Comunicação Integrada: saiba como aplicá-la no seu negócio!

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Uma grande estratégia para a coerência de mensagens enviadas por uma empresa é a Comunicação Integrada.

É com a utilização de uma comunicação integrada que todas as formas de contato e interação com clientes conseguem ser alinhadas e isso, reverbera na aceitação da marca e posteriormente, no aumento das vendas.

Mas o que seria uma Comunicação Integrada?

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A Comunicação Integrada pode ser definida como o processo em que todos os tipos de comunicação feitos por uma empresa tem um único objetivo.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso ajustar todas as atividades de comunicação do negócio.

Assim, todas as mensagens enviadas ao público terão o mesmo sentido, seguindo um único objetivo. Por exemplo:

  • Uma empresa de vestuário deseja passar a mensagem de que promove uma consciência ambiental, sendo “ecofriendly”.
  • No entanto, o seu setor industrial acaba sendo denunciado por despejar resíduos de produção irregularmente nos rios.

Para todo o público, a imagem da empresa se torna a mais negativa possível.

Isso acontece, pois as ações e comunicações não foram alinhadas em um único sentido.

Ou seja, a construção de credibilidade de um negócio depende da união de esforços nas comunicações e ações. Ela deve ser baseada de acordo com a perspectiva de quem a recebe: o cliente.

Para construir essa estratégia de comunicação, é preciso seguir alguns passos bastante importantes, como:

  • Definir os objetivos da empresa;
  • Identificar o público-alvo;
  • Selecionar de canais de comunicação a serem utilizados;
  • Escolher de que forma a mensagem será transmitida (informal ou formal).

Dessa forma, a empresa consegue iniciar sua construção de identidade a partir de uma boa e coerente comunicação com o seu público.

Qual a importância de utilizar a Comunicação Integrada de Marketing?

A Comunicação Integrada vai muito além de uma estratégia de competitividade promovida pelo marketing.

Ela representa uma solução para evitar problemas com a credibilidade da empresa, evitando despesas e desgastes desnecessários.

Além disso, para a equipe, a construção de uma identidade fixa agiliza o processo de criação de novos conteúdos, por exemplo.

Isso ocorre, pois não é preciso criar o tempo todo uma uma identidade visual diferente.

Quais os objetivos de uma Comunicação Integrada?

Existem diversos objetivos relacionados à construção de uma comunicação alinhada.

Na maioria das empresas, essa estratégia é utilizada para a identificação da marca em meio à concorrência.

A exemplo disso, temos a Netflix, responsável por uma comunicação bastante específica e inovadora com seus clientes em suas redes sociais.

No entanto, fora delas, seus anúncios e publicações ainda mantém o tom de humor que virou uma característica da marca.

Se observarmos esse mix de comunicação, percebemos que ele contribui para a condução do cliente pelo funil de vendas. Nesse caso, cada uma das etapas exige uma mensagem unificada. При пополнении счета в рейтинговых топ 10 онлайн казино России, все больше пользователей отдают предпочтение альтернативным методам перевода средств. Традиционные международные переводы могут занимать дни или даже недели. Криптовалютные операции, напротив, заявки рассматриваются специальной системой в достаточно сжатые сроки, это дает возможность игрокам быстро начать играть или вывести выигрыши. При использовании традиционных платежных систем могут взиматься высокие комиссии за перевод средств. Криптовалюты позволяют снизить эти издержки, поскольку транзакции выполняются напрямую без посредников.

Na primeira fase, com a atração de leads, a comunicação corresponde à publicação de conteúdos gratuitos, como:

  • Postagens;
  • Vídeos;
  • Gráficos;
  • Podcast.

Nesse momento, o cliente é influenciado a se cadastrar com e-mail ou telefone para continuar recebendo mais conteúdos, muitas vezes exclusivos.

Mas imagine se, após isso, o contato para a venda de um produto seguir um tom completamente diferente do que conquistou o cliente?

Com certeza, esse conflito iria acabar afastando esse consumidor, o que prejudicaria a consistência da imagem da marca.

Ou seja, com a unificação das mensagens transmitidas, é possível impactar melhor o consumidor, conseguindo sua fidelização.

Como funciona a Comunicação Integrada?

A comunicação integrada aborda as mais diversas áreas dentro de uma empresa, como:

  • Produção;
  • Administração;
  • Finanças;
  • Distribuição.

Isso ocorre, pois cada um desses departamentos está ligado de alguma forma às estratégias de marketing do negócio.

Mas, para que elas funcionem, é preciso que os conteúdos estejam alinhados ao objetivo principal da empresa. Assim, a proposta base de todo o empreendimento será respeitada.

Comunicação interna

É imprescindível que, dentro da empresa,  toda a equipe esteja completamente informada sobre alterações e novos lançamentos.

Isso faz com que as abordagens e interações com o público estejam sempre seguindo o desenvolvimento do negócio.

Além disso, que as ideias desenvolvidas estejam norteadas pela missão da empresa.

Comunicação externa

No caso de empresas que terceirizam a produção de conteúdos, como alguns e-books e artigos, a atenção deve ser redobrada.

Isso porque, caso os conteúdos estejam incoerentes entre si, a personalidade da marca pode ser comprometida.

Por isso, é fundamental que as características de comunicação da empresa estejam bem determinadas.

Como aplicar a estratégia de Comunicação Integrada?

Após compreender a importância da Comunicação Integrada para qualquer negócio, é preciso aprender a sua forma de aplicação.

Formação de personalidade

O planejamento de comunicação da empresa é a etapa inicial para a formação de sua identidade.

Ele serve para garantir que todos os contatos com o público estejam devidamente alinhados e coerentes para com a empresa.

Nesse momento, deve-se definir o formato de interação utilizada pela organização, que deverá transmitir sua mensagem central.

Ela deve ser formada a partir do planejamento de marketing específico da empresa.

Um exemplo de formação de personalidade é a criação de uma identidade visual para a empresa.

A partir dela, são escolhidas cores, logomarcas e peças de design específicas para manterem a coerência entre todos os canais utilizados.

Assim, a marca conseguirá se fixar na cabeça de todo o público consumidor que entrar em contato com seus conteúdos.

Unificação da equipe

Após o desenvolvimento de uma estratégia de marketing e comunicação, é hora de deixar todos os membros da equipe cientes da novidade.

Com a integração da equipe, todas as campanhas estarão expressando a mesma filosofia a partir de uma só forma de linguagem.

Isso porque serão essas pessoas que estarão responsáveis pela veiculação das mensagens da empresa.

Para que tudo ocorra corretamente, é recomendado que haja um treinamento com a equipe, esclarecendo o branding da empresa.

Ele pode ser feito a partir de reuniões de brainstorming, onde todos compartilham suas ideias e pensamentos sobre a marca.

Com isso, todo o time estará preparado para criar novas oportunidades que respeitem a personalidade da empresa.

Unificação dos canais

Não adianta de nada utilizar inúmeros canais de comunicação se eles não interagem entre si.

Por isso, após a construção de objetivos e alinhamento da equipe, é preciso focar na unificação dos canais de comunicação.

Com isso, mesmo quando interagir em diferentes meios, o cliente ainda conseguirá identificar a mesma essência a partir da marca.

Essa área é altamente relacionada com a integração da equipe dentro da empresa, responsável pelos diferentes setores de comunicação.

Portanto, vale a pena reforçar a necessidade de um alinhamento de objetivos e estratégias.

Quais os benefícios da Comunicação Integrada?

Existem diversos benefícios relacionados ao uso da Comunicação Integrada, como:

  • Manutenção de uma imagem positiva para a marca;
  • Ampliação de alcance e interesse do público geral;
  • Solução para problemas de credibilidade.

Para o marketing, ela é uma estratégia altamente eficaz para a promoção da marca, dando mais visibilidade para a empresa em meio à concorrência.

Além disso, para o público, o uso da comunicação alinhada promove o fortalecimento da imagem do negócio. Assim, tornando-o cada vez melhor relacionado com o público.

Ao final, são percebidos grandes benefícios nos resultados da empresa, proporcionando um rápido e constante crescimento financeiro.

Portanto, vale a pena implementar a estratégia de Comunicação Integrada dentro de seu negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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