A boa gestão financeira é essencial para o sucesso de uma empresa. Entre suas atividades mais importantes, está o fluxo de caixa e seu controle de contas a receber.
Mesmo parecendo uma tarefa complexa, a organização das contas a receber pode ser facilitada a partir de um sistema de cobrança eficiente.
O que são contas a receber?
As contas a receber (CAR) são todos os dinheiros que a empresa ainda não obteve de seus clientes após a venda de produtos ou prestação de serviços.
Essas receitas podem ser provenientes de pagamentos parcelados, vencimento futuro ou atrasos.
É preciso que as contas pendentes sejam consideradas como um compromisso para o negócio, visto que são extremamente importantes para a sua manutenção financeira.
Sendo bastante comum em demonstrativos financeiros, ela existe tanto por conta dos recebimentos pendentes quanto pelo crédito que as empresas fornecem aos seus consumidores.
Isso porque, caso recebessem tudo à vista, os negócios perderiam a chance de realizarem diversas vendas, diminuindo seu fluxo de caixa e, consequentemente, seu potencial de crescimento.
Contas a pagar e contas a receber: qual a diferença?
As contas a pagar são obrigações financeiras assumidas pelas empresas, como o pagamento de funcionários e fornecedores.
Em geral, os pagamentos feitos pelas empresas estão ligados ao funcionamento de suas operações, como:
- Contas de energia, luz, telefone, internet;
- Manutenção de equipamentos;
- Pagamento de fornecedores;
- Aluguel.
Já as contas a receber, como dito, são os pagamentos que a companhia ainda não recebeu de seus clientes por algum motivo.
Para uma empresa, cumprir com suas obrigações financeiras significa manter o negócio sem a necessidade de ajuda externa por meio de empréstimos, por exemplo.
Por isso, é fundamental para qualquer gestor conhecer, de verdade, a importância do controle de contas a pagar.
Qual a importância do controle de contas a receber?
Um bom controle de contas a receber oferece inúmeros benefícios para as empresas.
Com ele, é possível saber quais clientes pagam em dia e, assim, conseguir desenvolver uma boa relação com esses indivíduos.
Além disso, as contas a receber informam os valores que faltam no orçamento, algo essencial para o planejamento de caixa nos meses seguintes.
Outro ponto importante é o conhecimento dos clientes inadimplentes, informação fundamental para uma boa programação de cobranças.
Portanto, a falta de controle de contas a receber é algo bastante perigoso para a saúde financeira das empresas.
Dentro de uma realidade em que os negócios fazem diversas vendas a prazo, seja por cartões, crediários, cheques ou carnês, esse tipo de conhecimento é fundamental, evitando a perda de dinheiro e o desequilíbrio financeiro.
Como fazer o controle de contas a receber?
É preciso entender qual o tamanho do negócio, além das formas de pagamento disponibilizadas e o número de clientes ativos para fazer um controle de contas a receber eficiente.
Algumas empresas conseguem entender suas contas pendentes apenas com planilhas simples, mas outras necessitam de sistemas ERPs, que integram o setor de vendas com o financeiro da empresa.
Porém, existem tarefas que contribuem para que qualquer negócio se mantenha organizado financeiramente. São elas:
Registro de contas
Ter registradas todas as contas que você precisa receber, principalmente aquelas a prazo, é o primeiro passo para uma boa gestão financeira.
No espaço escolhido, você precisa anotar valores pendentes de vendas que estejam atrasados e também aqueles agendados para o futuro.
Categorize os recebimentos
Após enumerar todas as contas pendentes, é importante dividi-las de acordo com a forma na qual o pagamento será recebido.
Dessa forma, fica mais fácil identificar o que será preciso para receber o dinheiro, seja pelo débito automático, desconto de cheque ou pagamento físico, no caso dos carnês.
É importante, nessa etapa, classificar os recebimentos em ordem cronológica. Assim, possibilitando a previsão de recebimentos para cada período.
Verifique todos os meses
Com todo o controle de contas a receber montado, chega o momento de fazer o controle mensal, junto com extratos bancários e comprovantes de pagamento recebidos dos clientes.
Assim, fica mais fácil entender quais clientes atrasaram no mês e encontrar padrões de inadimplência.
Estimule o pagamento antecipado
Para conseguir manter um bom fluxo de caixa dentro da empresa, você pode estimular o pagamento antecipado dos seus clientes com benefícios.
Um exemplo comum disso é o desconto oferecido para pagamentos à vista.
Mas além disso, você pode oferecer ofertas especiais e até mesmo brindes para os consumidores.
Dessa forma, além de melhorar seu relacionamento com clientes, você estará diminuindo o nível de contas a receber do negócio.