Dentre as diversas modalidades gratuitas de conta, uma das mais conhecidas é a conta salário. Esse formato traz algumas particularidades quanto a sua abertura, vantagens e desvantagens.
Nem todas as pessoas podem fazer a abertura da conta salário, pois a responsabilidade da solicitação fica por meio da empresa. Sem vínculo empregatício e sem a carta de requerimento, não é possível iniciar esse formato de conta.
A conta salário é específica para receber valores referentes ao salário enviado mensalmente e recebe apenas quantias enviadas pelo empregador.
Quem tem direito a este tipo de conta?
Para fazer a abertura desse tipo de conta é preciso que a empresa a qual se presta serviço esteja vinculada ao banco que será requerida a criação da conta.
Como abrir a conta salarial?
A abertura é feita através de uma solicitação em carta feita pelo empregador, onde é requisitada a abertura da conta e se detalha o rendimento e a modalidade que será disponibilizada para o empregado.
A carta deve ser enviada juntamente com os documentos para abrir conta salário.
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência.
A comprovação de vínculo entre o empregador e o empregado fica por responsabilidade da empresa.
Diferença da conta corrente para a salário
A conta salarial não tem rendimento e possui quantidade limitada de serviços.
O pacote garante gratuidade, mas caso seja excedido o grau de utilização, poderá ser cobrado um valor referente ao serviço individual utilizado.
Ao contrário da conta corrente, a salário também não permite que haja outros depósitos em conta que não sejam referentes ao empregador e não possibilita mais de um titular e operações diversas.
Mesmo em sua modalidade essencial gratuita, a conta corrente possui serviços mais completos:
- Cartão magnético de débito;
- Pagamento de boleto (caixa, agência e internet banking);
- Possibilidade de débito automático;
- 4 saques;
- 2 extratos;
- 2 transferência entre o mesmo banco;
- 10 folhas de cheque.
Como funciona a conta salário?
Os serviços pré-definidos para a conta são:
- Cartão magnético de débito;
- Possibilidade de débito automático;
- 2 extratos;
- 2 saldos;
- 5 saques;
- Portabilidade de conta.
Uma das vantagens da conta salário é a isenção de taxa de manutenção e pode ser aberta mesmo que o CPF do correntista tenha restrições.
Contudo, essa modalidade não permite movimentação por chefe ou função de crédito. Em alguns casos é possível realizar comprar através do débito. Isso, é claro, desde que o estabelecimento aceite essa função e a bandeira do seu cartão.
O limite da conta salário também está relacionado ao saque, que em alguns casos pode não ocorrer em caixas 24h e nem sempre está disponível o acesso da conta pelo internet banking. Porém, é variável a depender do contrato.
Além disso, no caso de transferência de valores para contas de outros bancos, também pode ser feito sem cobrança de custo, caso o valor transferido seja o saldo total disponível.
Como cancelar conta salário?
O encerramento da conta só é realizado através da empresa solicitante do serviço, após 90 dias sem realização de depósitos. Independente se o desligamento da empresa tenha sido feito por conta do empregador ou do empregado.
A conta salário é uma opção mais viável para quem busca menos burocracia e se houver necessidade de transferência de valores para outra instituição.