Definição de metas: saiba como realizá-la!

definicao de metas

No mundo corporativo é muito comum equívocos quanto a definição de metas para empresas, independente do porte do negócio. Mas além disso, é comum certos equívocos que prejudicam o planejamento e a transformação de metas em objetivos.

A definição de metas funciona a partir do processo reflexivo sobre a realidade da empresa (atual e futura), do mercado geral e do setor. Para desempenhar esse feito, ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC), Objectives and Key Results (OKR) e outras metodologias gestão podem ser utilizadas.

Então, a definição de metas é uma forma de refletir sobre a situação em que a empresa está passando e em que patamar deseja chegar, além de ser uma forma de modificar sua atuação de acordo com a definição das metas, valores e objetivos, ponto importante no exercício do empreendedorismo.

Qual a diferença entre metas e objetivos?

É comum o surgimento de dúvidas quanto metas e objetivos, principalmente na hora de estabelecer metas. Portanto, as metas são destinos ao que deseja alcançar, uma posição futura. Já os objetivos são a quantificação dessa meta, ou seja, o tempo, a ação e o como.

Por exemplo, um curso pretende formar pessoas na área financeira, isso é uma meta. Já o objetivo seria formar 500 pessoas na área financeira em 1 ano.

Por isso, a maior diferença entre objetivos e metas, é que as metas não detêm temporização e ações definidas, já os objetivos são as atitudes necessárias para chegar na meta traçada.

Portanto, os objetivos de uma empresa devem ser:

  • Mensuráveis: deve ter indicadores de qual é o desempenho atingido durante o processo, até momento final do objetivo;
  • Específicos: os objetivos não podem ser vagos demais, caso contrário, não poderão ser metrificados e nem mensurado;
  • Atingíveis: um objetivo exagerado camufla um bom rendimento, assim como, um objetivo fácil demais mascara rendimentos ruins. O objetivo deve ser atingível dentro da realidade da empresa, do mercado e da sociedade;
  • Relevantes: os objetivos devem ser relevantes para a empresa, caso contrário eles irão impactar, mas não necessariamente modificar algo para a mesma.

Como definir metas da empresa?

O processo de definir meta é uma forma de pensar o negócio diante o mercado sob uma perspectiva idealizada, mas dentro da realidade. Por exemplo, uma empresa no ramo de cervejas deseja atingir uma participação de mercado maior em relação a sua atual.

Nesse caso o objetivo pode ser, atingir mais 10% de participação no mercado no período de 1 ano.

Porém, as metas da empresa devem ser condizentes com sua prática atual ou servir para um proposito distinto, caso contrário, se muito destoante poderá não impactar a empresa.

Simplificar e clarificar

O processo de traçar metas deve ser pautado na simplicidade e clareza, caso contrário, dificultará o entendimento e provocará erros de planejamento (o que prejudicará o desempenho da empresa).

Analisar o mercado

Parte do processo de traçar meta é conhecer do mercado e principalmente do setor em que a empresa está inserida. Por exemplo, é mais difícil colocar uma meta de aumentar a participação em um mercado já consolidado.

Verificar indicadores de vendas

Os indicadores é uma maneira de checagem e validação ao atingir metas. Dessa forma, se chega na conclusão de sucesso ou insucesso relativo aos objetivos executados para atingir a meta.

Definir objetivos atingíveis

As metas quando bem traçadas proporcionam mais facilidade na definição dos objetivos, porém, os mesmos também devem ser atingíveis, caso contrário, o planejamento será frustrado e falho.

Mensurar capacidade interna da empresa

É uma forma de autoconhecimento do negócio, entender a empresa e suas capacidades auxiliam justamente na hora de definir os objetivos e metas, assim como, posteriormente poder comparar os avanços.

Ser relevante para a empresa

Por exemplo, se for metas de vendas devem impactar diretamente a lucratividade da empresa ou ter um proposito de inserção de produtos e serviços no mercado. Caso contrário, se não apresentar relevância, deve ser evitado.

Kaizen

É uma metodologia que adota o pensamento da melhoria contínua. Nessa perspectiva, é desejável que uma meta possa ser aprimorada e refinada com o passar do tempo.

Averiguar indicadores: é possível traçar indicadores sobre a empresa, ou seja, padrões de qualidade em que a empresa deseja manter ou atingir. Por meio deles, é possível medir com maior exatidão a qualidade e o desempenho em relação ao resultado.

Por fim, a definição de metas permite que uma empresa se planeje frente ao mercado, seus competidores e ao seu próprio desenvolvimento interno, melhorando o seu desempenho.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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