Com o passar dos anos, os cliente das agências bancárias estão buscando formas mais práticas para realizar, saques, depósitos, transferências e não seria diferente com pagamentos. Uma das funcionalidades oferecidas pelas instituições no intuito de agilizar procedimentos bancários, é o DDA.
O DDA além de ser um sistema que descomplica a vida dos pagadores e traz mais segurança, é uma opção mais sustentável para evitar a emissão de boletos impressos. Mas afinal, o que é DDA e para que serve?
DDA é uma forma de emissão de boleto eletrônico que pode ser acessado pela internet, caixa eletrônico e em alguns casos, pelo telefone. Essa modalidade de débito direto autorizado permite que o cliente tenha maior controle sobre as cobranças feitas em seu nome.
Como funciona o débito direto autorizado
Para ativar o boleto DDA, é preciso que o usuário da agência faça a solicitação através do internet banking ou entre em contato com o banco de forma presencial. No entanto, a maioria permite que esse pedido de ativação seja feito através dos meios digitais.
O débito direto autorizado foi criado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para ajudar no pagamento de boletos bancários de forma ágil e segura. Além de democratizar o acesso para quem tinha problemas em receber o boleto impresso na residência.
Vantagens do DDA
Além da redução da emissão de papel para boletos, a utilização do pagamento via DDA também possibilita
- Mais conforto e segurança ao efetuar pagamentos;
- Simplificação no processo de recebimento de contas;
- Acesso a todos os débitos pendentes através do CPF ou CNPJ cadastrado.
- Evita filas.
Diferença entre DDA e débito automático
Apesar de possuírem nomes similares, débito direto autorizado e débito automático não são a mesma coisa. O DDA é uma representação eletrônica das faturas, mas a sua utilização não permite que o débito em conta seja realizado de forma automática.
No débito automático, sim. Quando essa modalidade é ativada pelo cliente do banco, ocorre um cadastro de serviços que serão cobrados automaticamente a cada recibo mensal de fatura.
Para quem é válido abrir o DDA
É um serviço gratuito que qualquer pessoa pode fazer uso, desde que a instituição bancária ofereça essa modalidade.
É uma alternativa válida para todos os usuários, já que é uma opção mais sustentável tanto ambientalmente, quanto a economia de tempo.
Como cancelar o DDA
Alguns bancos automatizam a entrada do cliente nesse serviço. Caso o usuário não esteja mais recebendo o boleto impresso na residência, é possível que esteja cadastrado no DDA mesmo sem ter requerido o serviço.
Para verificar se o não recebimento de faturas de forma física, é preciso entrar em contato com banco. Para cancelar o envio de boletos eletrônicos e voltar a receber os boletos de forma impressa, é preciso que o pagador solicite ao banco o descadastramento no DDA.
Mas é válido ressaltar que a utilização do DDA é uma boa proposta já que é um serviço inteiramente grátis que irá conceder ao usuário uma experiência mais completa e descomplicada para realizar pagamento de cobranças.