinheiro em casos de roubo, por exemplo.
Entretanto, para usar esse meio de pagamento em compras internacionais, o consumidor poderá pagar um pouco mais caro.
O IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) cobrado para compras no exterior com o cartão de crédito é de 6,38% sobre o valor da compra.
Além disso, outra desvantagem é a impossibilidade de parcelamento das compras no exterior.
Cartão viagem pré-pago
O cartão viagem pré-pago, assim, com o cartão de crédito para compras internacionais, o indivíduo estará sujeito a cobrança dos 6,38% do IOF sobre o valor das compras.
Ambos cartões funcionam de forma bem semelhante, sendo disponibilizada as opções de saque e bloqueio, caso necessário.
Entretanto, esse meio de pagamento pode apresentar algumas desvantagens em relação ao uso do cartão de crédito. Por isso, entre as desvantagens do cartão pré-pago:
- Não tem programa de recompensas;
- Pode ser bloqueado em casos de perda, mas não oferece seguro;
- É necessário carregar o cartão antes de fazer compras internacionais.
Por outro lado, a questão do carregamento do cartão pode ser feita diretamente pela internet ou por aplicativos do celular, não sendo um processo complicado.
É recomendado que, caso o consumidor opte pelo cartão viagem, leve outro meio de pagamento (para eventualidades).
Ter todo seu dinheiro retido no cartão de viagem pré-pago não é uma ideia segura, pois, em caso de furto ou perda, ficará descoberto pela viagem.
Cartão de débito
O cartão de débito, assim como o cartão de crédito, deve estar habilitado para compras no exterior e atende ao mesmo valor do IOF de 6,38% sobre o valor da compra.
A modalidade de saque está disponível para o cartão de débito, entretanto, ele apresenta algumas desvantagens em relação aos 2 meios de pagamentos citados anteriormente.
- Limites estabelecidos para compras diariamente;
- Saques diários limitados;
- Não apresenta programa de recompensas, assim como o cartão viagem.
Dinheiro em espécie
O dinheiro em espécie é a única alternativa de meio de pagamento que o IOF cobrado é de 0,38%.
Entretanto, para usar dinheiro em espécie em uma viagem para os Estados Unidos, por exemplo, seria necessário adquirir o dólar turismo, que um pouco mais caro do que o comercial.
Caso essa seja a forma de pagamento escolhida para a compra em viagem, é necessário estar atento a alguns pontos:
- A receita federal só permite que seja levado até 10 mil reais para compras no exterior;
- Esse meio de pagamento é o menos seguro, já que é mais suscetível a perdas e furtos.
Portanto, para quem pretende comprar em lojas no exterior, por exemplo, é necessário levar em consideração qual meio é o mais acessível, seguro e prático.
Pesquisando e se atentando às informações compartilhadas acima, o consumidor poderá escolher a forma que mais o convém para comprar no exterior, e aproveitar o máximo da sua viagem.