O consumo consciente é extremamente necessário para ter uma boa educação financeira e repensar as atitudes que impactam toda a sociedade.
É importante entender que o consumo consciente existe para diminuir os impactos na natureza, economia pessoal e nossa vida no geral.
Ao repensar os nossos hábitos de compras e focar no que é realmente necessário para nós estamos tendo um consumo consciente.
Outra característica é o melhor uso dos recursos naturais. Por isso, quem deseja repensar seu estilo de vida deve seguir algumas dicas de consumo consciente:
1. Planeje suas compras
É comum termos o costume de fazer escolhas de consumo sem pensar previamente. Essa impulsividade acaba causando um enorme desperdício e gerando ainda mais lixo para o meio ambiente.
Por isso, faça um planejamento de compras, determine aqueles produtos que você realmente precisa e melhore a sua economia pessoal.
Consumir somente o que precisa é uma grande lição do minimalismo. Isso possibilita que o tempo e o dinheiro sejam direcionados para itens e experiências realmente importantes.
2. Analise os impactos dos produtos escolhidos
Os padrões de consumo são responsáveis por retirar diversos recursos naturais para seu mantimento.
Dessa forma, com o consumismo exacerbado atual, esquecemos do destino final dos produtos.
Por isso, analise a procedência do seu produto e por quanto tempo ele se manterá no meio ambiente após ser descartado.
3. Invista em produtos de boa qualidade
Muitas pessoas que procuram economizar acabam fazendo algumas escolhas ruins de consumo.
Comprar produtos ou bens de qualidade duvidável por conta do seu baixo preço é uma péssima escolha. Isso porque, em pouco tempo, eles são servirão mais, serão descartados na natureza e substituídos.
Ao investir nosso dinheiro em produtos de qualidade, estamos valorizando nossos rendimentos e pensando a longo prazo. Assim, esses bens irão durar ao longo de vários anos e proporcionarão uma boa economia por não precisarem ser substituídos.
4. Valorize a produção local
A produção local geralmente tem maior preocupação com a qualidade dos produtos. Ainda assim, geram muito menos impacto do que as grandes indústrias.
Por isso, procure conhecer os comerciantes locais. Isso trará benefícios tanto para sua saúde física quanto financeira.
5. Repense, recuse, reduza, reutilize e recicle!
Os cinco R’s da sustentabilidade promovem as melhores ações para um consumo consciente. Algumas atitudes de consumo consciente são:
- Repensar os hábitos de compra;
- Recusar panfletos, canudos e sacolas plásticas;
- Repensar os hábitos de compra;
- Reduzir a produção de lixo;
- Reutilizar produtos;
- Reciclar materiais.
Ao repensar nossas atitudes, estamos agindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
O padrão de consumo atual produz diversos itens descartáveis que usamos em pouquíssimos segundos antes de jogar fora. Dessa forma, recusar esses materiais diminui a sua produção de lixo diária.
Existem alguns produtos sustentáveis feitos para substituir os descartáveis, como:
- Canudo de acrílico ou aço;
- Copo de silicone;
- Escova de dentes de madeira.
Além disso, no caso dos materiais que não temos condições de evitar, a coleta seletiva consegue direcioná-los da melhor maneira.
Portanto, adote o consumo consciente na sua vida e incentive seus amigos para que todos se beneficiem com essas ações.