Para conseguir um limite maior de crédito e melhores taxas para empréstimos, cartões de créditos e financiamentos, é necessário a apresentação de um comprovante de renda.
Isso acontece porque com o comprovante de renda, a instituição financeira vai ter a garantia que você tem condições de arcar com as dívidas.
O comprovante de renda é qualquer documento que prove para a instituição financeira seus recebimentos mensais, sejam eles fixos ou variáveis. Assim, partir desse documento, os bancos, por exemplo, definem o limite de crédito que pode ser dado ao cliente e qual tipo de pacote de serviço é mais apropriado para sua renda.
Quais são os documentos necessários para comprovar renda?
Muitas pessoas têm dúvidas de como comprovar renda. Para isso, basta verificar abaixo os documentos que são comumente aceitos como comprovação de renda:
Declaração do imposto de renda
A declaração do IR é um dos documentos aceitos como comprovante de renda, uma vez que ela informa tudo que foi recebido pelo declarante no ano anterior.
Entretanto, como as informações que constam no imposto de renda são referentes ao ano anterior, o banco pode solicitar alguma outra documentação que traga comprovações mais atualizadas.
Carteira de trabalho
Já a carteira de trabalho pode ser usada por trabalhadores que possuam uma renda fixa. Porém, na maioria das vezes, na CTPS(Carteira de Trabalho e Previdência Social) não consta benefícios e comissões.
Ou seja, ainda assim, caso você queira demonstrar sua renda real, é provável que o banco solicite outros documentos.
Holerite
O holerite, ou contracheque, é uma documentação emitida pelo contratante com informações mais detalhadas sobre o ganho do funcionário. Sendo assim, na maioria das vezes é solicitado que se comprove os 3 últimos contracheques.
Então, é importante lembrar que, emitir o holerite é responsabilidade e dever de quem paga os salários.
Extrato de banco
Primeiramente, nem sempre o extrato do banco é aceito como comprovante de renda pelos bancos. Por isso, consulte a instituição financeira e veja qual a política deles quanto essa modalidade de comprovação.
Dessa forma, caso o extrato seja aceito, o ideal é imprimir o extrato dos últimos 3 meses pelo menos e solicitar que o gerente assine. Assim, a comprovação ganha mais credibilidade.
DECORE
A DECORE (declaração comprobatória de rendimentos), é bastante útil para comprovar sua renda.
Nessa modalidade de comprovação, um contador solicita todos os documentos que informam sobre os recebimentos de um indivíduo, como por exemplo:
- Comprovantes;
- Extratos;
- Declaração de imposto de renda;
- Contracheques.
Então, para que esse comprovante seja válido, é preciso que tenha sido feito por um contador cadastrado no conselho nacional de contabilidade.
Comprovação de renda para trabalhadores com carteira assinada
Para os trabalhadores com carteira assinada, a comprovação é facilitada por ter uma renda fixa apontada na carteira. Dessa forma, esses trabalhadores também devem receber contracheques.
Comprovação de renda para autônomos e empresários
Os documentos para comprovação de renda para autônomos e empresários, são quase os mesmos. Geralmente, a apresentação do imposto de renda é o melhor meio de conseguir declarar a renda.
Então, para os trabalhadores autônomos que conseguem manter uma estabilidade quase fixa nos seus recebimentos, existem documentos como o RPA (recibo de pagamento autônomo).
Dessa forma, o RPA funciona de forma parecida com o contracheque para o trabalhador de carteira assinada.
Para sócios de uma empresa, existe o Pró-labore. Sendo assim, este documento é referente aos recebimentos dos sócios por atividades administrativas. Mas, para que ele seja usado como comprovante de renda, um contador precisa emitir uma declaração.
Comprovação de renda para aposentados e beneficiários em geral
No caso, para aposentados, pensionários e beneficiários em geral, a comprovação é mais fácil. Para isso, basta apresentar o comprovante dos últimos benefícios e, em determinadas situações, a declaração de imposto de renda.
Para cada caso, existe uma necessidade diferente de comprovação. Portanto, se o intuito é informar sua renda real completa, você deve apresentar alguns dos documentos listados acima, aqueles que se adequem a situação ou os que foram requisitados.
Afinal, para que serve o comprovante de renda?
Sendo assim, o comprovante de renda é indispensável para conseguir empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. Então, saiba exatamente o que apresentar para fazer sua comprovação. Por isso, consulte o gerente do banco para garantir se existe algum outro documento que possa ser aceito para comprovar sua renda completamente.
O que vale como comprovante de renda?
Carteira de Trabalho, Holerite, Declaração de Imposto de Renda, DECORE e o extrato do banco.
Como conseguir um comprovante de renda como autônomo?
Declaração de imposto de renda, recibos emitidos (com as guias de recolhimentos de impostos) e declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), assim como o extrato bancário.