Um consultor financeiro pessoal pode te ajudar a se livrar de dívidas, criar um planejamento financeiro e salvar parte do seu orçamento mensal, e além disso, te ajudar a construir uma carteira de investimentos, multiplicando sua renda de forma eficiente.
No Brasil, a educação financeira ainda não é alcançada por grande parte da população. O consultor financeiro pessoal, pode ajudar a entender mais do universo das finanças, e isso é algo que pode transformar seu orçamento.
O trabalho do consultor financeiro pessoal envolve tarefas como tirar endividados do vermelho, planejar uma projeção financeira ou montar uma carteira de investimentos para multiplicação da renda do cliente.
Como funciona a consultoria financeira pessoal?
A consultoria financeira pessoal, pode ser contratada para resolver problemas pontuais financeiros e, também, para evitá-los. A sua relação com o consultor financeiro, é desenvolvida a partir do alinhamento dos seus objetivos e realidade financeira.
Então, fica claro que existem diversos campos em que o consultor pode atuar para transformar suas finanças, desde:
- Gestão financeira: o consultor financeiro estuda detalhadamente as finanças do cliente para definir estratégias que ajudem a alcançar os objetivos traçados;
- Gestão de ativo e de investimentos: de acordo com o perfil de investidor e os objetivos do cliente, o consultor define os melhores investimentos financeiros;
- Planejamento da aposentadoria: o consultor entende o padrão de vida que o cliente quer manter, mesmo que pare de trabalhar. A partir disso, o consultor traça o capital que precisa estar sendo investido e qual a melhor forma de previdência;
- Planejamento tributário: a partir dos conhecimentos das leis relacionadas a tributo, o consultor, desenvolve a melhor estratégia para avaliar o impacto dos impostos na vida financeira do cliente;
- Gestão de risco: o consultor estuda os riscos que o cliente corre e, a partir disso, define quais tipos de seguros e cautelas são necessários para não colocar o patrimônio do cliente em perigo;
- Planejamento sucessório: o consultor organiza o processo de herança do cliente de acordo com sua estrutura familiar e seus objetivos pessoais.
Qual é a importância da consultoria financeira pessoal?
Os objetivos da consultoria financeira são claros:
- Evitar contrações de dívidas resultantes de más hábitos de consumo;
- Projetar um desenvolvimento da renda do cliente;
- Indicar melhores investimentos para multiplicação da renda.
- Estudar sistemas de previdências que façam sentido para o cliente.
Ou seja, o trabalho do consultor financeiro consiste em estudar a sua realidade financeira do cliente, entender aonde ele quer chegar, e qual a melhor forma de alcançar o seu objetivo financeiro.
Isso, é muito importante para quem busca conforto e despreocupação quanto a finanças ao longo da vida.
Qual a diferença entre consultor financeiro e coach financeiro?
O trabalho do consultor e do coach são comumente confundidos, isso se deve porque, especialmente na área das finanças, ambos atuam em campos que poderiam ser considerados “trabalho do outro”.
A consultoria por definição, é uma atividade que desenvolve diagnósticos e soluções, acerca de algum assunto e especificidade. Já o trabalho do coach, consiste em educar o seu cliente através de treinamentos e orientação para alcançar determinado objetivo.
Tanto a consultoria quanto o trabalho do coaching financeiro podem ser extremamente benéficos. Mas, para ter sucesso com esse serviço, é muito importante certificar quanto a qualificação do profissional. Existem certificados e cursos bem reconhecidos, até mesmo internacionalmente.
Por isso, é prudente optar por profissionais com esse tipo de certificação e que você conheça histórias de sucesso em que ele já fez parte.
Por fim, é importante destacar o trabalho do consultor financeiro pessoal. Busque esse tipo de acompanhamento para conseguir se desenvolver financeiramente e de uma forma que sua realidade e seus objetivos financeiros estejam sempre alinhados, e cada vez mais próximos.