Compras por impulso: {6} dicas para evitar a prática e manter a disciplina

compras por impulso

Com certeza, todos já fomos a uma loja com o objetivo de adquirir um determinado produto — e no final, acabamos fazendo compras por impulso, saindo do lugar com vários produtos que não estávamos planejando.

Fazer compras por impulso é quase que um hábito para a maioria dos brasileiros. Principalmente, aqueles que não têm o costume da educação financeira.

Como funciona a compra por impulso?

As compras por impulso consistem na aquisição de bens e serviços em momentos não planejados e/ou desnecessários. Essa atitude pode ser motivada por diversos fatores — que, em grande parte dos casos, são emocionais.

Compras não-planejadas são as maiores causadoras de um descontrole dos gastos. Pessoas que apresentam esse comportamento, geralmente, têm muitas dificuldades em se organizar e planejar financeiramente, causando a contração de dívidas.

Por que as pessoas comprar por impulso?

compras-por-impulso-2

Muitos psicólogos defendem que ansiedade e a infelicidade são motivações fortes para que pessoas acabem fazendo compras impulsivas.

Além desses fatores, vivemos em uma sociedade levada pelo consumismo, onde comprar produtos, principalmente, da nova geração, é visto como algo positivo para a imagem da pessoa.

No Brasil, percebe-se que quando a sociedade está exposta a facilidades de crédito e menores juros, a tendência é que ocorra mais compra impulsiva.

Isso ocorre porque as pessoas tendem a solicitar mais crédito, sem se preocupar com a organização dos seus pagamentos, e o gasta de maneira compulsiva.

Dicas de como evitar compras por impulso

compras-por-impulso-3

Sabendo dessa realidade, é recomendado que os consumidores estejam atentos a algumas dicas que podem os ajudar a evitar compras por impulso.

1. Evite andar com o cartão de crédito e opte por pagar em dinheiro

O cartão de crédito pode ser um fator agravante de compras por impulso. Com ele, não sentimos a dor do pagamento na hora, mas sim, quando chega a fatura do cartão.

Portanto, uma boa solução é levar o dinheiro em espécie que você sabe que vai precisar para comprar o que determinou. Isso ajudará a evitar compras que superem o valor que foi planejado.

Além disso, evitar o uso do cartão de crédito vai ajudar a diminuir as chances de endividamento.

2. Crie um orçamento para “besteiras”

Determine, dentro do seu planejamento financeiro, um orçamento destinado a comprar “besteiras”.

Quando existe uma pequena reserva mensal, para compras de menos urgência, você se torna menos propenso a fazer compras impulsivas. Isso pode te ajudar muito a não chegar em uma situação de descontrole de gastos.

3. Faça listas sempre que sair para comprar

Fazer listas de compras é um hábito que te ajuda a poupar tempo e comprar somente o necessário.

As chances de acontecerem compras indesejadas e impulsivas reduzem significativamente quando você define o que é necessário antes de ir às compras.

4. Crie uma lista de espera

Esse é um hábito que todo comprador impulsivo deve adotar.

Se você viu algo que quer comprar, anote o nome do produto, e aguarde um tempo.

Depois de um período de tempo considerável, se você ainda tiver real interesse no produto, compre-o. E, caso você tenha perdido o interesse, parabenize-se pela estratégia usada para evitar uma compra desnecessária.

5. Mantenha-se focado em suas metas

É extremamente benéfico botar em um papel suas metas de curto, médio e longo prazo, e manter-se focado nelas.

Por isso, todas vezes antes de fazer uma compra, se questione:

  • Esse produto/serviço vale mesmo a pena?
  • Será que minhas metas e planejamentos podem estar sendo comprometidos?
  • Eu realmente quero/preciso disso?

6. Não se deixe levar por promoções

Muitas vezes, encaramos promoções como a última chance na vida de adquirir determinado bem por um bom preço.

Quando na verdade, as promoções vão e vêm. O ideal é que você saiba exatamente o que precisa comprar, e estude em quais condições, normalmente, vai encontrar aquele produto com o melhor preço.

Nesse caso, é sempre bom lembrar que a melhor forma de evitar compras por impulso é se planejar financeiramente. Entenda seus limites orçamentários e estabeleça suas prioridades, isso, o fará diminuir muito o número de compras indesejáveis e desnecessárias. Baixe a nossa planilha de planejamento mensal!

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento