O core business (CB), também chamado de núcleo de negócio, é considerado o ponto principal de um empreendimento.
No mundo do empreendedorismo é comum que negócios com um core business bem definido desenvolva melhores estratégias para a atuação no mercado desejado.
Mas o que é core business (CB), afinal?
O core business corresponde à motivação para a existência do negócio, além do desenvolvimento financeiro, é claro.
Ou seja, o motivo pelo qual a empresa existe, geralmente ligado à solução de problemas ou melhoria de vida para o consumidor.
Assim, a definição dele acontece de acordo com as próprias características de desenvolvimento da organização. Dessa forma, fica possível encontrar o ponto forte da empresa, chamado de core competence.
Alguns exemplos de grandes empresas que utilizam core business são:
- Google;
- Apple;
- Nike.
Então, todo o conteúdo desenvolvido é alinhado para seguir o objetivo central. Observando, é claro, as reais necessidades e condições de cada indivíduo.
Qual o objetivo do core business (CB)?
O principal objetivo do core business é fazer com que a organização utilize sua maior força competitiva de mercado de maneira efetiva.
Dessa forma, isso contribui para a expansão do negócio e sua implementação como uma lovemark.
Com esse foco, é possível também desenvolver melhores estratégias a fim de garantir a divulgação e manutenção do produto no mercado.
No entanto, é preciso tomar cuidado: algumas empresas acabam perdendo o equilíbrio entre o foco e a diversificação. Essa atitude acaba prejudicando a percepção de novas oportunidades no mercado.
Qual a importância do core business para um negócio?
O CB facilita a compreensão geral sobre o que é o negócio e o que ele tem a oferecer para o público.
Dessa forma, essa definição é também responsável pela criação da identidade de uma organização. Com ela, a equipe consegue se alinhar aos objetivos centrais da empresa.
Além disso, os clientes começam a compreender o diferencial de mercado da marca.
Como definir a estratégia de um negócio a partir do seu core business (CB)?
Definir o core business é fundamental para empresas que desejam crescer no mercado. O bom uso dessa informação é importante para melhorar o posicionamento de um negócio em frente ao público consumidor.
Assim, para definir a estratégia de mercado de uma empresa, é preciso determinar:
- A inovação que o negócio traz ao mercado;
- Os principais produtos ou serviços na geração de renda;
- O diferencial contra negócios concorrentes;
- O público-alvo do produto ou serviço.
A partir dessas informações, fica mais fácil alinhar todas as ações, sejam de marketing ou expansão, para a direção correta.
Ou seja, com a força geradora de renda determinada, começa o processo de alinhamento dos outros produtos nesse sentido.
Assim, esse desenvolvimento exige bastante foco, para que as atividades da organização sejam direcionadas para o CB.
Exemplos de mercado
Temos como exemplo a Samsung e a Apple.
A Samsung produz diversos itens do setor tecnológico, como:
- Televisores;
- Smartphones;
- Computadores;
- Eletrodomésticos.
Entretanto, nenhum destes itens promovem o core business da marca, que acaba não ficando bem definido.
Enquanto isso, a Apple, que também produz itens como smartphones, computadores e relógios, é bem diferenciada.
A partir de seu core business “think different”, ela procura desenvolver sua quantidade limitada de produtos de forma inovadora:
Assim, são lançados produtos de categorias já existentes, mas com um funcionamento que desafia todos os seus concorrentes.
Como exemplo disso, temos o Iphone, que tornou o aparelho celular muito mais que um dispositivo para fazer ligações.
Dessa forma, a revolução do mercado acaba sendo o posicionador da Apple, dispensando a variedade de produtos para seu crescimento.
Portanto, a estratégia mais fortalecedora de uma empresa: o alinhamento da diversificação em torno do negócio principal.
Por isso, tenha bastante definido o core business e alinhe seus produtos e serviços para que contribuam com ele. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!
O que é core business (CB)?
O core business corresponde à motivação para a existência do negócio, ou seja, o motivo pelo qual a empresa existe. Geralmente está ligado à solução de problemas ou melhoria de vida para o consumidor.
Qual a importância do core business para um negócio?
O Core Business facilita a compreensão geral sobre o que é o negócio e o que ele tem a oferecer para o público.