Para evitar gastos desnecessários na compra de insumos, produtos ou serviços, o negócio deve ter uma operação eficiente de cotação de preços.
Com um processo de cotação de preços bem pensado, a ação empreendedora pode melhorar seus resultados sem nenhuma mudança estrutural no seus processos produtivos ou operacionais.
O que é a cotação de preços?
O processo de cotação de preços tem por objetivo garantir os melhores negócios possíveis para uma empresa.
Quando as empresas deixam de cotar preços, é natural que gastos desnecessários ocorram. Ou seja, recursos deixam de ser investidos porque são mal gastos.
Por isso, a gestão de compras de um negócio deve conhecer as melhores formas de fazer a cotação de preços, para assim, otimizar os recursos da empresa.
Além de analisar preços, o processo de cotação também deve analisar os seguintes pontos:
- Se os prazos de entregas estão condizentes com as necessidades do negócio;
- Checar qualidade do produto;
- Avaliar se as condições de pagamento são vantajosas.
5 dicas para uma cotação de preços eficiente
Para ajudar às compras da empresa se tornarem mais eficientes, é necessário destacar algumas dicas para cotar preços.
- Negociar com mais de um fornecedor;
- Use um software para a gestão;
- Feche compras em grande volume;
- Não seja dependente de um fornecedor;
- Analise seus resultados.
Negociar com mais de um fornecedor
É impossível chamar uma escolha de “melhor opção possível”, se não houve comparação.
Para o caso dos fornecedores, isso é um fato. É extremamente necessário negociar com vários fornecedores, que apresentem a qualidade exigida.
Avalie todos os quesitos, como prazo de entrega e condições de pagamento, para assim decidir qual negócio será mais vantajoso.
Além disso, é muito importante um bom relacionamento com fornecedores, para conseguir condições mais atrativas e garantir mais confiança nas negociações.
Use um software para a gestão
Como em praticamente qualquer área do negócio, a utilização de softwares utiliza os resultados de todo trabalho.
Normalmente, ao fazer negociações com fornecedores, existe um grande volume de mercadorias sendo negociadas.
Por isso, para não perder nenhum registro, automatizar os processos e facilitar a análise da operação, a utilização de softwares é muito útil.
Feche compras em grande volume
Fechar compras em grande volume é vantajoso para o fornecedor, por essa razão, vai incentivar estas compras maiores a todo custo.
Dessa forma, é comum que ao aumentar o volume de compras, o custo unitário da mercadoria seja reduzida, tornando a negociação mais vantajosa para ambos lados.
Programe as compras dos insumos produtivos de forma eficiente, deixando para comprar o máximo possível de uma vez.
Mas claro, a empresa não deve esperar até o estoque acabar para fazer comprar os produtos dos fornecedores. Por isso um bom planejamento é muito relevante.
Não seja dependente de um fornecedor
Não é saudável para nenhum negócio ter a sua atividade produtiva totalmente dependente a outra empresa.
A empresa fornecedora pode quebrar ou simplesmente não fornecer mais os produtos demandados por sua produção.
Ter outros fornecedores de qualidade semelhante é uma carta na manga necessária para todos negócios.
Analise seus resultado
Na hora de fazer a cotação dos preços, todas as informações disponíveis serão advindas dos próprios fornecedores.
E ainda, quando a ação é posta em prática, as previsões feitas podem estar erradas.
Por isso, para otimizar o resultado das compras corporativas, é interessante analisar periodicamente os resultados relativos aos insumos e matérias primas compradas.
Utilize o software e métricas para analisar o resultado gerados por diferentes fornecedores, e assim entenda o que traz mais resultados positivos para seu negócio.
Portanto, o processo de cotação de preços possibilita que as empresas cheguem em resultados mais agradáveis em relação a compra de produtos essenciais para a atividade produtiva do negócio, levando a uma maximização de lucros.